Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Metade das empresas portuguesas têm presença nas redes sociais – Eurostat
  2. Formação de trabalhadores no nível mais baixo desde 2010
  3. Portugal continua na lista dos países com “desequilíbrios económicos”. Bruxelas vê “progressos limitados”
  4. Comércio mundial encolhe em 2019 pela primeira vez desde a crise financeira
  5. ModaLisboa quer acordar Lisboa. E traz novidades
  6. ARCOmadrid arranca hoje com 13 galerias portuguesas entre as participantes
  7. Outros

1Metade das empresas portuguesas têm presença nas redes sociais – Eurostat

ri.lusa
Cerca de 50% das empresas portuguesas têm presença nas redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube, a mesma percentagem registada em toda a União Europeia (UE), segundo estatísticas hoje divulgadas pelo Eurostat.

2Formação de trabalhadores no nível mais baixo desde 2010

dinheirovivo
Percentagem de empresas que garantem aprendizagem contínua caiu para 16%. Um mínimo de 2010, ano em que se gastavam mais 71 milhões de euros a formar.

3Portugal continua na lista dos países com “desequilíbrios económicos”. Bruxelas vê “progressos limitados”

eco
Portugal continua a apresentar “desequilíbrios macroeconómicos”, sobretudo devido a um abrandamento do ajustamento externo, concluiu a Comissão Europeia.

4Comércio mundial encolhe em 2019 pela primeira vez desde a crise financeira

ri.jornalnegocios
Os números finais confirmam que o comércio mundial encolheu em 2019, o que não acontecia há dez anos.

5ModaLisboa quer acordar Lisboa. E traz novidades

eco
Mais do que reagir, agir. É este o compromisso da próxima edição do Check Point que, pela primeira vez, vai realizar um Fashion Hackathon.

6ARCOmadrid arranca hoje com 13 galerias portuguesas entre as participantes

ri.lusa
A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid, em Espanha, que nesta edição dá maior visibilidade e notoriedade à figura do artista, junta no mesmo espaço, a partir de hoje, mais de 200 galerias de 30 países, 13 das quais portuguesas.

7Outros

ri.correiodamanha

Empresa diz já ter criado vacina contra o coronavírus. Primeiros testes em humanos começam em abril

Vacina foi desenvolvida 42 dias depois da nova estirpe ter sido sequenciada.

ri.diariodenoticias

OMS alerta que o mundo tem de se preparar para “eventual pandemia”

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) avisou que o mundo tem de se preparar para uma “eventual pandemia” do novo coronavírus, considerando “muito preocupante” o “aumento repentino” de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão.

dinheirovivo

Não conseguiu validar as faturas para o IRS? Contribuintes têm mais um dia

Depois dos problemas no acesso ao site do eFatura, Autoridade Tributária prolonga
até ao final do dia o prazo para contribuintes validarem faturas.

Portugueses gastaram quase 10 mil milhões em compras nos supermercados

Valor recorde representa um crescimento de 4,8% face a 2018. ‘Marcas brancas’ cresceram significativamente em reação à chegada da Mercadona.

Sem acordo pós-brexit, Portugal pode exportar menos cerca de 300 milhões

Agência de comércio das Nacões Unidas, a UNCTAD, antecipa perdas ampliadas sem acordo que limite barreiras não tarifárias.

Portugueses gastam 890 milhões em telemóveis. Modelos são cada vez mais caros

O preço médio por telemóvel subiu dos 328 para os 341 euros. Só a partir de 2021 é que se espera um aumento nas vendas de telemóveis.

Primark vê stocks ameaçados pelo coronavírus

Dono do retalhista está a procurar mercados alternativos, mas admite possíveis ruturas em artigos que apenas são fabricados na China.

eco

Investigadora do Porto cria baterias que se autocarregam sem perder energia

Investigadora da FEUP desenvolveu uma nova bateria que, ao combinar “capacitância negativa e resistência negativa” na mesma célula, permite que esta se autocarregue sem perder energia.

ri.expresso

Desemprego de longa duração: Governo admite acabar com corte de 15% nas reformas antecipadas

Depois de ter acabado com o fator de sustentabilidade em parte das reformas antecipadas voluntárias, o Governo admite por-lhes um ponto final também no caso das reformas antecipadas dos desempregados de longa duração. Ainda este ano deverá haver novidades.

ri.jornalnegocios

Investimentos em ouro escalam para um novo máximo histórico

A quantia de dinheiro investido no metal precioso aumentou pelo 25.º dia consecutivo, naquele que é o maior ciclo de subidas de sempre. Os receios com o surto do Covid-19 estão a levar os investidores a procurarem ativos de refúgio.

ri.lusa

Governo anuncia descontos nas portagens para utilizadores frequentes

A ministra da Coesão Territorial anunciou hoje, em Macedo de Cavaleiros, descontos nas portagens de sete autoestradas a partir do terceiro trimestre do ano para os “utilizadores frequentes”.

EDP Renováveis propõe dividendo de 0,08 euros por ação

A EDP Renováveis vai propor um dividendo de 0,08 euros por ação aos acionistas, na próxima assembleia-geral ordinária, marcada para 26 de março, de acordo com uma convocatória publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Vírus já está a afetar a economia europeia – Comissão

A Comissão Europeia disse hoje que o novo coronavírus já está a afetar a economia europeia, nomeadamente devido à influência da China nos mercados, mas adiantou não ser ainda possível fazer uma “previsão séria” sobre esse impacto.

Bruxelas dá 80 ME a Portugal para fechar centrais termoelétricas e petroquímicas

A Comissão Europeia propôs hoje que Portugal feche as centrais termoelétricas de Sines e Pego e apoie a redução de emissões dos polos petroquímicos de Matosinhos e Sines, por serem poluentes, dando quase 80 milhões de euros ao país para fazer esta transição.

jornaleconomico

Amazon abriu o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A maneira como se fazem as compras é totalmente inovadora. Primeiro descarrega-se a aplicação ‘Amazon Go’, depois à entrada da loja a pessoa regista, através de um ‘QR Code’, o seu smartphone e inicia o seu percurso de compras.

EDP investiu 125 milhões de euros em políticas reduzidas em carbono em 2019

O CDP – Disclosure Insight Action revela que em 2019 as empresas europeias investiram cerca de 124 mil milhões de euros em medidas “verdes”. No entanto, o relatório estima que as empresas precisariam de duplicar a participação de baixo capital em carbono de 12% para 25% para ser consistente com a meta de descarbonização até 2050 da União Europeia.

ri.portugalnews

Informações sobre viagens de e para Itália

A delegação da AICEP divulga dois importantes websites com informações úteis para quem pretende viajar de ou para Itália.

Energia eólica na Europa em 2019 aquém do Pacto Ecológico Europeu

Segundo anunciado pela associação internacional WindEurope a 17 de fevereiro, a Europa assegurou 15 por cento do seu consumo de eletricidade por recurso à tecnologia eólica, que atingiu em 2019 um total de capacidade instalada de 205 GW.

Feira “Light+Building” em Frankfurt adiada para setembro de 2020

A feira “Light+Building” de Frankfurt tornou-se a mais recente feira de design a ser adiada por causa dos receios dos coronavírus, e terá agora lugar em setembro, em vez de março.

ri.publico

Milão e o poder das mulheres através da moda

Mesmo no centro de um furacão chamado coronavírus, que atingiu a Itália no último fim-de-semana, a Semana da Moda de Milão apostou em usar a roupa como um veículo de demonstração de força.