Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Carga movimentada nos portos em Portugal Continental cai 9,7% em janeiro
  2. Total da economia portuguesa com excedente de 0,8% do PIB em 2019 – INE
  3. Comércio diz que há risco de um “número significativo” de empresas não conseguir pagar salários em abril
  4. Portugueses pouparam apenas 6,7% do salário no ano passado
  5. Covid-19: Confiança empresarial na Alemanha cai para mínimo desde julho de 2009
  6. Consumo de internet cresceu até 70% em Portugal
  7. Outros

1Carga movimentada nos portos em Portugal Continental cai 9,7% em janeiro

ri.lusa
O volume de carga movimentada nos portos em Portugal Continental caiu 9,7% em janeiro, para 7,5 milhões de toneladas, na comparação com igual mês do ano anterior, revelou hoje a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

2Total da economia portuguesa com excedente de 0,8% do PIB em 2019 – INE

ri.lusa
O total da economia portuguesa, incluindo administrações púbicas, famílias, empresas e bancos, registou um excedente de 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB), divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

3Comércio diz que há risco de um “número significativo” de empresas não conseguir pagar salários em abril

eco
O Governo anunciou um regime especial de lay-off e linhas de crédito, mas ainda há dúvidas sobre como aceder a esses mecanismos. Salários no comércio e serviços estão em risco, diz CCP.

4Portugueses pouparam apenas 6,7% do salário no ano passado

eco
A taxa de poupança registada em 2019 mantém-se inalterada face ao ano anterior e revela uma ligeira melhoria face a 6,6% registado em 2017 (o valor mais baixo da série, iniciada em 1995).

5Covid-19: Confiança empresarial na Alemanha cai para mínimo desde julho de 2009

ri.lusa
A confiança empresarial na Alemanha colapsou devido à pandemia, depois de sofrer a maior queda desde a unificação do país, com o indicador a cair para um mínimo desde julho de 2009 porque a “economia alemã está em choque”.

6Consumo de internet cresceu até 70% em Portugal

ri.jornalnegocios
O consumo de serviços de streaming, como o Netflix, cresceu 45% na Meo e 25% na Vodafone. Já o tráfego de internet fixa cresceu 35% na Meo, 67% na Vodafone e 70% na Nos.

7Outros

dinheirovivo

Covid-19. Chicco vai doar 750 intercomunicadores a hospitais portugueses

Chicco vai doar mais de 750 intercomunicadores com câmara aos hospitais, para responder às necessidades de equipamentos de comunicação na pandemia.

Portugueses voltam a fazer chamadas fixas. Aumento chegou até 133%

Dados da Altice e da NOS apontam para um significativo aumento do uso de telecomunicações, com maior aumento chamadas fixas. Mas OTT disparam.

Facebook regista “explosão” na utilização mas receitas publicitárias diminuem

Rede social está a registar um aumento da atividade devido ao confinamento e isolamento de centenas de milhares de pessoas devido à pandemia.

eco

Wall Street soma 2% à espera de novo plano de estímulos

As bolsas americanas abriram a sessão com um sentimento misto, mas já estão a subir numa altura em que está para breve a aprovação de um pacote de estímulos de dois biliões nos EUA.

Portugal tem 2.995 casos de Covid-19. Número de mortes sobe para 43

O número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal subiu para 2.995, enquanto o número de mortes provocadas pelo coronavírus aumentou para 43 até à passada meia-noite.

Mais de 760.000 espanhóis em “desemprego temporário” devido ao coronavírus

O decreto que regula o mecanismo para o “desemprego temporário” em Espanha foi aprovado há cerca de uma semana.

Comércio externo de bens da União Europeia com excedente de 197 mil milhões de euros

As exportações da União Europeia para o resto do mundo fixaram-se nos 2.132 mil milhões de euros e as importações chegaram aos 1.935 mil milhões de euros, em 2019.

ri.lusa

Covid-19: Portugal e oito outros países da UE pedem emissão europeia de dívida

O primeiro-ministro António Costa e oito outros líderes europeus subscrevem uma carta hoje dirigida ao presidente do Conselho Europeu a reclamar a implementação de um instrumento europeu comum de emissão de dívida para enfrentar a crise provocada pela covid-19.

Covid-19: Banco de Portugal facilita crédito pessoal às famílias

O Banco de Portugal facilitou a concessão de crédito pessoal por parte dos bancos, durante a crise da covid-19, para assegurar no curto prazo a chegada de dinheiro às famílias, anunciou hoje.

OE2019: Dívida pública baixa para os 117,7% do PIB – INE

O rácio da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) situou-se nos 117,7% em 2019, uma diminuição face aos 122,0% registados em 2018, de acordo com a nota do Procedimento dos Défices Excessivos divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística.

Covid-19: Mais de 80 músicos e atores atuam a partir de sexta-feira no HomeStage Festival

Mais de 80 músicos e atores, de vários países, incluindo Portugal, atuam, de casa para o mundo, a partir de sexta-feira, no âmbito do HomeStage Festival, que visa a chamar a atenção para a precariedade no setor dos espetáculos.

ri.noticiasaominuto

França terminou 2019 com défice de 3% do PIB

A França terminou 2019 com um défice de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), o que representa mais sete décimas do que no ano anterior, enquanto a dívida pública se manteve em 98,1% do PIB.

ONU oferece apoio para criar Centro de Operações de Emergência em Angola

As Nações Unidas em Angola ofereceram apoio para criar um Centro de Operações de Emergência e gerir comunicação de risco, além de reiterarem a necessidade de se priorizar na resposta à pandemia de covid-19 o setor social e económico.

jornaleconomico

Covid-19: Lojas do Grupo Intermarché vão fechar ao domingo à tarde

A esta medida de proteção dos colaboradores junta-se ainda a definição de horários exclusivos para profissionais de saúde, forças de segurança e proteção civil.

Itália ameaça com cinco anos de prisão e até três mil euros de multa quem quebrar quarentena

Os dados divulgados pela Proteção Civil italiana, na terça-feira, dão conta de mais 743 mortes no espaço de um dia, o segundo registo diário mais alto desde o inicio da pandemia a 21 de fevereiro.

Covid-19. Pequim regressa gradualmente ao normal após dois meses de confinamento

As viagens para dentro e fora da cidade, que tem mais de 20 milhões de habitantes, continuam a ser rigidamente controladas. Quem entra na cidade é sujeito a testes laboratoriais e a um período de quarentena, de 14 dias, em instalações designadas pelas autoridades e que cobram até 100 euros por noite.

ri.portugalnews

“China International Import Expo 2020”

A terceira edição da “China International Import Expo (CIIE) Enterprise & Business Exhibition” realiza-se entre 5 e 10 de novembro de 2020, em Xangai.

Comissão Europeia autoriza regimes de garantia portugueses para empresas

A Comissão Europeia considerou que quatro regimes de garantia portugueses para as pequenas e médias empresas (PME) e as empresas de média capitalização afetadas pelo surto de coronavírus estão em conformidade com as regras da UE em matéria de auxílios estatais.

Adiamento do “Sustainable Blue Economic and Investment Forum”

Devido à pandemia Covid-19, foi solicitado às Nações Unidas o adiamento do “Sustainable Blue Economic and Investment Forum (SBEI2020)”, fórum que a AICEP coorganiza com o Ministério do Negócios Estrangeiros e o Ministério do Mar.

Coronavírus: Reações do mercado do Reino Unido às medidas anunciadas

O “Office for Budget and Responsability” (OBR) alertou os membros do parlamento para o facto de que alguns negócios irão inevitavelmente falir. Robert Chote, Chairman do OBR, informou os membros do parlamento de que esta situação se assemelha a uma situação de guerra para as finanças públicas.

ri.sol

Quase 80% dos portugueses concordam com estado de emergência

Portugueses estão satisfeitos com as medidas do Governo para combater a pandemia, mas temem impacto na economia, revela o barómetro da Eurosondagem/Associação Mutualista Montepio.