Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Confiança dos consumidores portugueses recupera com desconfinamento. Tem maior subida mensal de sempre
  2. Sentimento económico recupera em maio na zona euro após dois meses de fortes quebras
  3. Covid-19: PIB dos EUA recua 5% no primeiro trimestre
  4. Alemanha. PIB deverá cair 6,6% em 2020, mais que na crise financeira
  5. Países Baixos proíbem transporte de visons em todo o país
  6. 64 empresas assinam manifesto para novo paradigma de desenvolvimento sustentável
  7. Outros

1Confiança dos consumidores portugueses recupera com desconfinamento. Tem maior subida mensal de sempre

eco
Confiança dos consumidores registou o maior aumento da série, após ter apresentado em abril a maior redução face ao mês anterior e o valor mínimo desde maio de 2013. Continua em terreno negativo.

2Sentimento económico recupera em maio na zona euro após dois meses de fortes quebras

ri.lusa
O sentimento económico mostrou, em maio, os primeiros sinais de recuperação das consequências económicas da crise da covid-19 na zona euro e União Europeia (UE), depois de dois meses de quebras recorde, segundo a Comissão Europeia.

3Covid-19: PIB dos EUA recua 5% no primeiro trimestre

ri.lusa
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 5% no primeiro trimestre de 2020, sob efeito da pandemia de covid-19, de acordo com uma segunda estimativa divulgada hoje pelo Departamento do Comércio.

4Alemanha. PIB deverá cair 6,6% em 2020, mais que na crise financeira

dinheirovivo
O instituto económico alemão aponta para uma expansão já em 2021, prevendo um crescimento de 10,2%.

5Países Baixos proíbem transporte de visons em todo o país

ri.noticiasaominuto
As autoridades holandesas anunciaram hoje que proibiram o transporte de peles de visons em todo o país depois de dois trabalhadores de uma quinta do sul do país terem “provavelmente” contraído covid-19 através daqueles pequenos mamíferos.

664 empresas assinam manifesto para novo paradigma de desenvolvimento sustentável

eco
Entre as empresas que assinam o manifesto estão a Altri, a Brisa, a Cimpor, os CTT, a EDP, a Efacec, a Galp, a Jerónimo Martins, a NOS, a PT Portugal, a REN, a Sonae e a Navigator.

7Outros

ri.diariodenoticias

O fim da autonomia. China aprova a polémica lei de segurança nacional de Hong Kong

Entre os sete artigos propostos por Pequim, está uma disposição para um mecanismo legal que permite prevenir e punir, por exemplo, “subversão contra o poder do Estado”.

Governo deve reforçar apoios sociais e aos jovens e rever o lay-off

Propostas foram feitas ontem numa conferência organizada pelo antigo ministro do Trabalho Vieira da Silva.

dinheirovivo

EUA com 41 milhões de pedidos de subsídio de desemprego em dois meses

A média de pedidos em quatro semanas baixou para 2,6 milhões, em comparação com a média de 3 milhões registada na semana anterior.

Nielsen. Grande consumo cresceu em todas as fases da pandemia

Entre 24 de fevereiro e 15 de março, a fase de armazenamento, as categorias de higiene pessoal e lar e de alimentação apresentaram maior dinamismo.

eco

Segurança Social já pagou 470 milhões de euros às empresas com trabalhadores em lay-off

O Governo lançou o lay-off simplificado há dois meses e até ao momento a Segurança Social já pagou 470 milhões de euros em apoios aos empregadores que recorreram a este regime.

Retoma dá ganhos a Wall Street, mas tensões com o estatuto de Hong Kong preocupam

A tensões entre Washington e Pequim relacionadas com o estatuto de Hong Kong estão a subir de tom e a deixar os investidores preocupados. Ainda assim, desconfinamento continua a dar gás aos mercados.

Dos 304 novos casos de Covid-19, 87% foram na região de Lisboa. Morreram mais 13 pessoas

Aumentaram para 31.596 o número de casos de infetados com coronavírus no país. A esmagadora maioria das novas infeções foram na região de Lisboa.

Esperança de vida à nascença dos portugueses subiu para quase 81 anos

No espaço de uma década, verificou-se um aumento de 1,99 anos de vida para o total da população, ou seja, 2,11 anos para os homens e 1,64 anos para as mulheres.

Subsídio de desemprego sobe em abril para o valor mais alto em 15 anos

O valor médio mensal do subsídio de desemprego subiu para os 514,4 euros em abril, numa altura em que se verifica um aumento no número de desempregados.

ri.expresso

Centros comerciais podem não abrir já em Lisboa. Costa diz: ou todos ou nenhum

Primeiro-ministro admitiu atrasar abertura de centros comerciais, mas decisão está em aberto. Para já não é preciso, mas para travar um crescimento do surto na Grande Lisboa até cercas sanitárias individuais podem vir a ser consideradas. Pobres e imigrantes são mais afetados, graças às habitações degradadas e partilhadas e às difíceis condições de trabalho

Feira do Livro de Lisboa realiza-se entre 27 de agosto e 13 de setembro

O evento irá assim decorrer com a “normalidade possível, tendo em conta as restrições e condicionalismos que a situação provocada pela pandemia exigir”, refere a APEL. Esta decisão foi tomada em coordenação com a Câmara Municipal de Lisboa, acrescenta a associação

ri.jornalnegocios

PSA vai produzir máscaras cirúrgicas numa das suas fábricas

O grupo automóvel francês pretende produzir até 10 milhões de máscaras por mês no próximo ano.

Pandemia aumenta uso de embalagens e de não recicláveis

Estão a usar-se mais produtos descartáveis e, com as encomendas à distância a aumentar, o Governo admite que possa haver embalagens que não estão a ser devidamente contabilizadas para efeitos de ecovalor, a taxa que assegura os custos inerentes à reciclagem.

Portugal tem de reciclar 55% do lixo em 2025

O país corre contra o tempo para conseguir cumprir as metas com que se comprometeu com Bruxelas. Aspeto positivo é que, em tempos de pandemia, a população manteve os bons hábitos, diz quem gere, os fluxos para a reciclagem.

Queixas de consumidores sobre vendas online sobem 250% até maio

A Deco recebeu 3.500 reclamações relativas a compras online entre janeiro e maio, um aumento de 250% face ao número registado em igual período do ano anterior.

ri.lusa

Portugal pode receber 465 ME com reforço proposto para Fundo de Transição da UE

Portugal pode vir a receber 465 milhões de euros do Fundo de Transição Justa, face aos 79,2 milhões inicialmente previstos, à luz do reforço deste mecanismo no quadro do plano de recuperação proposto pela Comissão Europeia.

ri.observador

Negociador britânico admite que pandemia atrasou negociações para acordo pós-Brexit

O negociador britânico, David Frost, diz que as negociações para um acordo pós-Brexit estão atrasadas, mas o Reino Unido mantém-se determinado em não prolongar o período de transição.

jornaleconomico

Chipre vai cobrir custo das férias a turistas que ficarem infetados no país

Com o encerramento de todas as fronteiras durante quase três meses, o governo estima que devem perdem cerca de 70% dos 2,6 mil milhões de euros em receitas geradas pelo turismo.

Países têm de apresentar planos de recuperação para aceder a mecanismo da UE

A Comissão Europeia explicou hoje que, para acederem ao novo Mecanismo de Recuperação e Resiliência, de 560 mil milhões de euros, os Estados-membros têm de apresentar projetos, sendo as verbas alocadas às “maiores necessidades” e aos países mais afetados.

ri.portugalnews

“Portugal Exporta: Online para o Mundo”

Participe na sessão live stream “Portugal Exporta: Online para o Mundo” da AICEP para conhecer o Acelerador das Exportações Online, no dia 2 de junho, às 9h30.

COVID-19: Intenções de despedimento no Reino Unido

Mais de um quinto das entidades empregadoras britânicas planeia efetuar despedimentos nos próximos três meses, segundo um inquérito conduzido pela agência de recursos humanos, Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD).

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.

ri.publico

Layoff vai penalizar menos os salários e puxar mais pelas empresas, anuncia Costa

Primeiro-ministro ainda não revelou que percentagem do salário vão receber os trabalhadores em layoff nem até quando apostará nesta solução.

Cientistas voltam a realçar importância das máscaras para reduzir a transmissão da covid-19

Os investigadores avisam que são necessários mais estudos sobre a eficácia da filtragem do vírus em diferentes tipos de máscaras.

ri.sol

Petróleo. Preço deverá cair entre 45 e 65 dólares

Segundo a Moody’s, a pandemia da covid-19 vai afetar os mercados globais de três maneiras, sendo a primeira a ligação entre a evolução da economia e a procura de petróleo.

Trabalhadores independentes podem pedir apoio a partir do dia 30

Em causa está o apoio extraordinário à redução da atividade económica e o apoio previsto tem como limite mínimo 50% do valor do IAS (219,41 euros) e como máximo 635 euros.