Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Governo altera regras de acesso de pequenos negócios a fundos europeus
  2. Atividade económica e consumo privado registam maiores quebras desde 1978 – BdP
  3. Número de empresas que despediram ou tencionam vir a despedir duplica
  4. Dinamarca: Primeiro trimestre do ano marcado por queda acentuada no PIB
  5. Vendas a retalho no Reino Unido com maior queda de sempre em abril
  6. 15 lojas online onde pode comprar máscaras reutilizáveis certificadas
  7. Outros

1Governo altera regras de acesso de pequenos negócios a fundos europeus

eco
Executivo decidiu operacionalizar um conjunto de medidas excecionais e temporárias destinadas a flexibilizar condições e procedimentos de execução dos apoios concedidos através do SI2E.

2Atividade económica e consumo privado registam maiores quebras desde 1978 – BdP

ri.lusa
Os indicadores coincidentes para a atividade económica e para o consumo privado registaram em março e abril as maiores quebras mensais desde o início das séries, em 1978, refletindo o impacto da crise pandémica, divulgou hoje o BdP.

3Número de empresas que despediram ou tencionam vir a despedir duplica

eco
De abril para maio duplicaram as empresas que despediram ou tencionam vir a despedir. Intenção incide nos setores de alojamento, restauração, transportes, armazenagem e serviços, revela estudo da AIP.

4Dinamarca: Primeiro trimestre do ano marcado por queda acentuada no PIB

ri.portugalnews
A Dinamarca encontra-se agora na segunda fase de reabertura, de entre as 4 fases previstas. Ainda assim, as estatísticas demonstram um colapso na economia dinamarquesa no primeiro trimestre do ano, com uma redução no PIB de 1,9 por cento face ao último trimestre de 2019. Este foi o maior declínio trimestral do PIB desde 2009.

5Vendas a retalho no Reino Unido com maior queda de sempre em abril

ri.observador
As vendas a retalho do Reino Unido caíram 18% em abril, a maior queda mensal de sempre. Vendas tinham descido 5,2% em março em relação a fevereiro. Vendas alimentares com menos 4%.

615 lojas online onde pode comprar máscaras reutilizáveis certificadas

dinheirovivo
Já são mais de 387 os modelos de máscaras certificados pelo Citeve e o Dinheiro Vivo ajuda-o a encontrar algumas delas online

7Outros

ri.diariodenoticias

Zuckerberg: Facebook estava atrasado na luta contra a desinformação

O fundador da plataforma digital reconheceu que a empresa estava “atrasada” na luta contra as interferências ocorridas durante as presidenciais norte-americanas de 2016, mas garantiu “proteção integral” nas próximas eleições.

dinheirovivo

Consumo de bens eletrónicos atingiu os 682 milhões no primeiro trimestre

Análise da GfK revela que a área de bens de consumo eletrónicos cresceu nos primeiros três meses do ano, impulsionada pelos grandes eletrodomésticos.

DECO: Famílias portuguesas já perderam 3,9 mil milhões

Cada família portuguesa perdeu, em média, 944 euros desde o início da crise provocada pela pandemia de covid-19.

Facebook rende-se ao teletrabalho de forma permanente

Depois de Twitter e companhia, o Facebook é a mais recente tecnológica a tornar a opção de teletrabalho usada na pandemia permanente.

eco

PSD, BE e PAN avançam com proposta conjunta para alargar lay-off aos sócios-gerentes

Os deputados da Comissão de Economia deverão votar na próxima terça-feira um texto conjunto do PSD, BE e PAN, que alarga o lay-off ao sócios-gerentes.

Wall Street cede à tensão EUA/China e abre em baixa

A tensão entre os EUA e a China continua a condicionar a negociação bolsista em Nova Iorque, com os principais índices a abrirem sessão em terreno negativo.

Casos de Covid-19 sobem 0,96%. Já há mais de 30 mil infetados

As autoridades de saúde identificaram 288 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, que contabiliza 30.200 casos. Morreram 12 pessoas devido ao Covid-19 no último dia.

ri.expresso

Covid-19. Os sinais de alarme no desemprego em quatro gráficos

Mais de 110 mil empresas em Portugal estão abrangidas pelo lay-off simplificado, o mecanismo criado pelo Governo para tentar travar a escalada do desemprego na sequência da pandemia de Covid-19. Mas, na realidade, o desemprego já está mesmo a subir. E muito, como o Expresso lhe mostra em quatro gráficos, numa altura em que o valor médio da prestação de desemprego caiu para o valor mais baixo desde janeiro de 2006

ri.jornalnegocios

Preços dos combustíveis vão registar maior subida desde janeiro

Na próxima semana, os preços do gasóleo e da gasolina vão subir cerca de 3 cêntimos, depois de várias semanas de quedas ou subidas de menor dimensão. A confirmar-se, será o maior aumento desde janeiro deste ano.

Ryanair fecha principal base da Laudamotion e corta 300 empregos

O sindicato austríaco Vida recusou a proposta da Ryanair de cortes salariais, que colocavam o salário de entrada para o pessoal de voo mais de 400 euros abaixo do salário de nível de pobreza na Áustria.

Teletrabalho pode “achatar curva” da mobilidade e acabar com hora de ponta

As horas perdidas no trânsito das grandes cidades transformaram-se em tempo produtivo com o confinamento ditado pela covid-19 e o teletrabalho é agora visto como instrumento para “aplanar as horas de ponta” na curva da mobilidade, defendem especialistas.

ri.lusa

Covid-19: Feiras em Lisboa retomam este fim de semana com condicionamentos

As feiras da Ladra, Relógio e Galinheiras, que se realizam na cidade de Lisboa, vão reabrir este fim de semana, cerca de dois meses depois de terem sido suspensas devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a autarquia.

Covid-19: Governo lança linha de 30ME para programação cultural

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje o lançamento de uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para ser usada pelos municípios na programação cultural.

ri.noticiasaominuto

Apple transfere produção para o Vietname e continua afastamento da China

As tensões entre com os EUA serão o motivo.

Reebok celebra o Orgulho LGBTQ+ com nova coleção

A Reebok prepara-se para lançar a sua nova coleção ‘All Types of Love’ e a campanha ‘Proud Notes’, com ativistas e influenciadores LGBTQ+.

ri.observador

Quase 39 milhões de desempregados nos EUA desde início da pandemia

Só na semana passada, mais de 2,4 milhões de pessoas pediram subsídio de desemprego, elevando o total de desempregados desde o início da pandemia para 38,6 milhões, um valor sem precedentes.

jornaleconomico

Plataforma quer metade dos fundos da UE investidos em empregos para mulheres

O fundo de apoio no valor de 500 mil milhões de euros deverá ser apresentado em breve pela Comissão Europeia e é às instituições europeias.

Espanha alivia confinamento nas zonas mais atingidas de Madrid e Barcelona

Estas regiões, onde está cerca de 30% da população de Espanha, juntam-se às restantes que, desde há duas semanas, já permitiam, por exemplo, a abertura de esplanadas com uma ocupação até 50% da sua capacidade ou a reunião no exterior ou em casa de até 10 pessoas, desde que sejam respeitadas as regras de distanciamento social.

Três em cada cinco empresas em Portugal não tinha política de teletrabalho

Três em cada cinco empresas em Portugal não tinha uma política de trabalho remoto quando a pandemia obrigou 70% dos colaboradores a entrar neste sistema, mas em 45% dos casos o volume de trabalho até aumentou, conclui um estudo.

ri.portugalnews

Programa “Portugal To Take off”

A AICEP lança o programa “Portugal To Take off”, focado em acelerar o crescimento das empresas portuguesas na Califórnia. O foco deste programa consiste em enfrentar os desafios com que a maioria dos empreendedores se depara ao entrar no mercado norte-americano. Inscreva-se já!

Reuniões online – Oriente e Europa

A PortugalFoods, dando continuidade à organização de um conjunto de Missões Virtuais que possibilitem às empresas portuguesas promover os seus produtos nos mercados internacionais e potenciar os seus negócios através de um matchmaking customizado, encontra-se a organizar duas missões distintas: reuniões online com compradores do Oriente e da Europa.

ri.publico

Sem formulários, Segurança Social alarga prazo para recibos verdes pedirem apoio

Requerimento de Maio ainda não está disponível. Segurança Social dá nova data-limite, mas não se compromete com prazo para o arranque.

Investigadores australianos conseguiram velocidade de Internet mais rápida do mundo

Equipa de três universidades atingiram uma velocidade de dados de 44,2 terabitspor segundo. Com esta velocidade, é possível descarregar mil milhões de filmes em segundos.