Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. PIB de Portugal poderá ter crescido no trimestre em que a Zona Euro contraiu 3,3%
  2. Covid-19: Portugal quer ser ‘cluster’ da industrialização na Europa – MNE
  3. Comércio a retalho com quebra acentuada em março na zona euro e UE
  4. Encomendas à indústria alemã têm queda histórica de 15,6% em março
  5. UE/Previsões: Espanha tem contração de 9,4% em 2020 provocada pela covid-19
  6. Parfois “rouba” topo da Bimba y Lola para atacar Espanha
  7. Outros

1PIB de Portugal poderá ter crescido no trimestre em que a Zona Euro contraiu 3,3%

ri.jornalnegocios
As estimativas do ISEG apontam para que o PIB de Portugal tenha registado uma variação homóloga entre -0,5% e 1% no primeiro trimestre.

2Covid-19: Portugal quer ser ‘cluster’ da industrialização na Europa – MNE

ri.lusa
A estratégia de Portugal para ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia da covid-19 passa por tornar o país um “poderoso ‘cluster’ da industrialização na Europa”, defendeu hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros em comissão parlamentar.

3Comércio a retalho com quebra acentuada em março na zona euro e UE

dinheirovivo
As vendas a retalho tiveram uma quebra abrupta em março, na zona euro e na UE, espelhando já o efeito do confinamento imposto devido à pandemia.

4Encomendas à indústria alemã têm queda histórica de 15,6% em março

dinheirovivo
Trata-se da maior queda observada desde janeiro de 1991, tendo em conta dados corrigidos da variação sazonal, refere o organismo de estatística.

5UE/Previsões: Espanha tem contração de 9,4% em 2020 provocada pela covid-19

ri.lusa
A Comissão Europeia prevê uma contração “sem precedentes” de 9,4% da economia espanhola em 2020, com um impacto particularmente grande nos serviços, provocada pela aplicação de medidas de confinamento “rigorosas” em resposta ao surto da covid-19.

6Parfois “rouba” topo da Bimba y Lola para atacar Espanha

ri.jornalnegocios
A marca portuguesa de acessórios de moda contratou Ángela Goitia, que estava à frente do retalho internacional da companhia galega, para liderar a sua rede de cerca de 360 lojas em Espanha.

7Outros

ri.correiodamanha

Mais de 20 milhões de empregos desaparecem em abril nos Estados Unidos

Perda de empregos abrange todo o tipo de empresas, mas afeta sobretudo o setor dos serviços.

ri.diariodenoticias

China planeia concluir estação espacial até 2022

A China planeia enviar quatro missões espaciais tripuladas e o mesmo número de módulos de carga para concluir a construção de uma estação espacial permanente nos próximos dois anos, informaram esta quarta-feira as autoridades do país asiático.

dinheirovivo

Instagram lança em Portugal soluções de apoio para as PME

O Instagram vai disponibilizar em Portugal ferramentas que permitem apoiar os negócios locais.

eco

Casos de infeção por Covid-19 sobem 1,87%. Já há mais de dois mil recuperados

O número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal subiu para 26.182, enquanto o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus aumentou para 1.089.

Mais de 90% dos lojistas não paga rendas desde encerramento

Mais de 90% dos lojistas que operam sobre 100 marcas não pagam rendas desde o encerramento dos estabelecimentos devido à pandemia, divulgou uma associação.

Costa promete pagar até 15 de maio apoios ao lay-off pedidos até final de abril

Primeiro-ministro diz que a Segurança Social foi além do que estava prometido. Ao ritmo normal, o que foi feito em mês e meio precisaria de 187 anos para ser feito.

Wall Street avança quase 1% com reabertura da economia

Muitos negócios começam a reabrir portas com sinais de que o pico do coronavírus já passou. Mas começam a surgir as faturas do confinamento: o setor privado perdeu 20 milhões de empregos em abril.

ri.expresso

Covid-19: Maior linha de crédito bonificado esgotou. Já só há dinheiro para alojamento e restauração

Sociedades de garantia mútua limitam candidaturas de empréstimos bonificados a receber, depois de chegaram 43 mil candidaturas

ri.lusa

Covid-19: Sem ‘lay-off’ 17% das empresas teriam défice de liquidez ao fim de 40 dias – BdP

Um estudo do Banco de Portugal estima que sem o ‘lay-off’ simplificado 17% das empresas teriam défice de liquidez ao fim de 40 dias, sendo as mais afetadas as grandes e as do setor de alojamento e restauração.

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,7% no 1º. trimestre – INE

A taxa de desemprego manteve-se nos 6,7% no primeiro trimestre deste ano, valor igual ao do trimestre anterior e inferior em 0,1 pontos percentuais ao do trimestre homólogo de 2019, segundo dados hoje divulgados pelo INE.

UE/Previsões: Atividade turística na Europa cai 50% este ano e Portugal é dos mais afetados

A Comissão Europeia projetou hoje uma redução de 50% na atividade turística na Europa este ano devido à pandemia, estimando “consequências prolongadas” no setor, sendo Portugal um dos países mais afetados pela sua “dependência do turismo estrangeiro”.

UE/Previsões: Economia grega contrai-se 9,7% este ano e cresce 7,9% em 2021

A economia grega deve contrair-se 9,7% este ano, severamente atingida pela pandemia e pelas medidas adotadas para a travar, mas voltar a crescer, 7,9%, em 2021, segundo as previsões da Comissão Europeia (CE) hoje divulgadas em Bruxelas.

UE/Previsões: Economia irlandesa contrai-se 7,9% este ano e cresce 6,1% em 2021

A economia irlandesa deverá contrair-se 7,9% este ano e voltar a crescer, 6,1%, em 2021, com os riscos macroeconómicos negativos a manterem-se excecionalmente elevados, segundo as previsões de primavera da Comissão Europeia hoje divulgadas.

UE/Previsões: Reino Unido com contração de 8,3% este ano e “consequências duradouras”

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido vai “diminuir acentuadamente”, em 8,3%, este ano devido à covid-19, estimou hoje a Comissão Europeia, alertando para as “consequências duradouras”, que são pioradas pelas incertas relações entre Londres e Bruxelas.

jornaleconomico

Governo diz que retoma económica vai ser feita com base no consumo interno e retoma do investimento

“A interrupção abrupta da atividade económica em março e em abril deverá ser revertida a partir do início do mês de maio”, disse hoje o ministério das Finanças depois de Bruxelas ter revelado as suas previsões para a economia nacional para este ano.

Preços dos bilhetes de avião em risco de sofrer aumentos até 50%

A baixa procura por voos este ano deverá levar as companhias aéreas a aumentarem os preços, segundo uma previsão da IATA.

ri.portugalnews

Revista Portugalglobal – Edição de maio de 2020

A Revista Portugalglobal de maio de 2020, publicação mensal da AICEP, aborda o impacto da COVID-19 na economia e nas empresas portuguesas, bem como o apoio da AICEP às empresas.

Associação de Marcas de Retalho e Restauração alerta para desastre eminente

Depois do alerta feito ao Governo, da necessidade de legislar sobre a carência das rendas no período de encerramento total ou parcial da atividade do setor, a Associação de Marcas de Retalho e Restauração vem agora divulgar os resultados do inquérito feito aos lojistas que operam sobre 100 marcas conhecidas dos portugueses.

O impacto do Coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses

No sentido de contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e sociedade em geral, a SIBS divulga um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas.

ri.publico

Pandemia corta 8,2% ao rendimento do trabalho das famílias

Famílias perdem rendimento e mais empresas entram em situação de défice de liquidez, mas simulações do Banco de Portugal mostram também o efeito mitigador das medidas entretanto adoptadas

ri.sol

Consumidores fizeram quase 20 mil queixas durante estado de emergência

25% das reclamações no Portal da Queixa no período do estado de emergência estão relacionadas com a covid-19.