Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Salão têxtil, de vestuário e moda atrai mais de 6000 compradores ao Porto
  2. Preços na produção industrial caem 1,9% em janeiro – INE
  3. Bruxelas cria incentivos para mais inteligência artificial nas PME. Linha de 100 milhões alargada em 2021
  4. Alemanha marca passo. Coronavírus ameaça retoma
  5. Há duas casas portuguesas entre os edifícios do ano do ArchDaily
  6. Integração de refugiados
  7. Outros

1Salão têxtil, de vestuário e moda atrai mais de 6000 compradores ao Porto

ri.lusa
Mais de 400 compradores internacionais e seis mil compradores nacionais são esperados na 55.ª edição do salão da fileira têxtil, vestuário e moda Modtissimo, que estas quarta e quinta-feira “aterra” pela quarta vez no aeroporto do Porto.

2Preços na produção industrial caem 1,9% em janeiro – INE

ri.lusa
Os preços na produção industrial caíram 1,9% em janeiro, face a igual mês do ano passado, mas excluindo o agrupamento de energia a descida foi de 2,2%, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

3Bruxelas cria incentivos para mais inteligência artificial nas PME. Linha de 100 milhões alargada em 2021

eco
As pequenas e médias empresas (PME) precisam de incentivos para adotarem mais tecnologias de inteligência artificial nos seus negócios. Há 100 milhões em financiamento previsto já para este ano.

4Alemanha marca passo. Coronavírus ameaça retoma

ri.observador
Novos dados revelam que a economia alemã deverá marcar passo durante este ano, com um crescimento mínimo – de 0,7%. Índice de confiança de empresários ficou muito aquém das baixas expectativas.

5Há duas casas portuguesas entre os edifícios do ano do ArchDaily

ri.publico
Casa dos Aires Mateus em Monsaraz e casa A, do escritório Rem’A, em Guimarães, estão entre os 15 premiados pelo site de arquitectura.

6Integração de refugiados

RTP
12 refugiados residentes em Castelo Branco estão a receber formação na área da confeção têxtil, numa empresa sediada em Alcains, um plano que procura promover a integração no mercado de trabalho de migrantes legais.

7Outros

eco

Dívida externa cai para 85,1%. Desde 2011 que não era tão baixa

A melhoria de desempenho reflete a melhoria da economia nos últimos anos. No entanto, em termos nominais houve um agravamento, com a subida da dívida.

Encomendas entregues em duas horas? CTT Now chega ao Porto e Braga

Os CTT expandiram a aplicação CTT Now ao Porto e a Braga. Os clientes destas cidades podem agora chamar um estafeta para transportar um objeto até ao destino no prazo máximo de duas horas.

O verde tem género? Lisboa chama empreendedoras sustentáveis para o programa Women4Climate Lisboa

O programa internacional de mentoria para empreendedoras Women4Climate chegou a Portugal pela mão de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020. As candidaturas estão abertas até 29 de março.

ri.expresso

Fábrica de calçado deixa 150 pessoas no desemprego. É a terceira a fechar portas este mês

Trabalhadores ainda não receberam carta de acesso ao subsídio de desemprego.
150 trabalhadores da fábrica de calçado da Eureka, em Vizela, foram surpreendidos com o anúncio de encerramento, quando foram informados na passada sexta-feira.

ri.lusa

Covid-19: Epidemia pode acentuar fragilidade da economia – diretora-geral do FMI

A epidemia de coronavírus surge quando a economia mundial está frágil e não está devidamente bem equipada para a enfrentar caso se prolongue no tempo e no espaço, advertiu o FMI.

Bolsa de Lisboa acompanha Europa e sobe 0,87%

A bolsa de Lisboa subiu hoje, acompanhando a tendência dos mercados europeus, com o índice PSI20 a avançar 0,87% para 5.435,85 pontos e a Galp a liderar os ganhos.

Líderes da UE buscam em Bruxelas acordo muito difícil sobre orçamento plurianual

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se a partir de quinta-feira, em Bruxelas, em busca de um acordo sobre o orçamento plurianual, mas as profundas divergências antecipam uma maratona negocial com poucas possibilidades de sucesso.

Wall Street sobe com bancos e tecnológicas a impulsionarem os ganhos

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em alta no início da sessão, com as empresas tecnológicas e os bancos a liderarem os ganhos.

Produção na construção na zona euro sobe em 2019 apesar de recuo em dezembro

A produção na construção subiu em média 1,8% na zona euro em 2019, face a 2018, apesar de no último mês do ano ter conhecido um recuo homólogo de 3,7%.

Ciclo de concertos da Orquestra Clássica do Centro em cinco palácios da justiça

A Orquestra Clássica do Centro promove, em parceria com os tribunais de Relação, um ciclo de concertos, este ano e em 2021, nos palácios da justiça de Coimbra, Lisboa, Porto, Évora, Leiria e Guimarães.

Língua portuguesa e fado na estratégia de promoção externa da cultura para 2020

A promoção internacional da língua portuguesa e do fado, através da celebração do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, são dois dos eixos do Programa de Ação Cultural Externa.

Pepetela vence prémio literário Correntes d’Escritas 2020

O escritor angolano Pepetela venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa 2020, com o livro “Sua Excelência de Corpo Presente”, atribuído no âmbito do encontro literário Correntes d’Escritas.

ri.jornalnegocios

Amazon abre 37.000 vagas de emprego

Esta nova vaga de oportunidades segue-se ao aumento de 150.000 empregados que se verificou na força de trabalho ao longo do ano passado.

ri.observador

Casa do Impacto lança fundo de 500 mil euros para apoiar projetos de empreendedorismo social

As candidaturas para o fundo Plus+, destinado a projetos sociais e ambientais, começam na quinta-feira. Podem participar ideias internacionais, desde que implementadas em território português.

Portugal: 7,4% dos impostos devem-se ao ambiente

Cerca de 7,4% dos impostos cobrados em Portugal dizem respeito à área ambiental, valores superiores à média da União Europeia. Nesta equação entram os impostos sobre a energia, transportes e poluição.

Brasil. Produção de petróleo e gás aumenta

Os números indicam que a produção de petróleo obteve um aumento de 1,99% em relação a dezembro do ano passado e que a de gás natural foi 0,71% maior que no mês anterior.

Semana da Moda de Londres. Talento português, Fórmula 1 e os efeitos do coronavírus

A dupla Marques’Almeida continua a florescer, Tommy Hilfiger trocou Times Square pelo Big Ben e a Burberry respondeu à crise na Ásia com um casting cintilante. Terminou a Semana da Moda de Londres.

Zanzibar. Na cabeça, no ombro ou na mão, com a chita de Alcobaça e o burel

A Zanzibar é a marca que junta materiais tradicionais a um design arrojado em acessórios femininos e cheios de personalidade. Depois das carteiras e dos chapéus, em breve chegam as peças de joalharia.

jornaleconomico

Vendas da Adidas afundam 85% na China devido ao coronavírus

As duas maiores fabricantes de artigos desportivos da Europa – Adidas e Puma – contabilizam um terço das suas vendas na Ásia. O surto Covid-19 já está a ter um impacto negativo para ambas as empresas alemãs que mantém a esperança numa recuperação a curto prazo.

ri.portugalnews

“Challenges Feira Viva Technology 2019 (Paris)” – Oportunidades para startups

A “Viva Technology” é uma das maiores feiras tecnológicas do mundo e realiza-se em Paris, de 11 a 13 de junho de 2020. Esta feira é realizada anualmente desde 2016 e são esperados mais de 124 mil participantes de 125 países, de entre os quais cerca de 13 mil startups, 3300 investidores e 2500 jornalistas.

Portugal em destaque na Alemanha

O jornal português de referência na Alemanha, PT Post, destaca o talento português e a participação das empresas portuguesas nas feiras internacionais.

ri.publico

Há um Quarto Escuro em Cedofeita que é um ponto de encontro de músicos

Os membros de Baleia Baleia Baleia, O Manipulador, Conferência Inferno e Daniel Catarino reencontraram-se todos no Porto depois de se cruzarem na estrada para criarem uma nova centralidade no underground da cidade que escolheram para viver.