Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19. Fundos europeus devem servir para relançar industrialização
  2. Remuneração bruta mensal média aumenta 3,2% no 1.º trimestre para 1.189 euros – INE
  3. Bruxelas prevê recessão de 6,8% e desemprego nos 9,7% em Portugal
  4. Produção industrial da Alemanha cai 9,2% em março devido à pandemia
  5. Covid-19. Economia britânica pode encolher 14%
  6. Governo permite mais tempo de saldos nas lojas
  7. Outros

1Covid-19. Fundos europeus devem servir para relançar industrialização

dinheirovivo
Santos Silva defendeu que a estratégia de Portugal para ultrapassar a crise passa por tornar o país um num cluster da industrialização na Europa.

2Remuneração bruta mensal média aumenta 3,2% no 1.º trimestre para 1.189 euros – INE

ri.lusa
A remuneração bruta mensal média por trabalhador (posto de trabalho) aumentou 3,2% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2019, para 1.189 euros, divulgou hoje o INE.

3Bruxelas prevê recessão de 6,8% e desemprego nos 9,7% em Portugal

ri.correiodamanha
Para 2021, a Comissão Europeia estima uma recuperação da economia portuguesa de 5,8%.

4Produção industrial da Alemanha cai 9,2% em março devido à pandemia

ri.lusa
A produção industrial alemã caiu 9,2% em março em relação ao mês anterior devido à pandemia da covid-19, segundo dados provisórios divulgados hoje pela agência federal de estatística (Destatis).

5Covid-19. Economia britânica pode encolher 14%

ri.expresso
Reuters fala da queda mais dramática da economia inglesa nos últimos 300 anos. E há uma taxa de desemprego de 9% no horizonte

6Governo permite mais tempo de saldos nas lojas

jornaleconomico
A medida surge da necessidade de “contenção do convívio e das interações sociais”, escoamento dos produtos nas lojas e dinamização da atividade económica.

7Outros

dinheirovivo

OIT. Trabalhadores informais entre “contágio ou fome”

“A crise de covid-19 está a exacerbar as desigualdades e vulnerabilidades já existentes”, realça Philippe Marcadent, da OIT.

eco

Queixas sobre IRS aumentaram 27% em 2019

Um quinto das 223 queixas sobre o IRS foram feitas por contribuintes que contestam a forma como foi calculado o imposto sobre rendimentos (de salários e pensões) relativos a anos anteriores.

Compra e vende no OLX? CTT vão recolher e entregar produtos a casa

O OLX e os CTT fizeram uma parceria para facilitar as transações na plataforma de classificados. Os estafetas da empresa postal vão passar a recolher e entregar as encomendas para evitar encontros.

Número de infetados com coronavírus sobe 2%. Já morreram 1.105 pessoas

O novo coronavírus já infetou mais de 26 mil pessoas em Portugal e provocou a morte de 1.105 pessoas. O número de recuperados está agora nos 2.258.

Maioria das empresas portuguesas preocupada com ciberataques

Os ciberataques continuam a ser uma das grandes preocupações das empresas portuguesas, figurando desde 2018 no primeiro lugar de um top elaborado pela Marsh Portugal.

Maioria das falhas no lay-off está “ultrapassada”, diz bastonária. Mas ainda há pedidos por despachar

Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados adianta que maioria dos problemas nos processos de lay-off está ultrapassada, mas ainda há pedidos por processar.

Só 35% das empresas portuguesas receiam “eventos climáticos extremos”

Os riscos ambientais, que este ano ganharam forte destaque no Global Risks Report, têm estado presentes nas respostas dos empresários ao longo dos últimos cinco anos.

Jornal I

Máscaras e viseiras devem ser tratadas como lixo perigoso, alerta PSP

Os materiais de proteção devem ser colocados no lixo comum, “em recipientes de tampa fechada”, e não nos caixotes de reciclagem.

ri.jornalnegocios

Bruxelas lança plano para combater lavagem de dinheiro na UE após notar “falhas”

A Comissão Europeia lançou hoje um plano de combate ao branqueamento de capitais na União Europeia (UE), que surge após se ter concluído que as regras comunitárias apresentam “falhas”, e adicionou novos países à lista de “alto risco”.

Mercadona passa a vender “packs” de máscaras descartáveis em Portugal

A partir de 14 de maio, os supermercados da empresa de origem espanhola vão ter nas prateleiras pacotes de dez unidades de máscaras não reutilizáveis da marca própria Deliplus, ao preço de venda de 5,40 euros.

ri.lusa

Covid-19: Sonae Indústria implementa ‘lay-off’ parcial na fábrica da Maia

A fábrica de laminados da Sonae Indústria na Maia, distrito do Porto, entrou em ‘lay-off’ parcial em maio na sequência das restrições impostas pela pandemia, informou a empresa no comunicado com os resultados do primeiro trimestre.

Grécia: Taxa de desemprego cai em fevereiro mas espera-se forte subida em março

A taxa de desemprego na Grécia desceu uma décima em fevereiro para 16,1% da população ativa, segundo dados hoje publicados pela agência de estatística grega Elstat, que espera uma forte subida a partir de março devido à pandemia.

Portugal com 3.ª maior quebra nos preços de eletricidade no 2.º semestre de 2019

Os preços da eletricidade tiveram em Portugal a terceira maior baixa homóloga no segundo semestre de 2019 (-4,9%) mas, expressos em paridade do poder de compra, são os quartos mais altos da União Europeia (UE), segundo o Eurostat.

ri.noticiasaominuto

Mais de três milhões de inscritos no desemprego nos EUA na semana passada

Mais de 3,16 milhões de pessoas solicitaram subsídios de desemprego nos Estados Unidos na semana passada, elevando o total de pedidos para mais de 33 milhões nas últimas sete semanas, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

ri.observador

Grupo da Zara começa hoje a reabrir lojas em Portugal

O grupo que detém a Zara reabriu esta quinta-feira cinco lojas em Portugal Continental. No mesmo dia, reabriram ainda todas as lojas da Inditex na Madeira. Mais espaços só a partir de 18 de maio.

ONU pede aumento de ajuda aos países mais pobres, incluindo Moçambique

A ONU defende que se passe de 1,8 mil milhões para 6,2 mil milhões de euros para ajudar os países mais vulneráveis no combateà Covid-19, alargando o apelo a mais nove Estados, incluindo Moçambique.

jornaleconomico

Exportações da China e aumento do preço do petróleo agitam Wall Street

No início da sessão, o S&P 500 sobe 1,42%, para 2,889.00 pontos, o tecnológico Nasdaq valoriza 1,47%, para 8,984.66 pontos, e o industrial Dow Jones cresce 0,594%, para 23,886.11 pontos.

Covid-19: Países aceleram o desenvolvimento de vacina na corrida mais importante do momento

Estados Unidos, Reino Unido, Itália, China, Suíça e Alemanha são alguns dos países que já têm vários protótipos em fase de teste. Uma vacina deve demorar, pelo menos, um ano a ser desenvolvida.

ri.portugalnews

IFD e FEI lançam programa focado no crescimento e capitalização de PME e Midcaps

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), a filial do Grupo Banco Europeu de Investimentos (BEI) especializada em financiamento para PME, anunciaram o lançamento da sua nova parceria de investimento de 100 milhões de euros para investimento em fundos de capital de risco do tipo private equity e capital-desenvolvimento em Portugal.

Altitude e Microsoft promovem série de webinars gratuitos

A Altitude Software, multinacional portuguesa líder no desenvolvimento de soluções omnicanal inovadoras de gestão de experiência do cliente, une-se à Microsoft para a organização da iniciativa “The World has change. Are you ready?”, um conjunto de webinars gratuitos promovidos durante o mês de maio.

ri.publico

Câmara do Porto cria fundo de apoio a empresas de serviços, comércio e turismo

Isenção total das taxas municipais e isenção e redução da derrama são outras medidas de apoio a actividades económicas afectadas pela epidemia. Medidas reforçam apoios do Governo – mas, ao contrário de António Costa, proposta de Rui Moreira não exige que agentes económicos apoiados estejam impedidos de despedir.

ri.sol

É oficial: Não haverá festivais de verão este ano em Portugal

Festivais de música estão proibidos até 30 de setembro de 2020.