Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: ‘Lay-off’ simplificado entra hoje em vigor
  2. Banco de Portugal prevê recessão que pode chegar a 5,7% do PIB
  3. PIB de Espanha deverá recuar até 4,5% este ano, estimam analistas
  4. Queda da atividade económica em França ronda 35%
  5. Economia dos EUA cresceu 2,3% em 2019
  6. Mais de 85% das empresas conseguem funcionar em modo remoto ou misto
  7. Outros

1Covid-19: ‘Lay-off’ simplificado entra hoje em vigor

ri.lusa
A medida aprovada pelo Governo para a proteção dos postos de trabalho, designada por ‘lay-off’ simplificado, entra hoje em vigor e até 30 de junho, sendo prorrogável por mais três meses “em função da evolução” das consequências da covid-19.

2Banco de Portugal prevê recessão que pode chegar a 5,7% do PIB

eco
O banco central divulgou esta quinta-feira o boletim económico de março onde atualiza as previsões já incorporando o impacto económico provocado pelo coronavírus. E confirma: vem aí uma recessão.

3PIB de Espanha deverá recuar até 4,5% este ano, estimam analistas

jornaleconomico
O estudo do instituto de investigação económica Fedea, BBVA Research e Fundação Rafael del Pino denota a elevada incerteza” sobre a intensidade e duração da pandemia.

4Queda da atividade económica em França ronda 35%

dinheirovivo
A queda da atividade económica em França devido às medidas e ao confinamento da população, ronda os 35%, face ao que seria o normal.

5Economia dos EUA cresceu 2,3% em 2019

ri.lusa
A atividade económica nos Estados Unidos cresceu a um ritmo de 2,1% no último trimestre de 2019, o que situou o crescimento no conjunto do ano em 2,3%, de acordo com dados oficiais divulgados hoje.

6Mais de 85% das empresas conseguem funcionar em modo remoto ou misto

ri.noticiasaominuto
Mais de 85% das empresas afirmam que podem e conseguem funcionar em regime remoto ou misto, revela o barómetro da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) sobre impacto do novo coravírus no ‘marketing’, hoje divulgado.

7Outros

dinheirovivo

Preço do petróleo pode cair para 10 dólares o barril

Em poucos meses o mundo ficará sem espaço para armazenar o petróleo em excesso, alerta a consultora Rystad Energy.

Covid-19. CTT oferece descontos nos serviços digitais até final de abril

CTT está a oferecer descontos numa série de serviços digitais e de entrega de encomendas a empresas e particulares até fina de abril.

Vendas globais de smartphones com quebra de 14% em fevereiro

No mês em que a covid-19 saltou fronteiras, as vendas de telefones caíram 14% a nível global.

Impacto inicial da redução da atividade pode equivaler a mais de 25% do PIB

A OCDE partilhou algumas atualizações sobre o impacto económico das paragens resultantes da pandemia.

eco

Setor têxtil e do vestuário espera perdas superiores a 50% em abril

Quase 60% das empresas do setor esperam redução superior a 50% no volume de negócios já em abril, e 26% prevêem uma redução entre 30% a 50%. Setor pede ao Governo medidas mais rápidas.

Sete em cada 10 startups nacionais já sofrem com covid-19

Cerca de 44% das startups registou neste período perdas de vendas superiores a 60%, revela estudo da Aliados Consulting em parceria com a FES Agency.

Portugueses acedem mais à internet no telemóvel. Preferem Facebook

Os portugueses usam mais o telemóvel para aceder à internet. Preferem o Facebook e o WhatsApp e não pagam por conteúdos. Mas, dos que pagam, a maioria prefere a Netflix.

Estado de emergência reavaliado na próxima semana. Pode ser acrescentado “um ponto ou outro”, diz Marcelo

A análise sobre o estado de emergência e a evolução da situação vai ser feita com dados conhecidos até ao começo da próxima semana.

Covid-19 já se sente nos combustíveis. Abastecer está mais barato

Preços médios de venda ao público dos combustíveis em Portugal sofreram, no mês passado, uma redução, sobretudo devido à pandemia de Covid-19. Este mês, continuam a descer.

Boris Johnson está infetado com o novo coronavírus

O primeiro-ministro Boris Johnson está infetado com Covid-19. Diz que, agora, vai “liderar a resposta do governo [britânico] através de videoconferência”.

Ações de empresa chinesa líder em tecidos para máscaras sobem mais de 220%

Os fabricantes chineses estão a embarcar na lucrativa produção de máscaras e equipamento médico para atender à explosão na procura mundial, face a uma pandemia que começou no país.

ri.expresso

Chamo-me José Teixeira, sou empresário, contratei 49 trabalhadores em março (hoje foram três) e tenho um apelo

José Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup escreve uma mensagem na primeira pessoa sobre o estado da Economia mas também sobre a Cultura – decidiu assegurar os salários dos 14 trabalhadores da Companhia de Teatro de Braga e apela a outras empresários para fazerem algo semelhante.

Descontos para a Segurança Social reduzem-se de 34,75% para 18,9%. Empresas que já pagaram março ganham mais um mês

Recibos verdes também poderão adiar parte da Segurança Social durante seis meses. Pequenas e médias empresas só têm desconto sobre os 23,75%, mas durante seis meses. Quem não foi a tempo de evitar o mês de março tem mais um mês. Grandes empresas têm de pagar Segurança Social até ao fim do mês.

Rússia e EUA enviam pessoal e material médico para norte de Itália

Os médicos e profissionais de saúde russos vão trabalhar no hospital de campanha que foi construído em Bergamo e que deverá ser inaugurado em breve.

ri.jornalnegocios

Pagamentos com cartão deixam de ter limite mínimo

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a suspensão das comissões que os comerciantes pagam pelos pagamentos por multibanco. Os comerciantes não poderão impôr aos clientes limites mínimos nos pagamentos com cartão.

Laboratório têxtil deteta máscaras que são “um perigo para os utilizadores”

O centro tecnológico da indústria têxtil analisou vários equipamentos que estão a chegar ao mercado em resposta à covid-19, “construídos sem a devida validação dos seus efeitos de proteção” nos profissionais de saúde.

Marcelo Rebelo de Sousa cancela comemorações do 10 de junho

A decisão foi tomada devido à pandemia do novo coronavírus.

ri.lusa

Bolsa de Lisboa abre a cair 1,12%

A Bolsa de Lisboa abriu a sessão de hoje em terreno negativo, com o principal índice, o PSI20, a cair 1,12%, para os 3.968,65 pontos.

Covid-19: Governo aprova suspensão até setembro de créditos à habitação e de empresas

O Governo aprovou hoje a suspensão até setembro do pagamento de créditos à habitação e de créditos de empresas, para famílias e empresas com quebra de rendimentos pela crise provocada pelo surto de covid-19.

Covid-19: Governo aprova medidas excecionais de proteção dos postos de trabalho

O Governo aprovou hoje o decreto-lei que estabelece medidas excecionais de proteção de postos de trabalho, como a redução temporária do período normal de trabalho ou suspensão de contrato de trabalho.

Covid-19: G20 vai injetar 5 biliões de dólares na economia mundial

Os dirigentes de países membros do G20 anunciaram hoje a intenção de injetar “mais de cinco biliões de dólares” na economia mundial para “contrariar as consequências sociais, económicas e financeiras da pandemia” de covid-19.

Bolsa de Nova Iorque sobe impulsionada por plano de apoio à economia

A bolsa de Nova Iorque registava hoje uma forte subida no início da sessão, após a aprovação pelo Senado de um plano histórico de dois biliões de dólares (1,8 biliões de euros) de apoio à economia.

Covid-19: Banco de Portugal vê desemprego acima dos 10% em 2020

A taxa de desemprego deverá subir acima dos 10% em 2020, na sequência da pandemia de covid-19, de acordo com os cenários base e adverso projetados pelo Boletim Económico do Banco de Portugal, hoje divulgado.

Covid-19: BE quer transferências diretas do Estado para pequenas empresas pagarem salários

O BE propôs hoje que o Estado faça transferências diretas para micro e pequenas empresas para pagamento de salários em março e abril devido à pandemia da covid-19, uma solução “imediata” para garantir rendimento a milhões de trabalhadores.

Covid-19: Lucros da indústria chinesa caem 38,3% nos dois primeiros meses do ano

Os lucros das principais empresas industriais na China registaram uma queda homóloga de 38,3%, nos dois primeiros meses do ano, refletindo o impacto do surto do novo coronavírus, indicam dados oficiais hoje divulgados.

ri.noticiasaominuto

Armani vai produzir roupa de proteção para profissionais de saúde

O criador de moda italiano Giorgio Armani anunciou esta quinta-feira que as fábricas que detém em Itália vão começar a produzir roupa de proteção para “os profissionais de saúde envolvidos na luta” contra a pandemia da Covid-19.

Costa visita centros que se adaptaram para produzir equipamentos médicos

O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje centros industriais em Famalicão e Matosinhos que adaptaram a sua atividade para produzir equipamentos médicos considerados essenciais para o combate à covid-19, como ventiladores.

ri.observador

China pede ao G20 corte das taxas alfandegárias

Durante a cimeira por videoconferência dos países do G20, o Presidente chinês pediu a todos “para reduzirem os direitos alfandegários, levantarem barreiras e facilitarem as trocas comerciais”.

jornaleconomico

ATP quer acesso ao crédito sem especulação de taxas e comissões bancárias

Mário Jorge Machado, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, quer que as linhas de crédito cheguem à economia real sem a interferência dos bancos ao nível das taxas e comissões. Mario Draghi, ex-governador do BCE, disse precisamente o mesmo.

Estudo revela que pangolins são portadores de coronavírus

Uma equipa de cientistas chineses demonstrou que os pangolins são portadores de coronavírus estreitamente relacionados com a SARS-CoV-2, causadora da atual pandemia, mas não o suficiente para concluir que são responsáveis diretos pela transmissão do vírus aos humanos.

Metade dos portugueses com sintomas não cumprem quarentena e famílias já perdem milhões

As indicações das autoridades da saúde, nomeadamente da DGS, são ligar para a linha do SNS24 e seguir as instruções que os profissionais de saúde indicarem, sendo que apenas 13% dos inquiridos seguiram estas recomendações.

ri.portugalnews

Prio procura startups. Tem prémio de 10 mil euros e testa vencedores

A Prio está à procura de startups para a quarta edição do programa de aceleração Jump Start. Este programa procura novas ideias nas áreas da mobilidade, transição energética e transformação digital. Os três vencedores vão poder testar as ideias dentro da produtora portuguesa de biocombustíveis e ganhar um prémio de 10 mil euros para desenvolvimento do projeto.

Guidelines para o investimento estrangeiro na União Europeia

A Comissão Europeia divulgou orientações para os Estados‐Membros relativas a investimento direto estrangeiro e livre circulação de capitais provenientes de países terceiros, e proteção dos ativos estratégicos da Europa, antes da aplicação do Regulamento (UE) 2019/452 (Regulamento Análise dos IDE).

“Sustainable Blue Economic and Investment Forum”

O “Sustainable Blue Economic and Investment Forum (SBEI2020)” realiza-se no dia 1 de junho, no Centro de Congressos do Estoril.

Impacto legal do COVID-19 nas empresas e organizações

A CCA Law Firm, que assessoria juridicamente a APEL, compilou e congregou num documento único um conjunto de informações que poderão ser particularmente esclarecedoras e auxiliar na clarificação de questões ou dúvidas.

ri.publico

Reciclagem no Grande Porto atingiu “o maior valor de sempre” em 2019

A Lipor atingiu em 2019 “o maior valor de sempre”, recebendo mais de 8.513 toneladas de materiais encaminhados pelos cidadãos.

Estados Unidos são o país com mais casos confirmados do mundo

Existem cerca de 82 mil casos confirmados em território norte-americano, valor que ultrapassa, ainda que por uma margem curta, os números de Itália e da China.

ri.sol

Não se esqueça que a hora muda já este domingo

Acerte os relógios.