Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Economist prevê recessão mundial de 2,5% em 2020
  2. Vestuário, têxtil e calçado têm 66 empresas em lay-off. “É apenas uma amostra do setor”
  3. Economia alemã vai contrair-se 4,2% em 2020
  4. PIB francês cai cerca de 6% no 1.º trimestre, o pior resultado desde 1945
  5. Bruxelas recua na emissão de orientações para levantamento de restrições
  6. Trabalhadores precisam de comprovativo para saírem do seu concelho a partir de amanhã
  7. Outros

1Covid-19: Economist prevê recessão mundial de 2,5% em 2020

eco
“Esperamos de que a economia mundial contraia 2,5% este ano, uma contração ainda mais profunda do que na crise financeira global” de 2008″, aponta o relatório da Economist Intelligence Unit.

2Vestuário, têxtil e calçado têm 66 empresas em lay-off. “É apenas uma amostra do setor”

eco
Num universo de três mil empresas do têxtil, vestuário e calçado, 66 aderiram ao lay-off. Dirigente da Fesete diz que “este número é apenas uma amostra e que serão muitas mais”.

3Economia alemã vai contrair-se 4,2% em 2020

ri.jornalnegocios
A queda será o dobro da sofrida pelo país na crise financeira de 2009 e especialmente pronunciada no segundo trimestre deste ano, quando recuar 9,8%, depois de um recuo de 1,9% no primeiro trimestre.

4PIB francês cai cerca de 6% no 1.º trimestre, o pior resultado desde 1945

dinheirovivo
As estimativas do Banco de França indica que o PIB caiu na casa dos 6% no primeiro trimestre. Restrições devido ao covid-19 penalizaram economia.

5Bruxelas recua na emissão de orientações para levantamento de restrições

ri.expresso
Questionado esta quarta-feira sobre este recuo, o porta-voz Eric Mamer reconheceu que a Comissão decidiu adiar “para um futuro próximo” a divulgação das suas orientações, depois de ter consultado os 27 e refletido um pouco mais

6Trabalhadores precisam de comprovativo para saírem do seu concelho a partir de amanhã

jornaleconomico
Trabalhadores devem possuir um comprovativo. Nos casos em que isso não seja possível, têm de fazer “declaração sob compromisso de honra” a dizer onde residem e onde trabalham. Em caso de incumprimento, arriscam-se a serem acusados de crime de desobediência e de falsas declarações.

7Outros

ri.correiodamanha

INE estima queda de 25% no turismo e consequente contração de 2,9% no PIB

Pandemia Covid-19 “terá impactos significativos e transversais na economia portuguesa”.

dinheirovivo

Galp reduz despesas operacionais e de investimento em 500 milhões por ano

A petrolífera diz que devido à quebra na procura vai reduzir em mais de 500 milhões por ano as despesas operacionais e de investimento.

eco

Portugal quer emitir até 1.250 milhões em dívida de curto prazo na próxima semana

Após ter feito uma venda sindicada na semana passada, a agência que gere a dívida portuguesa vai regressar ao mercado para colocar bilhetes do Tesouro com maturidade de três e 11 meses.

Mercer avalia impacto da pandemia nas empresas em tempo real

A Mercer lançou um inquérito para monitorizar em tempo real o impacto do Covid-19 nas empresas e, em simultâneo, avaliar o sucesso das estratégias para o minimizar. Qualquer empresa se pode inscrever.

Casos de Covid-19 sobem para 13.141. Já morreram 380 pessoas

A Direção-Geral da Saúde elevou para 13.141 o número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal. O número total de óbitos no país subiu para 380.

ri.jornalnegocios

Distribuídos 144 ventiladores em Portugal, Norte recebeu 115

Em Portugal foram já “distribuídos 144 ventiladores” novos, e a região Norte recebeu 115, entre doações, aquisições e o empréstimo de 60, revelou hoje o Presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a covid-19.

ri.lusa

Covid-19: Autoeuropa quer regresso gradual ao trabalho e garante salários na totalidade

A Autoeuropa vai promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril e recorrer ao `lay-off´ para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data, mas garante a totalidade das remunerações, foi hoje anunciado.

Covid-19: Indicadores compósitos da OCDE com maior queda mensal de sempre em março

Os indicadores compósitos avançados da OCDE, que antecipam inflexões no ciclo económico, sofreram em março a maior queda mensal de sempre na maioria das grandes economias mundiais.

Covid-19: Empresas em ‘lay-off’ vão poder reduzir potência da eletricidade e do gás natural

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou hoje que as empresas que acionarem o regime de ‘lay-off’ vão poder ajustar os encargos de potência contratada e de energia para reduzir a fatura.

ri.noticiasaominuto

Santo António no Porto apela às dádivas de sangue por quebra nas reservas

O Hospital de Santo António, no Porto, está a apelar às dádivas de sangue depois de ter sofrido uma “diminuição acentuada” devido à pandemia da covid-19.

Clima: Aquecimento pode causar perdas de biodiversidade súbitas

O aquecimento global pode causar súbitas e potencialmente catastróficas perdas de biodiversidade por todo o mundo durante este século, alerta um estudo da “University College London” (UCL), uma das universidades públicas britânicas, divulgado hoje.

ri.observador

Esta marca portuguesa trocou os laços por máscaras. Agora, não tem mãos a medir

Há duas semanas, a Weev deixou de fazer laços e começou a usar os mesmos tecidos para produzir máscaras cheias de pinta. Com 36 padrões diferentes, a marca portuguesa não tem mãos a medir.

jornaleconomico

Wall Street em alta com boas notícias vindas da Casa Branca e das autoridades de saúde

As ações da General Motors sobem 3,01%, para 21,93 dólares, depois de as autoridades norte-americanas terem informado que a multinacional do setor automóvel Motors vai produzir 30 mil ventiladores para o país por 489,4 milhões de dólares.

Covid-19: DGS admite estabilização da curva epidemiológica, mas afasta abrandamento de medidas

A diretora-geral da Saúde admitiu esta quarta-feira que os dados mais recentes sobre o número de novas infeções pelo novo coronavírus possam traduzir uma estabilização da curva epidemiológica, mas alertou que isso não pode justificar abrandamento de medidas.

“Apenas 6% dos contágios por Covid-19 no mundo foram diagnosticados”, revela estudo de universidade alemã

Até esta quarta-feira, 8 de abril, mais de 1,4 milhões de pessoas foram diagnosticadas com o surto do novo coronavírus, sendo que o número de mortes já supera as 80 mil. Mas estudo da Universidade de Göttingen, na Alemanha, revela que o número real de indivíduos em todo o mundo pode afinal ter alcançado a marca de dezenas de milhões.

ri.portugalnews

Plataforma promove internacionalmente artistas portugueses e do mundo inteiro

O Arte Institute de Nova Iorque e a iniciativa RHI – Revolution Hope Imagination anunciam o lançamento do “RHI-Stage”, com o objetivo de reunir na plataforma online artistas de todo o mundo, trazendo-os a Portugal e levando os artistas nacionais pelo mundo. Através da aplicação “RHI Think”, o público terá a oportunidade de pagar aos artistas o valor que considerar justo pelo que está a ver.

“Adaptação das empresas aos efeitos das alterações climáticas é a prioridade”

Em entrevista à Revista Portugalglobal, Alexandra Serra, presidente da Parceria Portuguesa para a Água, aponta os principais fatores de competitividade das empresas portuguesas na sua atividade nos mercados externos, sublinhando o reconhecimento internacional da engenharia portuguesa e a capacidade de gestão de projetos no setor da água.

COVID-19/Reino Unido: Obstáculos no acesso aos fundos de apoio às empresas

A rapidez com que o Chanceler do Tesouro Rishi Sunak apresentou o pacote de medidas de combate aos efeitos do coronavírus na economia britânica, no valor de 330 mil milhões de libras e dos subsídios extraordinários aos trabalhadores, originou uma série de manobras para colmatar as entropias da falta de implementação.