- Pequenas empresas da UE com regras de IVA mais simples a partir de 2025
- Coopérnico. Há um novo comercializador de energia verde em Portugal, e não tem fins lucrativos
- China reduz taxas sobre bens dos EUA face a paralisia na produção
- Introdução do salário mínimo na Alemanha em 2015 aumentou produtividade
- Cidades inteligentes e verdes ficam com 80% dos fundos comunitários até 2027
- Portugueses menos pessimistas sobre economia nacional
- Outros
1Pequenas empresas da UE com regras de IVA mais simples a partir de 2025
As pequenas empresas da União Europeia (UE) vão ter regras relativas ao Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) mais simples a partir de 2025, anunciou hoje o Conselho, indicando que o objetivo é “reduzir encargos administrativos e custos”.
2Coopérnico. Há um novo comercializador de energia verde em Portugal, e não tem fins lucrativos
Na Europa existem mais de 1.500 cooperativas de energia renovável. Em Portugal a Coopérnico é a única. Tem 32 centrais espalhados pelo país, com uma potência instalada de 1,3 megawatts.
3China reduz taxas sobre bens dos EUA face a paralisia na produção
A China anunciou hoje que vai isentar de taxas alfandegárias, impostas no contexto da guerra comercial com Washington, vários bens norte-americanos, incluindo equipamento médico, soja ou energia, numa altura em que enfrenta uma pneumonia viral.
4Introdução do salário mínimo na Alemanha em 2015 aumentou produtividade
A introdução do salário mínimo em 2015 na Alemanha aumentou a produtividade no país, incentivando os trabalhadores a mudar de empresa, segundo um estudo de investigadores alemães e ingleses hoje publicado.
5Cidades inteligentes e verdes ficam com 80% dos fundos comunitários até 2027
Os municípios portugueses terão a oportunidade de beneficiar de financiamentos dos fundos europeus para a coesão, que pretendem “estimular uma Europa mais inteligente, mais verde e hipocarbónica”.
6Portugueses menos pessimistas sobre economia nacional
Uma maioria dos portugueses (54%) continua a julgar “má” a situação económica nacional, mas Portugal é o Estado-membro da UE onde se registou uma evolução mais positiva no último ano e onde há mais otimismo para o próximo.
7Outros
CP tem novo acordo de empresa 20 anos depois
Acordo de empresa foi assinado com os vários sindicatos que representam a empresa. Última revisão de acordo para maquinistas tinha sido em 2003.
Setor das comunicações eletrónicas investiu mais de 5 mil milhões
O setor das comunicações eletrónicas em Portugal investiu nos últimos cinco anos mais de cinco mil milhões de euros e representa 2,3% do PIB.
Vírus tira mais de 30 milhões de unidades a previsões de remessas de smartphones
Com o vírus a ter forte impacto nas cadeias de produção de vários setores, relatório tenta estimar qual o impacto nas remessas tecnológicas.
Nova direção da Nissan aprovada em assembleia-geral de acionistas
Makoto Uchida é o novo diretor-geral da construtora automóvel japonesa.
Bancos centrais: a destruição da poupança
Nos últimos anos, registou-se um declínio da poupança das famílias portuguesas, acentuado pela entrada do Euro em Portugal. Esta tendência é preocupante, porque sem poupança não existe investimento.
Galp Energia não exclui novas compras nas renováveis
Para cumprir as metas de investimento traçadas até 2022, a Galp não exclui avançar com um plano de rotação de ativos. Uma das candidatas para alienação é a infraestrutura de gás natural.
Dívida empresarial atinge recorde ao chegar aos 13,5 biliões em 2019
A OCDE alerta para a diminuição da qualidade das novas obrigações das empresas. Esta é pior do que antes da crise, o que poderá levar a maiores taxas de incumprimento numa futura recessão.
Metal português sente Brexit e Trump, mas não verga nas exportações
A indústria metalúrgica e metalomecânica bateu novo máximo de vendas em 2019, aproveitando o acordo com o Canadá para quase tocar nos 20 mil milhões de euros. Só em maio exportou mais que o calçado no ano inteiro.
Sonae Indústria dobra na maior montra da Ibéria
Pela primeira vez, a Surforma e a Movelpartes, duas empresas do universo liderado por Paulo Azevedo, vão marcar presença conjunta na FIMMA-Maderalia, o maior evento ibérico do setor da madeira, que se realiza em Valência, Espanha, no próximo mês de março.
Fundo Ambiental com orçamento de 470 milhões, o maior de sempre
O despacho do Fundo Ambiental foi publicado e conta com um orçamento de 470 milhões de euros, o valor mais elevado deste fundo, que entrou em funcionamento em 2017. O programa de redução do tarifário dos transportes público absorve 138,6 milhões.
Presidente da República repudia suspensão de voos da TAP para a Venezuela
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, repudiou hoje a decisão das autoridades venezuelanas de suspender por 90 dias as operações da TAP no país, considerando-a injusta, inaceitável e incompreensível.
Governo espanhol aprova novos impostos sobre serviços digitais e transações financeiras
O Governo espanhol aprovou hoje a criação de novos impostos sobre os serviços digitais e as transações financeiras, conhecidas como as “taxas” Google e Tobin, que vão permitir um sistema fiscal “mais justo”.
Taxa de desemprego no Reino Unido cai para 3,8%, a mais baixa desde 1975
O desemprego no Reino Unido recuou em 16.000 pessoas entre outubro e dezembro de 2019, pondo a taxa de desemprego em 3,8%, a menor desde 1975, anunciou hoje a agência de estatística britânica (ONS nas siglas em inglês).
Moody’s revê em baixa previsões de crescimento económico da China
A agência de notação financeira Moody’s reduziu hoje a previsão de crescimento da economia chinesa, em 2020, de 5,8% para 5,2%, devido ao surto do novo coronavírus, designado COVID-19, que está a paralisar o país.
UE acrescenta quatro paraísos fiscais à “lista negra” de territórios não cooperantes
O Conselho da União Europeia (UE) atualizou hoje a “lista negra” de paraísos fiscais não respeitadores das regras comunitárias, acrescentando as Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles por não terem adotado as reformas a que se tinham comprometido.
Taxas Euribor sobem a três e a 12 meses e caem a seis meses
As taxas Euribor subiram hoje a três e a 12 meses e desceram a seis meses em relação a segunda-feira.
Portugal produz “apenas um terço” do milho que consome
A produção nacional de milho mantém-se estabilizada nas 830 mil toneladas anuais, embora Portugal tenha de importar dois terços do cereal que consome, disse o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS).
Guiné-Bissau apontado como 8º país mais corrupto
Presidente do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau acusou o Supremo Tribunal de Justiça de “tentativa de obstrução da atividade de fiscalização”, afirmando que o país é o oitavo mais corrupto do mundo.
Fundo de 500 mil euros para projetos sociais
As candidaturas para o fundo Plus+, destinado a projetos sociais e ambientais, começam na quinta-feira. Podem participar ideias internacionais, desde que implementadas em território português.
Horasis: “Assistimos a uma escravatura moderna”
Frank-Jürgen Richter esteve no Fórum Económico Mundial e hoje lidera a conferência Horasis, que recebe no Estoril líderes mundiais para falar sobre o futuro da tecnologia, economia e diplomacia.
Luxemburgo vai financiar projeto de energia solar da Assembleia Nacional de Cabo Verde
“Hoje, estamos aqui a lançar este projeto de micro geração e produção de energia com acesso e utilização do sol que abunda e que temos todos os dias aqui”, referiu Jorge Santos, que assegurou que o Luxemburgo é um dos parceiros mais importante de Cabo Verde.
“Export Advance Porto 2020” – Candidaturas abertas
A AICEP e a PBS – Porto Business School lançaram a edição de 2020 do “Export Advance Porto”, um programa de formação avançada destinada a executivos envolvidos no desenvolvimento de processos de internacionalização de sucesso.
Laos: Crescimento macroeconómico projetado em 6,3 por cento em 2020
Prevê-se um crescimento macroeconómico moderado para Laos durante este ano, com um crescimento entre os 6,3 e os 6,4 por cento, segundo o Centre for Macroeconomic Policy Research and Economic Restructuring. São identificados três principais motivadores deste crescimento, nomeadamente o setor da produção de energia, a agricultura e o aumento das PME.
Mianmar: Os cinco principais setores com potencial para investimento
A Direção de Investimentos e Administração de Empresas (DICA) do Ministério de Investimentos e Relações Econômicas Estrangeiras (MIFER) de Mianmar publicou, no último mês, um relatório dos cinco principais setores com potencial de investimento para Estados e Regiões.
Empresa de calçado em Vizela encerra produção e deixa 150 trabalhadores no desemprego
Trabalhadores da Alberto Sousa, Lda., empresa mais conhecida pela marca Eureka Shoes, receberam carta assinada pelos administradores a anunciar o encerramento na sexta-feira. A empresa aparece na lista de expositores de feira de calçado em Milão, mas com outro nome.