Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Engenho têxtil “mascara” efeito covid-19 nas vendas e no emprego
  2. Medidas para a economia vão prolongar-se por vários meses. Veja o que se mantém
  3. Portugal está pronto para voltar à carga nos investimentos “verdes” após a crise
  4. Itália contrai-se 4,7% no 1.º trimestre e entra em recessão técnica
  5. Covid-19: BCE prevê recuo do PIB da zona euro de 5 a 12% em 2020
  6. Realizador Pedro Costa premiado nos Estados Unidos
  7. Outros

1Engenho têxtil “mascara” efeito covid-19 nas vendas e no emprego

ri.jornalnegocios
Primeiro por voluntariado e depois pela oportunidade e necessidade, centenas de indústrias do têxtil e do vestuário, desde o fio à confeção, responderam ao desafio da produção de máscaras contra a pandemia e já preparam a exportação para clientes de moda e do desporto.

2Medidas para a economia vão prolongar-se por vários meses. Veja o que se mantém

ri.correiodamanha
Diversas medidas de apoio às empresas e aos trabalhadores estão em vigor para fazer face à pandemia de coronavirus.

3Portugal está pronto para voltar à carga nos investimentos “verdes” após a crise

ri.jornalnegocios
Numa entrevista à Reuters, o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse que o país estava de olho em virar o foco para a captação de investimento dedicado a energias renováveis em Portugal, assim que a atual pandemia abrandar.

4Itália contrai-se 4,7% no 1.º trimestre e entra em recessão técnica

ri.lusa
A economia italiana contraiu-se 4,7% no primeiro trimestre de 2020 face aos últimos três meses de 2019 e 4,8% face ao mesmo período de 2019, segundo dados provisórios publicados hoje pelo instituto nacional de estatística italiano (Istat).

5Covid-19: BCE prevê recuo do PIB da zona euro de 5 a 12% em 2020

ri.lusa
O Banco Central Europeu (BCE) prevê que a economia da zona euro possa recuar entre “5 e 12%” este ano, reflexo da “grande incerteza” quanto ao impacto económico da pandemia de covid-19, afirmou hoje Christine Lagarde.

6Realizador Pedro Costa premiado nos Estados Unidos

ri.lusa
O realizador português Pedro Costa foi distinguido com o prémio “Persistence of Vision”, atribuído pelo Festival de Cinema de São Francisco, nos Estados Unidos, revelou hoje a produtora OPTEC Filmes.

7Outros

dinheirovivo

Zippy começa a vender máscaras e viseiras para crianças

Equipamentos de proteção para crianças vão estar à venda na loja online da marca. Máscaras têm certificação do CITEVE.

Empresas em lay-off não devem ser penalizadas se falharem pagamento de salários

Muitos pagamentos só vão chegar em maio, mas legislação prevê que falta de pontualidade nos salários pode retirar apoios.

DGS pede “muita disciplina” com máscaras para não se levar mãos à cara

A diretora-geral de Saúde pediu hoje “muita disciplina de não levar as mãos à cara” quando se usa máscara, notando que as sociais devem ser certificadas, pois disso depende a capacidade de filtrar o vírus da covid-19.

Bolt segue Uber e lança serviço de entregas para empresas

Plataforma tecnológica europeia aposta em parcerias com mercearias, restaurantes, farmácias e lojas de roupa.

eco

Pingo Doce vende máscaras descartáveis. Caixa de 50 unidades custa 26,99 euros

O Pingo Doce começou a comercializar máscaras descartáveis. Os equipamentos de proteção são vendidos em caixas de 50 unidades, com um custo de 26,99 euros, isto ainda com o IVA a 23%.

Medidas de desconfinamento não significam relançamento da economia, diz Governo

O secretário de Estado da Economia defende que, na reabertura das atividades, é necessário cautela e “não dar um passo mais à frente do que é possível”.

Candidatos ao ensino superior têm novas datas para realização de pré-requisitos

A avaliação dos pré-requisitos que são exigidos por algumas instituições do ensino superior realiza-se, este ano, durante uma única fase, que termina em 30 de junho, em vez das habituais 2 chamadas.

Casos de Covid-19 sobem 2,2%. Portugal regista 989 mortes

As autoridades de saúde identificaram 540 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, que contabiliza 25.045 casos. Morreram 16 pessoas devido ao Covid-19 no último dia.

Bruxelas compreensiva com atraso do Programa de Estabilidade português

Bruxelas confirmou que foi informada pelo Governo português de um atraso na apresentação do Programa de Estabilidade devido à Covid-19, monstrando-se compreensiva com as razões invocadas.

ri.expresso

Inflação manteve-se nula em abril

A inflação registou uma taxa de variação de 0% em abril em relação ao mesmo mês do ano anterior, tal como já tinha acontecido em março, segundo os dados publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Preços da energia caíram 9%, mas os dos produtos alimentares subiram mais de 8%

ri.jornalnegocios

Petróleo fecha em euforia um mês marcado por quedas históricas

Num mês em que o crude de referência dos Estados Unidos chegou a negociar nos 40 dólares negativos, os dois últimos dias têm sido risonhos para os investidores.

Empresas revelaram uma forte consciência social

O secretário de Estado da Economia considera que o facto de muitas empresas terem reorientado a sua produção, em resposta à pandemia de covid-19, demonstra “a capacidade tecnológica e de gerar valor existente em Portugal”.

ri.lusa

Covid-19: Credores privados aceitam participar no alívio da dívida de países mais pobres

Os representantes dos credores privados da dívida dos países em desenvolvimento mais vulneráveis anunciaram hoje a intenção de participar na iniciativa do G20 que propõe a suspensão dos pagamentos aos credores, entre maio e dezembro.

modalisboa

Impressão digital? Como se calça o presente?

Pensar o futuro agora é, provavelmente, das coisas mais dicotómicas que nos podemos pedir. Ao mesmo tempo que vemos esperança, vemos incerteza. Não há nada mais assustador, nem nada mais entusiasmante, do que o desconhecido. A APICCAPS, Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de pele e seus Sucedâneos, pensa o futuro todos os dias. E fá-lo para que o presente nunca nos tire o tapete debaixo dos pés (bem calçados).

ri.noticiasaominuto

Covid-19: Menos poluição evitou 609 mortes em Portugal

A redução significativa da poluição devido às medidas para combater a covid-19 podem ter salvo 11.000 vidas na Europa nos últimos 30 dias, 609 em Portugal, segundo um estudo divulgado hoje.

ri.observador

EUA com 30,3 milhões de pedidos de subsídio de desemprego em seis semanas

Mais de 3,8 milhões de desempregados pediram na semana passada o acesso ao subsídio de desemprego nos Estados Unidos. Há registo de cerca de 30,3 milhões de pedidos nas últimas seis semanas.

jornaleconomico

Twitter regista prejuízo de 8 milhões de dólares até março

O prejuízo, equivalente a 7,31 milhões de euros, foi atribuído pela empresa a um abrandamento das receitas maior do que o esperado em consequência da pandemia de covid-19.

Consumidores apresentam cada vez mais reclamações sobre moratórias

O Portal da Queixa recebeu mais de dez denúncias relativamente à Caixa, ao Millennium bcp e à WiZink, por exemplo.

ri.portugalnews

Encontro digital sobre os Desafios do e-Commerce

A APD, em parceria com a AICEP e diversas empresas, organiza um encontro digital sobre os Desafios do e-Commerce, no dia 7 de maio, pelas 17 horas. Eduardo Henriques, Digital and Communication Director da AICEP, participa nesta sessão, abordando a seguinte temática: “A internacionalização e a diversificação dos Mercados”.

ri.publico

Indústria portuguesa regista maior quebra desde 2012

O mês de Março, o primeiro em que o efeito das medidas de confinamento se fizeram sentir, foi de quebra acentuada da produção na indústria portuguesa, principalmente no que diz respeito aos bens duradouros.

ERSE: Hipers continuam a ser os mais baratos nos combustíveis

Reguladora da energia diz que Beja e Bragança continuam a ser os distritos em que os condutores mais pagam para encher os depósitos.

ri.sol

Pequeno comércio prepara-se para reabrir portas e já tem as suas regras

Centros de estética, cabeleireiros, lojas de tatuagens, livrarias e lojas de roupa já estão a preparar-se para abrir portas. Já há mesmo marcações para a próxima semana. Os clientes têm de usar máscara, e os funcionários luvas e viseira.