Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Economia perdeu num mês o que ganhou em dois anos
  2. PIB pode registar quebra entre 9% a 15% em 2020
  3. Covid-19. Trabalhadores em maior risco representam entre 17% e 31% do emprego, refere estudo da Universidade Católica
  4. China vê uma recuperação em V mas analistas apontam exceção
  5. PIB do Brasil deverá recuar 6,25% em 2020, prevêem analistas
  6. AICEP lança Acelerador das Exportações Online
  7. Outros

1Economia perdeu num mês o que ganhou em dois anos

ri.jornalnegocios
Num mês de pandemia, a economia portuguesa perdeu 1,9 mil milhões de euros, montante que levou dois anos a recuperar. PIB foi penalizado pela quebra no turismo e no consumo.

2PIB pode registar quebra entre 9% a 15% em 2020

dinheirovivo
As previsões têm como base os “dados muito negativos de abril e maio” e aos “grandes atrasos nas ajudas públicas”.

3Covid-19. Trabalhadores em maior risco representam entre 17% e 31% do emprego, refere estudo da Universidade Católica

ri.expresso
O número de trabalhadores em maior risco por causa da pandemia de covid-19 representa entre 17% e 31% do total do emprego em Portugal, de acordo com um estudo da Católica Lisbon.

4China vê uma recuperação em V mas analistas apontam exceção

ri.jornalnegocios
A China, assim como alguns outros países asiáticos, estão a assistir a uma recuperação pós-pandemia a pique. Contudo, este não é um motivo de esperança para o resto do mundo, defendem os analistas, que veem este cenário como excecional.

5PIB do Brasil deverá recuar 6,25% em 2020, prevêem analistas

jornaleconomico
Esta é a décima sexta queda consecutiva das previsões para o PIB registada no Boletim Focus, um informe divulgado semanalmente pelo Banco Central do país com projeções de 100 analistas de mercado, e que na semana passada sinalizou uma queda de 5,89% do PIB brasileiro para este ano.

6AICEP lança Acelerador das Exportações Online

ri.portugalnews
A AICEP vai lançar o Acelerador das Exportações Online, uma nova funcionalidade que apoia as empresas portuguesas a exportar online, com recurso a Inteligência Artificial. O lançamento terá lugar na próxima terça-feira, dia 2 de junho, às 9h30, com transmissão Live na Plataforma Portugal Exporta.

7Outros

ri.diariodenoticias

EDP aumenta salário de entrada de licenciados para 1.500 euros por mês

A empresa justifica a decisão com a vontade de valorizar as remunerações mais baixas e as novas contratações de profissionais.

Os cinco principais erros no uso de máscaras. Sabe quais são?

Colocar a máscara ao queixo é um dos erros mais comuns mas a Direção-Geral aponta outras falhas que são cometidas pelas pessoas na utilização desta proteção.

dinheirovivo

Esta ferramenta ajuda as mulheres a negociar salários nas tecnológicas

Projeto Salary Transparency, da comunidade Portuguese Women in Tech, é uma base de dados salarial pública para diferentes cargos e perfis.

Eduardo Pinheiro: “Uso do transporte público ainda está 70% abaixo do normal”

Portugueses continuam longe dos transportes, à boleia do teletrabalho e da covid-19. Mas o secretário de Estado da Mobilidade insiste na solução coletiva, nas bicicletas e na mobilidade elétrica.

Português ISQ ajuda a testar máscaras para os funcionários do CERN

Funcionários do maior laboratório de partículas do mundo contam com ajuda do instituto português para proteção certificada.

eco

Mais de metade dos profissionais de saúde apresenta sinais de burnout e stress

Mais de metade dos profissionais de saúde apresentaram sinais de burnout, stress e ansiedade, sendo que 35% apresentam mesmo elevados níveis de exaustão, conclui estudo da FMUP.

Teleperformance quer 4.000 trabalhadores em modelo remoto até final do ano

Empresa desenvolveu novo conceito de trabalho em equipa na cloud. Quer, até ao final do ano, ter cerca de 4.000 trabalhadores a operar a partir deste modelo.

Confinamento aumenta poupança das famílias. Depósitos cresceram 2 mil milhões em abril

O montante depositado pelas famílias portuguesas na banca atingiu um novo recorde de mais de 158 mil milhões de euros, em abril. Em pleno confinamento, montante engordou mais de 2 mil milhões.

Wall Street abre em queda com escalada dos protestos nas ruas

Bolsas norte-americanas abriram a primeira sessão da semana em queda perante a onda de violência nas ruas em várias cidades dos EUA na sequência da morte de um homem negro sob custódia da polícia.

Garnier produz gel, mas agora para desinfetar as mãos

Gel purificante vai ser comercializado a partir deste mês e a totalidade do valor angariado com a venda do cosmético vai ser doado à Cruz Vermelha Internacional.

ri.lusa

Covid-19: ASAE apreende 206 mil máscaras num valor superior a 340 mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 206 mil máscaras a dois armazenistas importadores, num valor estimado de 342 mil euros, por estas estarem fora dos requisitos de segurança, anunciou hoje a entidade.

Dívida pública atingiu recorde de 262,1 mil ME em abril – BdP

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, um valor recorde, segundo os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

modalisboa

Qual o futuro da cultura e da criatividade?

De 18 a 20 de junho, mais de 40 autores, pensadores e decisores participam no festival online Oeiras Ignição Gerador, que propõe pensar o papel fundamental da cultura e da criatividade, hoje e no futuro.

ri.noticiasaominuto

Pandemia tem provocado caos na economia da Guiné-Bissau

O economista guineense Santos Fernandes afirmou hoje que a pandemia do novo coronavírus tem provocado o caos na economia da Guiné-Bissau e vão ser precisos apoios, porque o setor privado está com dificuldades.

Blaire Hydro. Dr Martens apresenta a nova sandália sensação

As Blaire Hydro estão disponíveis em branco, rosa pastel e verde menta. Suaves e estivais estas sandálias não perdem ao mesmo tempo a resistência característica do icónico calçado Dr Martens.

H&M Studio lança coleção de verão com peças sustentáveis

Veja as imagens.

ri.observador

Medidas de apoio a emprego e famílias podem atingir 3,5 mil milhões de euros

Os programas adotados pelo Governo para apoiar famílias e empregos, devido ao impacto da pandemia, podem atingir os 3,5 mil milhões de euros, quase 2% do Produto Interno Bruto.

Itália abre fronteiras mas exclui países que impõem restrições a italianos

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano disse acreditar “no espírito europeu”, mas sublinhou que a Itália esta pronta “para fechar as fronteiras” àqueles que não a respeitam.

jornaleconomico

Eventos cancelados em Portugal geram prejuízos de 20 milhões de euros no segundo trimestre

Estas empresas, que atingiram uma faturação superior a 100 milhões de euros em 2019, são responsáveis pelos serviços técnicos de todos os grandes eventos realizados em Portugal como o Rock in Rio, Web Summit, NOS Alive, entre outros.

ri.portugalnews

Revista Portugalglobal – Edição de junho de 2020

A Revista Portugalglobal de junho de 2020, publicação mensal da AICEP, aborda a temática da cibersegurança. Com um mundo cada vez mais ligado, a tecnologia desempenha um papel fundamental na eficiência das operações, sendo a proteção de dados uma obrigatoriedade. Assim, a cibersegurança deve constituir uma prioridade para as empresas portuguesas.

Ciclo “Desafios do E-commerce”

A ADP, em parceira com a AICEP e diversas empresas, organiza o Ciclo “Desafios do E-commerce”. Assim, reuniu as mais reputadas empresas e especialistas na área do e-commerce, com o objetivo de abordar as melhores praticas e debater os principais desafios do e-commerce.

A economia na Grécia

A delegação da AICEP na Grécia divulga uma nota sobre a economia grega.

CCIP apoia a exportação

Retome as suas exportações com a facilidade dos serviços da CCIP. Saiba porque escolher a Câmara de Comércio para emitir os documentos de apoio à sua exportação.

10 por cento das empresas considera que a morosidade ameaça a sua sobrevivência

Segundo o Estudo de Risco de Crédito realizado pela Crédito y Caución e Iberinform, três em cada quatro empresas portuguesas sofrem impactos negativos da morosidade.

ri.publico

O regresso dos centros comerciais: máscaras, desinfectante e promoções

A reabertura dos centros comerciais já começou por todo o país — com excepção da Área Metropolitana de Lisboa — depois de mais de dois meses fechados devido à pandemia de covid-19. O PÚBLICO foi ao Norteshooping e ao Mar Shopping, no Porto e em Matosinhos, respectivamente, para perceber como decorria a “nova normalidade” nestas duas grandes superfícies.