Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Para exportar máscaras, empresas têm de as certificar país a país
  2. PME perdem vendas e atrasam no pagamento a fornecedores
  3. Covid-19: China anuncia assistência financeira aos países afetados, sobretudo os mais pobres
  4. IMF – Economia britânica contraiu quase 6% em março, negociações do Brexit num impasse
  5. Economia japonesa entra em recessão
  6. Design do site e fiabilidade de entregas são pontos que mais pesam no e-commerce
  7. Outros

1Para exportar máscaras, empresas têm de as certificar país a país

ri.diariodenoticias
Nem todos os países estão a aceitar a certificação do Citeve, o que obriga as empresas a terem de repetir o processo em laboratórios acreditados localmente. Federação têxtil europeia procura assegurar uma harmonização de regras.

2PME perdem vendas e atrasam no pagamento a fornecedores

dinheirovivo
João de Castro Guimarães elencou os principais problemas das PME neste contexto de crise provocada pela Covid-19. Quebra nas vendas e atraso no pagamento de fornecedores são destacados pelo diretor executivo da GS1 no Estado da Nação, um programa do Dinheiro Vivo e TSF em parceria com o Santander, da semana passada, e que regressa esta semana à antena na quarta-feira e às páginas do DV no sábado.

3Covid-19: China anuncia assistência financeira aos países afetados, sobretudo os mais pobres

ri.lusa
O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje, na reunião anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que a China vai oferecer dois mil milhões de dólares em assistência aos países afetados pela pandemia da Covid-19, sobretudo aos mais pobres.

4IMF – Economia britânica contraiu quase 6% em março, negociações do Brexit num impasse

ri.jornalnegocios
Economia britânica contraiu quase 6% em março e as negociações do Brexit chegam a um impasse; Economia alemã entra em recessão; PIB da ZE registou a maior contração em 25 anos; Crude encerra em alta pela 3ª semana consecutiva, em máximos de inícios de abril; Ouro em máximos de 3 semanas devido a tensões EUA-China.

5Economia japonesa entra em recessão

jornaleconomico
A economia do Japão caiu 2% no primeiro trimestre do ano, em relação ao período homologo do ano anterior de acordo com dados preliminares publicados esta segunda-feira, o segundo trimestre consecutivo de contração económica, entrando assim em recessão.

6Design do site e fiabilidade de entregas são pontos que mais pesam no e-commerce

dinheirovivo
Um estudo feito pela Nova Information Management School quis perceber quais os atributos mais valorizados pelos consumidores no comércio eletrónico.

7Outros

ri.diariodenoticias

Máscaras diminuem contágios para metade

Cientista de Hong Kong na linha da frente da investigação sobre o Sars-cov-2 demonstra eficácia do uso universal das máscaras cirúrgicas. E recomenda: “Usem-nas”

eco

Petróleo dispara 10%. Brent negoceia acima de 35 dólares

Petróleo acelera nos dois lados do Atlântico, com o crude norte-americano a juntar-se ao Brent londrino na casa dos 30 dólares por barril. Cortes de produção e sinal de recuperação da procura ajudam.

Bruxelas prevê “medidas sanitárias praticamente idênticas” para turistas na UE

Comissão Europeia estima que, no próximo verão, os turistas europeus sejam capazes de “se mover livremente” na UE dispondo de medidas de segurança “praticamente idênticas” às dos seus países.

Trabalhadores informais e recibos verdes sem descontos têm de pedir apoio até 30 de junho

Os novos apoios destinados aos trabalhadores informais e aos “recibos verdes” sem descontos têm de ser requeridos até ao final de junho e não são cumuláveis com outras prestações sociais.

Economia espanhola “mais vulnerável” por depender muito do turismo

O Banco de Espanha avisou que a economia espanhola é “mais vulnerável” ao impacto do coronavírus por depender muito do turismo. No melhor dos cenários, o PIB cairá 9,5% este ano.

ri.jornalnegocios

Há mais de uma década que as exportações não caíam tanto

No primeiro trimestre com impacto da pandemia de covid-19, as vendas de bens e serviços de Portugal ao exterior afundaram e a economia registou uma contração abrupta. Principais parceiros comerciais também estão no vermelho.

ri.lusa

Covid-19: Alemanha e França propõem 500 MM€ para Fundo de Recuperação das economias afetadas

A Alemanha e a França propuseram hoje o valor de 500 mil milhões de euros para a criação de um fundo de recuperação europeu para as economias afetadas pela pandemia de covid-19.

Covid-19: Matosinhos cria fundo de emergência municipal para microempresas – presidente

A Câmara de Matosinhos criou um “fundo de emergência municipal” de 500 mil euros para apoiar as microempresas do concelho que fecharam por causa da pandemia de covid-19, anunciou hoje a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro.

Ouro sobe e aproxima-se de máximos de 2012

O preço do ouro, um dos ativos considerados de refúgio em tempos de crise, está hoje a subir e aproxima-se de novos máximos desde 2012, cotando-se a 1.762 dólares por onça.

Covid-19: Restaurantes voltam hoje a abrir portas mas com restrições

Os restaurantes, cafés e pastelarias, que até aqui podiam funcionar apenas em ‘take-away’ ou com entregas, reabrem hoje portas, podendo servir os clientes no interior dos espaços, com normas de segurança e lotação máxima reduzida a metade.

modalisboa

Mude celebra dia internacional dos museus

Neste Dia Internacional dos Museus, o MUDE – Museu do Design e da Moda disponibiliza online 3208 das 13935 peças inventariadas, ou em fase de inventariação, do seu acervo, nos núcleos de moda, produto, gráfico e joalharia.

ri.noticiasaominuto

Bruxelas já recebeu o Programa de Estabilidade português

A Comissão Europeia já recebeu o Programa de Estabilidade do Governo português. O executivo comunitário deverá divulgar ainda este mês as recomendações económicas específicas por país.

Wall Street inicia sessão com subida expressiva

A bolsa de Nova Iorque iniciou hoje a sessão com uma forte subida, acompanhando o aumento do preço do barril de petróleo.

jornaleconomico

Burlas pela internet aumentaram durante a pandemia

Estudo da Intrum revela que 76% dos portugueses já se encontravam preocupados, em 2019, com a segurança e privacidade dos seus dados pessoais quando faziam compras online.

Portugal regista 29.036 casos confirmados de Covid-19 e 1.218 mortes

A Direção-Geral de Saúde confirmou mais 15 mortes nas últimas 24 horas, no boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira.

ri.portugalnews

Suécia: Situação dos principais indicadores económicos

Os principais indicadores económicos na Suécia demonstram uma realidade bastante complicada. Apesar da estratégia sueca continuar a ser uma exceção, o país não tem conseguido fugir à regra em termos económicos, estando os efeitos nefastos da pandemia a serem fortemente sentidos. Exemplo disso são os números da evolução do PIB, da taxa de desemprego e do número de desempregados a longo prazo.

COVID-19: A AICEP no apoio às empresas e à economia

A Revista Portugalglobal de maio 2020, publicação mensal da AICEP, publicou um destaque sobre o apoio prestado pela AICEP às empresas e à economia portuguesa, em época de pandemia.

Programa “Portugal To Take off”

A AICEP lança o programa “Portugal To Take off”, focado em acelerar o crescimento das empresas portuguesas na Califórnia. O foco deste programa consiste em enfrentar os desafios com que a maioria dos empreendedores se depara ao entrar no mercado norte-americano. Inscreva-se já!

ri.publico

Com o regresso dos portugueses à rua, as lojas reinventam-se para conquistar clientes

Apanhar as encomendas no parque de estacionamento ou chegarem comodamente a casa, as marcas continuam à procura de conquistar os clientes de maneiras criativas.

ri.sol

Consumo online “dispara” em Portugal durante confinamento

Entre essas opções de compra estão, por exemplo, as aulas de fitness (preferência de 33% dos portugueses), receitas de culinária (preferência de 40%) ou subscrição de canais de filmes (59%), por exemplo. A compra de livros (30%) lidera a lista de produtos adquiridos no período de confinamento.