Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal produz cada vez mais tecnologia para fábricas do futuro
  2. Volume de negócios na indústria cresceu 1,5% em dezembro
  3. Jerónimo Martins e Sonae sobem no ranking do retalho. Amazon entra para o top 3
  4. Salários subiram 9% nos últimos cinco anos
  5. Marrocos altera procedimentos de verificação da conformidade de produtos industriais importados
  6. “Parasitas” e vozes femininas marcaram os Óscares numa Hollywood em transição
  7. Outros

1Portugal produz cada vez mais tecnologia para fábricas do futuro

dinheirovivo
Empresas que desenvolvem soluções para a indústria 4.0 são um setor emergente na indústria nacional. É o caso da Lusospace, Glartek e DRT Advance.

2Volume de negócios na indústria cresceu 1,5% em dezembro

jornaleconomico
Em todo o ano, o emprego, as remunerações e horas trabalhadas aumentaram 0,5%, 3,6% e 0,4%, respetivamente, tendo fixado-se em 2,6%, 5,3% e 2,2% no ano anterior, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo INE.

3Jerónimo Martins e Sonae sobem no ranking do retalho. Amazon entra para o top 3

eco
De acordo com o “Global Powers of Retailing 2020”, que avalia 250 empresas a nível mundial, a Jerónimo Martins é a 50.º maior retalhista, subindo cinco posições.

4Salários subiram 9% nos últimos cinco anos

dinheirovivo
A remuneração média mensal, incluindo subsídios, chegou ao final do ano passado nos 1276 euros.

5Marrocos altera procedimentos de verificação da conformidade de produtos industriais importados

ri.portugalnews
A partir de 1 de fevereiro entrou em vigor um novo procedimento para a verificação da conformidade de produtos industriais importados, passando esta verificação a ser realizada no país de origem, excetuando algumas categorias de produtos que continuam a ser controlados nas fronteiras marroquinas e para os quais continua o recurso a laboratórios locais certificados para o efeito.

6“Parasitas” e vozes femininas marcaram os Óscares numa Hollywood em transição

ri.lusa
A 92.ª edição dos Óscares entrou para a história como a primeira que atribuiu a estatueta de Melhor Filme a uma produção em língua não inglesa, num momento de transição em que abundaram os pedidos de maior diversidade.

7Outros

ri.diariodenoticias

Portugal ainda é o segundo país com maiores vendas de carros a gasóleo

Gasolina foi o combustível que mais beneficiou com a quebra na venda dos veículos a diesel no ano passado. Portugal é o quarto país com mais vendas de carros elétricos na Europa.

dinheirovivo

Preço das casas cresceu 46% na última década

Confidencial imobiliário antecipa alguma estabilização do mercado em 2020.

Exportações portuguesas para Reino Unido caem 0,6% em 2019

As exportações para o Reino Unido caíram 0,6% em 2019, face ao ano anterior, e as importações aumentaram 11,6%, contrariando a tendência da globalidade das transações portuguesas no ano passado, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal é o país europeu que sente mais insegurança na Internet

Este sentimento é partilhado por 76% dos inquiridos portugueses, valor superior à média europeia que se situa nos 50%.

eco

OCDE vê crescimento estável em Portugal. Falta o coronavírus

Indicador da OCDE para Portugal subiu para 99,6 pontos em dezembro, contra os 99,4 registados em novembro. Falta conhecer o impacto do coronavírus na economia nacional.

Bill Gates vai ter o 1.º iate do mundo movido a hidrogénio. Paga 588 milhões de euros

Iate de luxo movido totalmente a hidrogénio tem capacidade para 14 convidados e 31 tripulantes. Vai contar com cinco decks, heliporto, spa, ginásio e piscina. Deve chegar em 2024.

Nasceram menos bebés em Portugal. Foram 87 mil em 2019

Registaram-se menos nascimentos em 2019, face ao ano anterior. Número de óbitos diminuiu ligeiramente, mas o saldo natural mantém-se negativo.

ri.jornalnegocios

O perfil de quem conseguiu emprego em 2019

No ano passado, a criação de emprego foi mais intensa junto das mulheres, entre quem tem 45 a 64 anos e para quem trabalha no setor social e da saúde.

Dois novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje que dois novos casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus foram validados em Portugal e encaminhados para os hospitais Curry Cabral (Lisboa) e São João (Porto).

Espanha confirma segundo caso de infeção por coronavírus

Trata-se de um cidadão britânico hospitalizado em Palma de Maiorca. Mulher e duas filhas foram submetidas a testes que deram negativo e encontram-se agora em isolamento.

ri.lusa

Vírus: Amazon e Sony cancelam participação na maior feira de telecomunicações

A norte-americana Amazon e a japonesa Sony são as duas últimas empresas que anunciaram hoje que não irão participar no congresso mundial da tecnologia móvel em Barcelona, no final de fevereiro, devido a preocupações com o novo coronavírus.

Vírus: Preço do petróleo cai para mínimos desde dezembro de 2018

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em abril estava a hoje a cair para 54,10 dólares, menos 1,54% que na sexta-feira e em mínimos desde dezembro de 2018, devido aos receios da propagação do coronavírus.

Mostra em Lisboa reflete sobre Exposição do Mundo Português e como transformou Belém

O Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai receber a partir de domingo uma exposição sobre a Exposição do Mundo Português, realizada em 1940, e como esta transformou, urbanisticamente, Belém.

modalisboa

United Fashion Lisboa. A moda não conhece fronteiras

15 Designers de Moda europeus. Happenings, workshops, showroom internacional, networking. Conhecimento, partilha, intercâmbio, crescimento. De 4 a 6 de março, o UNITED FASHION LISBOA é a casa da voz do futuro.

ri.observador

Investigadores criam sistema que permite a produção em grande escala de microalgas

Foi desenvolvida uma tecnologia de produção de microalgas “em grande escala” por uma equipa de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.

ri.portugalnews

Mostra de produtos portugueses inaugurada em Frankfurt

Após 20 anos a organizar a participação conjunta de empresas portuguesas na Feira “Ambiente 2020”, a NERLEI, em parceria a AICEP, sob a insígnia “Made in Portugal Naturally”, inaugurou, pela primeira vez, um espaço que reúne os produtos de todas as empresas portuguesas presentes na feira.