Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Apoios às empresas que aderiram ao ‘lay-off’ começam a ser pagos sexta-feira
  2. Governo vai reduzir IVA de máscaras e gel desinfetante para 6%
  3. Covid-19: Mais de 80 marcas portuguesas juntam-se em associação para “salvar” retalho e restauração
  4. Endividamento das famílias, empresas e Estado sobe para 723,7 mil ME em fevereiro – BdP
  5. Indicador de confiança dos consumidores europeus cai a pique em abril
  6. Redução de emissões em 2020 insuficiente para travar alterações climáticas
  7. Outros

1Covid-19: Apoios às empresas que aderiram ao ‘lay-off’ começam a ser pagos sexta-feira

ri.lusa
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que os apoios para as empresas que pediram até à primeira semana de abril para aderir ao ‘lay-off’ simplificado vão começar a ser pagos na sexta-feira, enquanto os restantes no início de maio.

2Governo vai reduzir IVA de máscaras e gel desinfetante para 6%

jornaleconomico
Proposta de redução da carga fiscal sobre materiais para evitar contágio tinha sido apresentada por Rui Rio na semana passada. “Verificámos que a União Europeia, dizendo que era ilegal, não levantaria problemas”, justificou António Costa.

3Covid-19: Mais de 80 marcas portuguesas juntam-se em associação para “salvar” retalho e restauração

ri.lusa
Mais de 80 marcas portuguesas juntaram-se para formar uma nova associação para “salvar as empresas de retalho e restaurantes através da flexibilização das rendas pagas aos proprietários, IVA em prestações e prorrogação do ‘lay off’”.

4Endividamento das famílias, empresas e Estado sobe para 723,7 mil ME em fevereiro – BdP

ri.lusa
O endividamento das empresas, famílias e Estado aumentou 3,4 mil milhões de euros entre janeiro e fevereiro, para os 723,7 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal (BdP).

5Indicador de confiança dos consumidores europeus cai a pique em abril

eco
Indicador de confiança dos consumidores caiu a pique, em abril, na Zona Euro e na UE, revelam estimativas da Comissão Europeia, que apontam “mínimos históricos” e semelhantes aos da crise de 2009.

6Redução de emissões em 2020 insuficiente para travar alterações climáticas

dinheirovivo
Para limitar o aquecimento até ao fim do século seria precisa uma redução de pelo menos 07% das emissões anuais durante as próximas décadas.

7Outros

eco

Número de infetados com coronavírus aumenta 2,82%. Há 785 mortos e mais de mil recuperados

Desde o início de março, o coronavírus já infetou quase 22 mil pessoas em Portugal, das quais 785 acabaram por morrer. Até ao momento registam-se 1.143 casos recuperados.

Portugal mais perto de atingir meta da UE para licenciados

Em 2019, Portugal tinha uma taxa de licenciados entre os 30 anos e os 34 anos de 36,2%, um progresso face aos 33,5% de 2018. Ainda assim, não cumpre objetivo dos 40% traçado na estratégia Europa 2020.

ri.expresso

Covid-19. Marcas de roupa internacionais cancelam contratos com fornecedores na Ásia. Milhões em risco de fome

Se as condições praticadas nessa indústria já eram um dos aspetos mais criticados da globalização, a situação neste momento passou da simples exploração para a tragédia iminente de milhões de trabalhadores.

ri.jornalnegocios

IEFP abre candidaturas para formação em lay-off e para alternativa ao lay-off

As candidaturas abriram na segunda-feira, dia 20 de abril segundo explicou ao Negócios o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Trata-se da formação em lay-off e da medida alternativa ao lay-off. Contudo, ainda não há data certa para avançarem: os planos de formação ainda estão dependentes de aprovação.

Eurostat validou excedente orçamental português de 2019

Portugal registou um excedente orçamental de 0,2% do PIB no ano passado, mas manteve-se como a terceira economia com o nível mais elevado de dívida pública.

ri.lusa

Wall Street negoceia em alta no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em alta ao início da sessão, após o Presidente dos EUA ter anunciado a intenção de avançar com um plano de apoio ao setor petrolífero, que apresenta preços historicamente baixos.

Covid-19: França não espera acordo a curto prazo na UE sobre plano de recuperação

Um plano de relançamento da economia da União Europeia (UE) não deverá reunir o consenso dos 27 a curto prazo, “talvez” apenas “em junho”, considerou hoje a Presidência francesa.

Covid-19: Verão europeu sem os habituais festivais de música

Vários grandes festivais de verão europeus, como Glastonbury, Roskilde, Tomorrowland, Montreux e Womad, já cancelaram as edições deste ano devido à pandemia da covid-19, mas em Portugal a maioria mantém-se, por enquanto, sem alterações.

ri.noticiasaominuto

Pandemia reduzirá 30% a 40% da procura de voos até 2021

A companhia aérea Latam, líder do mercado brasileiro de operações internacionais, prevê uma redução de 30% a 40% na procura de voos até 2021 devido ao impacto do novo coronavírus no setor aéreo.

jornaleconomico

Alemanha e Roménia tornam obrigatório uso de máscara em espaços públicos

O uso de máscara facial em espaços públicos para proteção contra a Covid-19 vai ser obrigatório na Alemanha e na Roménia, a primeira a partir de segunda-feira e a segunda a partir de dia 15 de maio.

ri.portugalnews

Cancelamento de feiras na Alemanha

O PREMIUM GROUP, em Berlim, cancela as feiras “PREMIUM” e “SEEK”, bem como a conferência “FASHIONTECH” para a próxima época de verão.

Oportunidade de negócio nos Emirados Árabes Unidos

Associados da Dubai Exports, congénere da AICEP no Dubai, procuram empresas portuguesas que possam fornecer o seguinte material: tecido utilizado para a elaboração de máscaras e fatos de proteção descartáveis.

Serviço de apoio criado pela AEP já informou mais de 500 empresas

O serviço de apoio às empresas da AEP – Associação Empresarial de Portugal, criado no dia 11 de março para informar sobre a implementação das medidas anunciadas pelo Governo para minorar o impacto do novo Coronavírus na atividade empresarial, já informou mais de 500 empresas.

Webinars dedicados à internacionalização

O diretor de Comércio Internacional, Pedro Magalhães, irá dinamizar uma série de webinars, entre os dias 20 e 28 de abril, onde serão abordados variados temas para apoiar as empresas portuguesas que pretendem dar início ao processo ou aprofundar a sua presença internacional.

Associação de Marcas de Retalho e Restauração apresenta “medidas urgentes” ao Governo

Marcas conhecidas de todos os portugueses uniram-se para defender o setor retalhista e da restauração e alertar para um conjunto de medidas urgentes como a flexibilização das rendas pagas aos Centros Comerciais, IVA pago em prestações e prorrogação do regime simplificado de lay off, através da nova Associação de Marcas de Retalho e Restauração, que representa 2 mil milhões de euros de volume de negócios e mais de 20.000 postos de trabalho.

ri.publico

Artistas portugueses querem ser apoiados pelo Facebook e pela Google

Obrigados pela pandemia de covid-19 a recorrer à Internet para mostrar o seu trabalho, artistas e entidades argumentam que estão a reforçar os tráfegos destas duas plataformas sem nenhuma compensação financeira.

ri.sol

IRS. Reembolsos começaram a ser processados

O ministério assinalou o início do pagamento dos primeiros reembolsos 21 dias após o arranque da entrega das declarações de IRS. Em 2019, os reembolsos demoraram, em média, 11 dias.