Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Família Gonçalves: fiéis aos têxteis
  2. Portugueses privilegiam mais a compra de produtos nacionais
  3. INE revê em baixa queda do PIB do primeiro trimestre para 2,3%
  4. Exportações de Portugal para a China cresceram 28,7% em relação a fevereiro
  5. Economia sueca resiste ao impacto da pandemia e cresce 0,4%
  6. Economia francesa e italiana em recessão. PIB caiu 5,3% no primeiro trimestre
  7. Outros

1Família Gonçalves: fiéis aos têxteis

ri.jornalnegocios
Fazem têxteis para pessoas, casas e automóveis. As experiências financeiras no Grupo Espírito Santo e no BCP e a tecnológica na Efacec foram frustrantes. Fica a luta no negócio de sempre, começado por Manuel Gonçalves há mais de 80 anos.

2Portugueses privilegiam mais a compra de produtos nacionais

dinheirovivo
A pandemia de covid-19 levou os portugueses a privilegiarem a compra de produtos nacionais, apesar de terem aumentado as transações online.

3INE revê em baixa queda do PIB do primeiro trimestre para 2,3%

ri.lusa
O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,3%, em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2020, menos uma décima do valor divulgado na estimativa rápida (-2,4%), divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

4Exportações de Portugal para a China cresceram 28,7% em relação a fevereiro

dinheirovivo
Portugal quase duplicou as importações da China em março e as exportações para Pequim cresceram 28,7% em relação ao mês anterior.

5Economia sueca resiste ao impacto da pandemia e cresce 0,4%

jornaleconomico
O país que resistiu a implementar medidas de confinamento obrigatório assistiu a um crescimento do PIB no primeiro trimestre deste ano, um cenário que não se verifica no restante espaço europeu.

6Economia francesa e italiana em recessão. PIB caiu 5,3% no primeiro trimestre

eco
A economia francesa, bem como a Italiana, sofreu uma contração de 5,3% nos primeiros três meses do ano. Os dados divulgados esta sexta-feira revelam que os dois países estão em recessão técnica.

7Outros

ri.correiodamanha

Grécia vai permitir voos diretos de 29 países a partir de 15 de junho

Portugal está fora da lista. Visitantes com origem nesses países poderão, ainda assim, ser sujeitos a testes de coronavírus, segundo o ministério.

eco

Wall Street recua à espera da resposta de Trump à China

O S&P 500 e o Dow Jones arrancaram a última sessão da semana em “terreno negativo”, com os investidores expectantes quanto à resposta de Donald Trump à questão do estatuto de Hong Kong.

FMI pede “cuidado” na transição energética por causa da “estabilidade financeira”

O FMI alerta para a forma como a velocidade da transição energética para uma economia de baixas emissões carbónicas pode afetar a estabilidade financeira.

Exportações têm a maior quebra desde 2009. Pandemia arrasa turismo

As exportações de bens e serviços contraíram 4,9% no primeiro trimestre, a maior queda desde o terceiro trimestre de 2009. Estavam a crescer há 40 trimestres consecutivos.

Eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas. Classe B passa a ser a mais eficiente

A UE aprovou novas etiquetas energéticas, mais simples de interpretar, diz a Deco: a nova escala vai do A (mais eficiente) ao G (menos). Para já a classe B será a melhor para poupar na conta da luz.

Preços baixam com a pandemia. Taxa de inflação de -0,7% em maio

Em maio, a taxa de inflação fixou-se nos -0,7%, o valor mais baixo desde julho de 2014. Em abril tinha sido de -0,2%.

ri.expresso

Crédito malparado de particulares e empresas desce em abril

Em abril, o valor dos empréstimos aos particulares era de 118,7 mil milhões de euros, menos 0,14% do que em março e mais 3,10% do que em abril de 2019

ri.jornalnegocios

Cortes de telecomunicações, água e luz continuam proibidos até fim de setembro

Várias medidas de apoio ao orçamento das famílias foram publicadas em Diário da República.

Portugal travou a epidemia, mas confiança tarda em melhorar

O sentimento económico em Portugal renovou o mínimo histórico em maio. Mesmo em países onde a pandemia foi mais intensa, a tendência não parece ser tão depressiva. Porém, os consumidores dão sinais positivos de recuperação.

ri.lusa

Covid-19: Mário Centeno considera que resposta europeia “é um salto na integração”

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, afirmou hoje que as medidas da resposta europeia à crise são “um salto na integração” da União Europeia, considerando que “é muito mais fácil fazer progressos em tempo de crise” do que em contextos favoráveis.

Covid-19: BE defende que apoios a empresas devem garantir salários a 100% e vínculos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu hoje que os apoios às empresas devem garantir que os salários são pagos a 100% e que os trabalhadores mantêm o vínculo, incluindo os precários.

Covid-19: Vendas no comércio a retalho caem 21,6% em abril – INE

As vendas do comércio a retalho caíram 21,6% em abril, face ao mesmo mês de 2019, uma descida principalmente nas vendas de produtos não alimentares, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Covid-19: Louvre, Torre Eiffel e Versailles vão continuar fechados aos turistas

O museu do Louvre, a Torre Eiffel e o Palácio de Versailles são alguns dos monumentos icónicos franceses cujas visitas continuarão interditas, mesmo quando o país levantar as restrições relativas à pandemia da covid-19 na próxima semana.

modalisboa

As máscaras sociais dos nossos designers

A palavra proteção tem hoje um significado maior. Estamos num momento de mudança em que os sorrisos andam mais escondidos que o normal. As máscaras são hoje e serão no futuro próximo um essencial de proteção. Se precisamos usá-las, que sejam com design português.

ri.noticiasaominuto

Cursos, palestras e workshops gratuitos nas redes do El Corte Inglés

Âmbito Cultural da cadeia de armazéns tem disponibilizado, ao longo dos últimos meses, uma programação online totalmente gratuita nas redes sociais.

Dinamarca e Noruega reabrem respetivas fronteiras mas excluem Suécia

Os governos da Dinamarca e da Noruega anunciaram hoje que a partir de 15 de junho vão permitir viagens turísticas entre os dois países, tendo excluído a Suécia desta reciprocidade, devido à situação epidemiológica da covid-19 registada naquele território.

‘It’s a good day for denim’. A nova coleção da Kocca aposta na ganga

Descubra as tendências da estação.

jornaleconomico

Portugal regista 31.946 casos confirmados de Covid-19 e 1.383 mortes

A Direção-Geral de Saúde confirmou mais 14 mortes nas últimas 24 horas, no boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira.

ri.portugalnews

E-commerce em forte expansão no mercado francês

Segundo a Fédération du e-commerce et de la vente à distance, França foi em 2019 o quarto maior mercado do mundo para o e-commerce após a China, EUA e Reino Unido (FEVAD, 2020). Este setor tem vindo a crescer em média cerca de 13,5 por cento ao ano desde 2014 (FEVAD, 2020), tendo atingido os 103,4 mil milhões de euros em 2019 (FEVAD, 2020), empregando cerca de 180.000 colaboradores (FEVAD, 2020).

Especialistas mundiais em reúnem-se em workshop digital sobre Materiais Sustentáveis

A Fibrenamics, plataforma internacional de I&D da Universidade do Minho, reúne especialistas mundiais em materiais sustentáveis na 2ª edição do Workshop Internacional Fibrenamics, que terá lugar no próximo dia 3 de junho. Com o tema “Shaping the Future with Sustainable Materials — Opportunities after the Pandemic”, este workshop irá decorrer em formato digital e a participação é gratuita.

AICEP lança Acelerador das Exportações Online

A AICEP vai lançar o Acelerador das Exportações Online, uma nova funcionalidade que apoia as empresas portuguesas a exportar online, com recurso a Inteligência Artificial. O lançamento terá lugar na próxima terça-feira, dia 2 de junho, às 9h30, com transmissão Live na Plataforma Portugal Exporta.

ri.publico

EUA e Europa parecem ser mais atingidos pela covid-19 do que a Ásia. Investigadores estudam porquê

Enormes diferenças na mortalidade levam a especulações sobre genes, resposta imunitária e mutações.

ri.sol

Graça Freitas pede a jovens que alterem comportamento e lembra que “isto não é uma constipação”

Jovens são padrão dos novos contágios da Grande Lisboa. Graça Freitas preocupada com comportamento deste grupo etário.