Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Grande maioria das empresas voltou ao trabalho. 73% sente quebra nas vendas
  2. Taxa de desemprego baixa para 6,2% em março – INE
  3. Covid-19: Já chegaram às empresas 3.583 ME através das linhas de crédito – Siza Vieira
  4. Alemanha prepara segundo plano de relançamento em dois meses
  5. Brexit. Barnier fala em “semana decisiva” para avanços nas negociações
  6. O novo consumidor está aí: mais digital, mais racional, menos social
  7. Outros

1Grande maioria das empresas voltou ao trabalho. 73% sente quebra nas vendas

eco
Na segunda quinzena de maio, período que marca a segunda fase de desconfinamento, 92% das empresas já estavam a operar. Mas 73% dizem sentir quebra no negócio.

2Taxa de desemprego baixa para 6,2% em março – INE

ri.lusa
A taxa de desemprego baixou 0,2 pontos percentuais de fevereiro para março, e 0,3 pontos percentuais em termos homólogos, para 6,2%, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

3Covid-19: Já chegaram às empresas 3.583 ME através das linhas de crédito – Siza Vieira

ri.lusa
O ministro da Economia disse hoje já terem chegado às empresas 3.583 milhões de euros no âmbito das linhas de crédito lançadas pelo Governo, que vai agora criar novas linhas “dirigidas especificamente às micro e pequenas empresas”.

4Alemanha prepara segundo plano de relançamento em dois meses

ri.expresso
Angela Merkel está a negociar com os parceiros de coligação um novo pacote de estímulo fiscal que poderá chegar aos 80 mil milhões de euros. O objetivo é relançar a economia após a pandemia e contraria uma queda de 6% do PIB, a maior desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

5Brexit. Barnier fala em “semana decisiva” para avanços nas negociações

ri.noticiasaominuto
O negociador-chefe da União Europeia (UE) para a futura relação comercial com o Reino Unido, Michel Barnier, disse hoje que a semana de negociações que agora arranca “é decisiva”, instando a progressos, dado o balanço no final do mês.

6O novo consumidor está aí: mais digital, mais racional, menos social

ri.expresso
As vendas online disparam, mas o comércio de proximidade também cresceu e há mais mudanças no horizonte. “A crise terá consequências duradouras na forma como sentimos ou nos comportamos e na forma como nos relacionamos com as marcas e com o consumo”, diz Pedro Pimentel, da CentroMarca

7Outros

ri.diariodenoticias

Espanha com zero mortes no boletim nacional pelo segundo dia consecutivo

Apesar de várias comunidades autonómicas apresentarem mortes nos seus territórios na segunda e terça-feira, o boletim nacional mantém desde domingo o número de 27.127 como o total de óbitos no país.

dinheirovivo

Cinemas, teatros e casas de espetáculos voltam a funcionar em Portugal

Após dois meses e meio fechados devido à pandemia, vários espaços culturais reabriram as portas a partir desta segunda-feira em Portugal.

Dono da Springfield com 111 lojas abertas.Lay-off mantém-se nas por reabrir

Em lay-off estão apenas os trabalhadores das 42 superfícies na Área Metropolitana de Lisboa que aguardam data de reabertura.

eco

Fronteiras com Espanha devem continuar fechadas até ao fim de junho

Ministro da Administração Interna admite manter encerradas as fronteiras terrestres e aérea com Espanha, enquanto existir uma quarentena interna no país vizinho.

Restrições aos voos da União Europeia deverão ser levantadas na segunda quinzena de junho

O ministro da Economia antecipa que as restrições aos voos dentro da União Europeia deverão ser levantadas na segunda quinzena de junho.

Há 195 novos casos de coronavírus, 81% em Lisboa e Vale do Tejo. Já morreram 1.436 pessoas

Aumentou para 32.895 o número de pessoas infetadas com o novo coronavírus no país. A esmagadora maioria das novas infeções foram registadas na região de Lisboa.

Governo prevê liquidar reembolsos de IRS até final do mês

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital diz que já aprendeu a não se comprometer com datas, mas que o objetivo do Governo é que a liquidação do imposto aconteça ainda este mês.

ri.jornalnegocios

Maioria dos portugueses a favor de uso do telemóvel para vigiar covid-19

No caso de voltar a surgir uma nova vaga de infeções, 81% dos portugueses concorda com a aplicação de novos períodos de confinamento rigoroso como o que existiu durante o estado de emergência.

ri.lusa

Petróleo da OPEP valoriza-se 16% entre sexta-feira e segunda-feira

O preço do barril de petróleo da OPEP subiu para 33,68 dólares na segunda-feira, mais 16% do que na sexta-feira, tendo recuperado o nível que tinha em meados de março, informou hoje o cartel petrolífero em Viena.

ri.noticiasaominuto

Siza Vieira admite aumento do número de insolvências nos próximos tempos

O ministro da Economia admitiu hoje que “o ritmo de insolvências vai aumentar” devido à crise pandémica, salientando que o plano de estabilização económica e social a lançar pelo Governo visa “estimular a economia” para travar novos encerramentos.

Futuro do trabalho deve ser mais inclusivo, alerta a Adecco

“Qualquer evolução no setor de emprego deve garantir a inclusão e a diversidade”, defende a Adecco.

ri.observador

Wall Street fecha em alta com investidores a ignorarem protestos e crise com China

A bolsa nova-iorquina fechou esta segunda-feira em alta, com os investidores a ignorarem a tensão crescente sino-norte-americana e os protestos contra o racismo.

Portas fecham quando a lotação se aproxima do limite. Depois do confinamento, milhares de pessoas voltaram ao NorteShopping

Ainda antes da abertura já havia quem esperasse à porta. Houve filas, distanciamento e várias regras para cumprir. No primeiro dia de regresso à atividade, o NorteShopping recebeu milhares de pessoas.

Quase metade das empresas quer manter regime de teletrabalho

Mais de 90% das empresas adotaram o teletrabalho devido à pandemia Covid-19 e quase metade pretende mantê-lo no futuro, embora a maioria apenas de forma parcial.

jornaleconomico

46 mil empresas pediram prorrogação do layoff simplificado

O layoff simplificado abrangeu, numa fase inicial, 100 mil entidades empregadoras, com menos de metade a pedirem o alargamento desta medida, avançou hoje o ministro da Economia.

ri.portugalnews

Webinar: E-commerce Imersivo – Novas Fronteiras da Realidade Virtual e Aumentada

A AICEP, no âmbito do programa Exportar Online, promove, no dia 5 de junho, às 10h00, o webinar E-commerce Imersivo – Novas Fronteiras da Realidade Virtual e Realidade Aumentada, no qual será abordada a aplicação destas tecnologias ao e-commerce e a forma como podem potenciar mais e melhores oportunidades de negócio.

Impacto da COVID-19 nas empresas

O Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal lançaram o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas (COVID-IREE), com frequência semanal, tendo como objetivo identificar os efeitos da pandemia na atividade das empresas. Esta informação é necessária para que se possam reconhecer tendências e perspetivar linhas a seguir para minorar impactos económicos, nomeadamente sobre as próprias empresas.

ri.publico

Estudo faz nova abordagem ao papel do erro na aprendizagem

Estudo teve a participação de cientistas do Centro Champalimaud.

Duração das chamadas móveis atinge máximo histórico

A duração média das chamadas aumentou para 184 segundos, no primeiro trimestre do ano, ao passo que o tráfego de voz móvel subiu 12% em termos homólogos.

ri.sol

Consumo dos portugueses aproxima-se dos valores pré-pandemia

Lisboa e Vale do Tejo é a região do país que continua a registar o maior abrandamento no consumo desde que foi decretado o estado de emergência, com os valores mais baixos do país no que se refere às compras físicas.