Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Economia terá crescido 1,2% na zona euro e 1,4% na UE em 2019 – Eurostat
  2. 14 empresas distinguidas como empregadores de referência em Portugal
  3. Desemprego não era tão alto desde julho de 2018
  4. Um em cada dez portugueses empregados em risco de pobreza
  5. Crescimento da economia espanhola abranda para 2% em 2019
  6. Idade da reforma aumenta um mês para 66 anos e seis meses em 2021
  7. Outros

1Economia terá crescido 1,2% na zona euro e 1,4% na UE em 2019 – Eurostat

ri.lusa
A economia da zona euro cresceu 1,0% no quarto trimestre de 2019 face ao período homólogo, enquanto nos 28 Estados-membros avançou 1,1%, pelo que no conjunto do ano terá avançado 1,2% e 1,4%, respetivamente.

214 empresas distinguidas como empregadores de referência em Portugal

jornaleconomico
Mais de 10 empresas em Portugal foram distinguidas como empregadores de referência pela Top Employers, por apresentarem as melhores condições para os seus trabalhadores.

3Desemprego não era tão alto desde julho de 2018

dinheirovivo
O último ano terminou com mais 14800 desempregados e taxa de desemprego de volta aos 6,9%. Emprego está a recuar há três meses.

4Um em cada dez portugueses empregados em risco de pobreza

eco
Segundo o Eurostat, um em cada dez portugueses que estavam empregados em 2018 encontravam-se em risco de pobreza. Estes dados estão em linha com a UE. O flagelo atinge mais homens do que mulheres.

5Crescimento da economia espanhola abranda para 2% em 2019

ri.lusa
O crescimento da economia espanhola abrandou para 2% em 2019, quatro décimas menos que no ano anterior, denotando o menor ritmo de crescimento desde 2014, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

6Idade da reforma aumenta um mês para 66 anos e seis meses em 2021

ri.lusa
A idade legal de acesso à reforma sobe um mês para os 66 anos e seis meses, a partir de 2021, segundo diploma hoje publicado em Diário da República (DRE).

7Outros

ri.correiodamanha

Taxa de inflação sobe em janeiro para 1,4% na zona euro e 0,8% em Portugal

Taxas anuais mais altas foram observadas na Lituânia (2,8%), Luxemburgo (2,7%) e Bélgica (2,6%).

dinheirovivo

Trabalhadores da distribuição fazem greve por aumentos salariais

Sindicato do setor considera inaceitável que mais de 80% dos trabalhadores tenham carreira e tabela salarial equiparados ao salário mínimo.

Eureka Shoes anuncia encerramento gradual de lojas

Marca tinha uma rede de mais de uma dezena de lojas. A rede, que arrancou há uma década, começa a encerrar gradualmente.

Facebook diminui lucros em 16% para 18.485 milhões de dólares

Os resultados finais foram impactados pelas multas a que a empresa liderada por Mark Zuckerberg teve de enfrentar ao longo do ano.

eco

Passe família chega ao Porto em maio. Vai custar 80 euros por mês

O passe família vai entrar em vigor no Porto a partir de 1 de maio e irá custar 80 euros por mês. Esta medida tem um custo de 600 mil euros anuais à Área Metropolitana do Porto.

EUA pedem que países da UE excluam por completo fornecedores “não confiáveis”

A administração norte-americana saudou as recomendações da Comissão Europeia para os Estados-membros restringirem fornecedores de alto risco nas redes móveis de quinta geração.

Mais de 90% das escolas encerradas. Bombeiros profissionais com adesão entre os 80 e 85%

Mais de 90% das escolas estão encerradas devido à greve da Função Pública. Entre professores a adesão deverá rondar entre 75 e os 80% e entre os bombeiros profissionais será superior, entre 80 e 85%.

Duzentos empreendedores participaram em iniciativa de apoio a projetos portugueses e espanhóis

Dirigido a empresas de diferentes setores estratégicos de atividade, o projeto tem como objetivo criar mais-valias económicas e atravessar fronteiras à conquista de novos mercados.

ri.jornalnegocios

Combustíveis vão descer pela terceira semana. Gasóleo pode baixar 4 cêntimos

Os preços dos combustíveis poderão sofrer uma queda acentuada na próxima semana, acompanhando as quedas robustas do preço do petróleo, com a ameaça de propagação do coronavírus.

Amazon apresenta contas estrondosas, dispara e já vale de novo um bilião

A retalhista online superou as expectativas dos analistas em toda a linha: lucros, receitas e vendas de serviços na Web. Resultado: segue a escalar no “after hours” da bolsa e já é de novo uma “trillion-dollar baby”.

ri.lusa

Maturidade máxima dos créditos ao consumo reduzida para sete anos com exceções

A maturidade máxima dos créditos ao consumo será reduzida para os sete anos, com exceções para créditos destinados a educação, saúde, energias renováveis e automóvel que mantêm os 10 anos, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).

jornaleconomico

A taxa de esforço das famílias portuguesas em 2019 foi de 76%, aponta DECO

Quanto maior for a taxa de esforço, maior o risco de surgirem dificuldades financeiras, no caso de ocorrer um imprevisto, como uma situação de desemprego, doença ou divórcio.

Farfetch financia-se em 226 milhões junto de chineses e americanos

Chineses da Tencent e norte-americanos da Dragoneer compram 226 milhões de euros em dívida da retalhista online de luxo luso-britânica.

ri.portugalnews

Seminários sobre as oportunidades de negócio do sistema das Nações Unidas

O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI, do Ministério das Finanças) promove, a 5 e 6 de fevereiro, respetivamente, em Lisboa e no Porto, seminários sobre as oportunidades de negócio do sistema das Nações Unidas, com Yvette Khoury da Divisão de Procurement (Office of Supply Chain Management Team Leader, UN Procurement Division).

Portugal está presente na “Ambiente 2020” com 86 empresas nacionais

No âmbito da feira “Ambiente 2020”, a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria promove, pela primeira vez, e em parceria com a AICEP, um stand de Portugal na feira, sob a insígnia “Made in Portugal Naturally”. O evento tem lugar em Frankfurt, entre 7 e 11 de fevereiro, sendo reconhecido como um dos mais importantes encontros mundiais do setor.

Programa “Talents” na Feira “Ambiente” com quatro designers portugueses

A feira “Ambiente”, que acolhe cerca de 80 empresas portuguesas da fileira casa, abre portas para uma nova edição de 7 a 11 de fevereiro de 2020, em Frankfurt. Com ela realiza-se também mais uma edição do prestigiado programa “Talents”, que premeia jovens designers e os seus projetos nas áreas de Dining e Living com um stand na mais importante feira do setor.