Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Mulheres ganham menos 14,5% que os homens e as mais qualificadas menos 26,1% – CGTP
  2. Confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro. Clima económico estabiliza
  3. Comércio internacional continua a recuar no último trimestre 2019 e deve manter tendência – OCDE
  4. Crescimento nos Estados Unidos desacelerou para 2,3% em 2019
  5. Designer Márcia Novais premiada por fundação alemã Buchkunst
  6. Coimbra recebe exposição sobre Leonardo da Vinci
  7. Outros

1Mulheres ganham menos 14,5% que os homens e as mais qualificadas menos 26,1% – CGTP

ri.lusa
As mulheres trabalhadoras têm, em média, salários base 14,5% mais baixos do que os homens e as que têm qualificações mais altas ganham menos 26,1% que os seus colegas, refere um estudo que a CGTP divulga hoje.

2Confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro. Clima económico estabiliza

eco
A confiança dos consumidores portugueses caiu pelo 3.º mês consecutivo, com o contributo negativo das expectativas face à “situação económica do país e da realização de compras importantes”.

3Comércio internacional continua a recuar no último trimestre 2019 e deve manter tendência – OCDE

ri.lusa
O comércio internacional do G20 continuou a desacelerar no último trimestre de 2019 para níveis mais baixos em dois anos e deverá manter a tendência no primeiro trimestre deste ano devido à propagação do coronavírus, indicou hoje a OCDE.

4Crescimento nos Estados Unidos desacelerou para 2,3% em 2019

jornaleconomico
O Departamento do Comércio norte-americano contrariou as previsões de Donald Trump. Os novos dados indicam que a economia abrandou em 2019 para 2,3%, depois de ter atingido 2,9% no ano anterior.

5Designer Márcia Novais premiada por fundação alemã Buchkunst

ri.publico
Design do livro Moer, de Ana Jota e Ricardo Valentim, valeu à designer portuense uma medalha de bronze na competição Best Book Design From All Over the World.

6Coimbra recebe exposição sobre Leonardo da Vinci

ri.lusa
Casa das Caldeiras, em Coimbra, vai acolher, a partir de domingo, uma exposição em torno do universo de Leonardo da Vinci, apresentando 12 máquinas construídas a partir de esboços do artista e inventor italiano, foi hoje anunciado.

7Outros

ri.diariodenoticias

Coronavírus chega à Dinamarca e à Estónia. Há já 14 mortos em Itália

Número de casos no mundo não para de aumentar. Em Portugal, há ainda sete situações suspeitas a aguardar resultado das análises.

dinheirovivo

Fábricas têxteis têm matérias primas para mais um mês

Se portos chineses continuarem fechados, abastecimento das fábricas portuguesas poderá ficar em risco

Recorde de ofertas de emprego na FEP

Faculdade de Economia do Porto volta a receber a feira do emprego na próxima semana

eco

Petróleo afunda mais de 5%. Toca mínimo de mais de um ano

Com os receios quanto ao impacto do coronavírus na economia mundial, o petróleo está a afundar nos mercados internacionais. As empresas do setor estarão a ser arrastadas.

Coronavírus? Isto é o que as empresas devem fazer perante um caso suspeito

Numa altura em que aumenta drasticamente o número de infetados pelo coronavírus, principalmente na Europa, a Direção-Geral da Saúde deixa recomendações às empresas.

Emigrantes enviaram mais dinheiro para Portugal. Foram 3,6 mil milhões no ano passado

Enquanto as remessas dos emigrantes portugueses subiram no ano passado, as verbas enviadas pelos estrangeiros a trabalhar em Portugal caíram 10,19%.

ri.jornalnegocios

Portugal é mais eficiente que Espanha nos gastos públicos, mas ambos abaixo da média da OCDE

Um estudo espanhol coloca Portugal ligeiramente acima de Espanha na eficiência da despesa pública, mas ambos os países ibéricos estão abaixo da média da OCDE.

Emigração para o Reino Unido dispara 30% antes do Brexit

Quase 25 mil portugueses entraram no Reino Unido em 2019, na véspera da saída da UE. Foi a primeira subida desde o referendo e é explicada pela regularização de alguns casos e pela antecipação dos movimentos migratórios.

ri.lusa

Wall Street regista forte baixa no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em forte baixa no início da sessão, seguindo a trajetória dos últimos dias, com o índice Dow Jones 10% abaixo do recorde que atingiu há duas semanas.

Covid-19: Bruxelas prepara medidas de apoio a sectores mais afetados

Bruxelas está a preparar, caso se torne necessário, “medidas de apoio” aos setores económicos enfraquecidos pelo coronavírus Covid-19, disse hoje o comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, sem especificar as possíveis ajudas.

Preços das telecomunicações em Portugal são mais caros do que na UE – Anacom

O preço das telecomunicações em Portugal “aumentam mais e são mais caros” do que na União Europeia (UE), refere uma análise sobre o tema divulgado hoje pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

ri.observador

Máscaras em desfiles, empresários receosos e perdas de milhões. O novo coronavírus é o pior pesadelo da indústria da moda

Entre ausências e precauções, Paris cumpre o calendário. O luxo acumula prejuízos milionários. Em Portugal, os empresários esperam que o Covid-19 não devaste os setores do calçado e do vestuário.

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos, diz especialista

Fátima Abrantes explica que alterações climáticas já aconteceram no passado, mas “a quantidade e rapidez com que está a aumentar é muito superior”. Garante, no entanto, “que tudo se rearranja”.

jornaleconomico

Portal da Queixa e OLX vão combater a fraude digital

A iniciativa conta também com o envolvimento da Associação Começar Hoje.

ri.portugalnews

Feiras internacionais em Marrocos

A delegação da AICEP em Marrocos divulga as feiras internacionais que se realizam neste mercado no primeiro semestre de 2020.

TEDxPorto cria prémio para ideias ligadas à sustentabilidade ambiental

O TEDxPorto, cuja edição deste ano decorre a 28 de março, na Alfândega do Porto, quer dar vida a ideias e projetos na área da sustentabilidade ambiental. O “TEDxPorto Award 2020”, prémio que conta com o apoio da Taylor’s, procura indivíduos, equipas, empresas ou organizações que considerem ter respostas para problemas importantes da sociedade, nas áreas de recursos naturais, energia, mobilidade, entre outras.