Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Mais de 200 empresas portuguesas vão fabricar máscaras para a população
  2. Covid-19: Mais de 80% das empresas mantinham atividade na semana passada – INE/BdP
  3. FMI/Previsões: Recessão de 8,0% em 2020 e desemprego nos 13,9% em Portugal
  4. FMI/Previsões: China escapa à recessão e deverá crescer 1,2% em 2020
  5. Tecnologias no topo da lista de profissões emergentes em 2020
  6. Filme ModaLisboa Awake conquista 5 prémios lusófonos da criatividade
  7. Outros

1Mais de 200 empresas portuguesas vão fabricar máscaras para a população

eco
Mais de duas centenas de empresas vão começar a produzir máscaras de proteção individual para a população, algumas delas já esta semana. O Infarmed já publicou as especificações técnicas.

2Covid-19: Mais de 80% das empresas mantinham atividade na semana passada – INE/BdP

ri.lusa
Mais de 80% das empresas mantinham-se em produção ou em funcionamento na semana passada, ainda que parcialmente, segundo o inquérito produzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Banco de Portugal (BdP) hoje divulgado.

3FMI/Previsões: Recessão de 8,0% em 2020 e desemprego nos 13,9% em Portugal

ri.lusa
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma recessão de 8,0% da economia portuguesa e uma taxa de desemprego de 13,9% em 2020, devido à pandemia de covid-19, de acordo com as Perspetivas Económicas Mundiais hoje divulgadas.

4FMI/Previsões: China escapa à recessão e deverá crescer 1,2% em 2020

ri.lusa
A China, país de origem da pandemia de covid-19 e que teve parte da sua atividade económica suspensa no primeiro trimestre do ano, deverá escapar à recessão em 2020, crescendo 1,2%, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

5Tecnologias no topo da lista de profissões emergentes em 2020

ri.sol
Especialista em Inteligência Artificial – que regista um crescimento de 74% ao ano – lidera a lista.

6Filme ModaLisboa Awake conquista 5 prémios lusófonos da criatividade

modalisboa
Quando agimos, não há protagonistas. Quando criamos, criamos para todos. Quando transformamos, tocamos em cada uma das pessoas que nos habita a realidade – a física, a virtual. Quando mudamos o mundo, fazemo-lo juntos. Quando acordamos, acordamos juntos. Esta é a mensagem do filme da ModaLisboa AWAKE, que ontem recebeu 5 Distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade.

7Outros

dinheirovivo

Pandemia já fechou portas a perto de um quinto das empresas

Perto de dois terços dos negócios em funcionamento estão com pessoal reduzido, sobretudo, devido a lay-off, apontam dados do INE e Banco de Portugal.

Empréstimos do Estado para as rendas começam a ser pagos em janeiro de 2021

Inquilinos e senhorios que recorram ao apoio pagam imposto de selo e ficam isentos de juros e comissões. Pedidos podem ser feitos a partir de amanhã.

Terceiro período arranca hoje com aulas à distância

O terceiro período letivo arranca hoje, mas a maioria dos alunos já não regressa à escola e continua a estudar à distância, num modelo que pais, diretores escolares e professores acreditam poder funcionar melhor agora.

Carga movimentada nos portos com quebra de 7,5% em janeiro e fevereiro

Os portos do continente registaram, nos primeiros dois meses do ano, uma quebra de 7,5% no volume de carga movimentada, para 14,2 milhões de toneladas, em termos homólogos, segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Amazon contrata 100 mil pessoas e quer recrutar mais 75 mil

A Amazon indicou hoje ter contratado 100 mil pessoas no período de um mês, nos Estados Unidos, para dar resposta à encomendas ‘online’ registadas desde o início da pandemia de covid-19, pretendendo contratar mais 75 mil.

eco

Consumidor deve confirmar se tecido das máscaras foi testado, alerta Associação Têxtil

O centro tecnológico da indústria têxtil garante quais os tecidos ou combinações de tecidos que cumprem os requisitos definidos pelas autoridades.

União Europeia reforça orçamento de 2020 para combate à pandemia

Conselho da União Europeia adotou duas emendas ao orçamento comunitário para este ano, permitindo libertar fundos para reforçar o combate à pandemia da covid-19 nos sistemas de saúde.

França restringe atividade da Amazon a produtos essenciais

A entrega de produtos não essenciais só poderá ocorrer após uma avaliação dos riscos e de medidas necessárias para proteger a saúde dos trabalhadores.

FMI vê economia mundial contrair 3%, recupera em 2021. PIB da Zona Euro vai cair 7,5%

A grande maioria das principais economias mundiais deverão encolher este ano, devido aos efeitos da pandemia, prevê o FMI. Ainda assim, a recuperação está à vista em 2021.

Primeira fase dos exames nacionais decorre entre 6 e 23 de julho

A primeira fase dos exames nacionais passa a realizar-se entre 6 e 23 de julho e a segunda entre 1 e 7 de setembro.

ri.jornalnegocios

Covid-19: Tunísia retém dia de salário aos setores público e privado para combater pandemia

O Governo tunisino vai reter um dia de salário aos trabalhadores dos setores público e privado para apoiar os esforços do Estado na luta contra o novo coronavírus, que já provocou 34 mortos e 726 infetados, anunciou fonte oficial.

Dona do Minipreço aumenta vendas em Portugal apesar do fecho de lojas

As vendas do grupo Dia aumentaram 4,3% no primeiro trimestre para 149 milhões de euros.

Pandemia provoca quebra de 46% na produção automóvel em Portugal

A produção automóvel em Portugal caiu 46,1% em termos homólogos em março, penalizada pela paragem das fábricas na segunda metade do mês devido à pandemia da covid-19.

ri.lusa

Covid-19: Consumo mundial de calçado deverá recuar 22,5% este ano – estudo

O consumo mundial de calçado deverá recuar 22,5% este ano devido ao impacto da pandemia de covid-19, com menos 5.100 milhões de pares de sapatos comercializados a nível global, segundo um estudo hoje divulgado.

Wall Street inicia sessão com ganhos expressivos

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje com ganhos expressivos no início da sessão, animada pela perspetiva de uma reabertura gradual da economia, após a interrupção da atividade devido à pandemia de covid-19.

Covid-19: Estudo calcula redução de 13% do PIB no Reino Unido em 2020

O prolongamento do regime de confinamento no Reino Unido devido à pandemia da covid-19 durante três meses pode provocar uma queda de 13% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, sugere um estudo oficial publicado hoje.

modalisboa

Exposição online de Olga Noronha

Olga Noronha explora a fusão entre anatomia e medicina, através das suas “esculturas usáveis”. As suas criações são um estudo intelectual, por vezes poético, acerca do corpo humano. Fascinada pelos rituais médico-cirúrgicos, a designer de joalharia procura abordar o corpo humano de uma perspectiva artística e filosófica, relacionando-o e completando-o com objetos que lhe são estranhos e que lhe conferem complexidade e abstração.

ri.noticiasaominuto

Atividade económica do Brasil cresce 0,35% em fevereiro

A atividade económica do Brasil cresceu 0,35% em fevereiro face a janeiro, após três meses seguidos de queda, anunciou hoje o Banco Central do país.

jornaleconomico

Supermercados ‘online’ ganham fãs em Portugal. Há mais um operador no mercado

A última novidade em Portugal nesta matéria é o 360hyper.pt, um supermercado totalmente ‘online’ onde o consumidor pode encontrar produtos de mercearia, frescos, lacticínios, congelados, puericultura, entre outros.

António Costa garante que aeroporto do Montijo vai avançar. “Há obrigações contratuais”

“Este é um investimento exclusivamente privado que será realizado pela ANA e os contactos que tenho tido com a ANA, não obstante o gigantesco prejuízo diário que a ANA está a ter, é manter o calendario de investimento como previsto”, afirmou o primeiro-ministro.

Consumo de arroz, massa e enlatados em alta; quebra no vestuário e produtos de beleza

Segundo um estudo da consultora Oliver Wyman, em fevereiro, na China continental, 70% dos consumidores tinham deixado de comprar em lojas físicas, optando pelo ‘online’, um cenário que poderá estar (ou vir) a replicar-se na Europa.

ri.portugalnews

OMS adota ferramenta portuguesa

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou formalmente a ferramenta “ADAPTT Surge Planning Support Tool” – como instrumento global para o planeamento de necessidades para a resposta à COVID-19. Esta ferramenta foi desenvolvida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e pela GLINTT – Global Intelligent Technologies, em colaboração com a OMS, tendo as entidades portuguesas acordado em libertar a ferramenta em open source.

AICEP promove plataforma da DGS

A AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal promove a plataforma da DGS de registo de Dispositivos Médicos e Equipamentos de Proteção Individual, onde os fabricantes nacionais que habitualmente não os produzem poderão obter orientações para a colocação no mercado de produtos sem marcação CE.

Atualização das medidas dos países/cidades da UCCLA no âmbito do COVID-19

A pandemia COVID-19 trouxe grandes mudanças à nossa vida, individual e coletiva, trouxe o encerramento de fronteiras e a luta diária dos profissionais de saúde e de todos quantos têm que manter as cidades de pé. Assim, a UCCLA atualiza os números e as medidas que os governos dos países/cidades e as empresas, que lhe estão associadas, implementaram em prol da reconquista da liberdade.

América Latina e Caraíbas – Economia em tempos de Covid-19

Consulte a análise do Banco Mundial, no Semiannual Report of the Latin America
And Caribbean Region, sobre a situação atual e futura das economias desta região e o difícil equilíbrio entre as medidas de contenção da epidemia e a proteção da atividade económica.

A digitalização da economia grega

O Banco Nacional da Grécia divulgou um estudo sobre a digitalização da economia grega.

ri.publico

Apenas Portugal e Malta tomaram a decisão de encerrar escolas até ao final do ano lectivo

Bruxelas felicita ministros da Educação por rápida transição para digital mas aponta desafios.