Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal sobe dois lugares e ocupa 37.ª posição na lista de países mais competitivos
  2. Covid-19: Empresas com menos 35% de negócio em abril e 30% em maio – BdP
  3. Custo da mão-de-obra sobe 3,7% na zona euro e 6,5% em Portugal no 1.º trimestre
  4. Inflação homóloga na Alemanha continua a desacelerar, para 0,6% em maio
  5. Retalho nos EUA sobe 18% em maio, um recorde. Bolsa dispara
  6. Capital da arte têxtil é cada vez mais referência no Mundo
  7. Outros

1Portugal sobe dois lugares e ocupa 37.ª posição na lista de países mais competitivos

ri.lusa
Portugal sobe duas posições no ‘ranking’ dos países mais competitivos a nível mundial face a 2019, para 37.ª posição, de acordo com a classificação do IMD World Competitiveness Center de 2020 hoje divulgada pela Porto Business School.

2Covid-19: Empresas com menos 35% de negócio em abril e 30% em maio – BdP

ri.lusa
As empresas portuguesas diminuíram o volume de negócios em 35% em abril e em 30% em maio, segundo uma estimativa do Banco de Portugal (BdP) baseada no inquérito feito juntamente com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

3Custo da mão-de-obra sobe 3,7% na zona euro e 6,5% em Portugal no 1.º trimestre

ri.lusa
Os custos horários da mão-de-obra aumentaram no primeiro trimestre 3,4% na zona euro e 3,7% na União Europeia (UE), com Portugal a crescer acima da média (6,5%), face ao período homólogo, segundo o Eurostat.

4Inflação homóloga na Alemanha continua a desacelerar, para 0,6% em maio

dinheirovivo
Agência federal de estatística alemã (Destatis) afirma o índice de preços no consumidor reflete uma queda de 0,1% em maio em relação ao mês de abril.

5Retalho nos EUA sobe 18% em maio, um recorde. Bolsa dispara

ri.observador
Investidores animados com indicador que reforça confiança numa “recuperação em V”. Bolsa sobe e já ganha mais de 40% em comparação com os mínimos tocados em março.

6Capital da arte têxtil é cada vez mais referência no Mundo

ri.jornaldenoticias
Contextile recebeu 1150 obras candidatas a concurso internacional que vai expor 58 em Guimarães. Bienal dedica 5.a edição aos “Lugares de Memória”.

7Outros

ri.diariodenoticias

Cerimónia dos Óscares 2021 adiada para 25 de abril

Condicionada pela pandemia, a academia de cinema dos Estados Unidos anunciou a nova data da cerimónia dos Óscares de 2021, estendendo também o período de elegibilidade de filmes que será até fevereiro do próximo ano.

dinheirovivo

Lay-off chegou a 850 mil trabalhadores. Foram pagos 580 milhões de euros

Ana Mendes Godinho indicou ainda que os apoios excecionais custaram até agora 778 milhões de euros e foram apoiadas mais de um milhão de pessoas.

Bónus salarial vai ser pago diretamente aos trabalhadores em julho

O montante varia entre 100 e 351 euros para os trabalhadores com salário até 1270, ou seja, dois salários mínimos nacionais.

Siza Vieira. Digitalização do comércio e serviços é “absolutamente essencial”

Pedro Siza Vieira defendeu a importância da digitalização durante a apresentação das novas iniciativas do programa ComercioDigital.pt.

Recessão será a mais violenta desde 1928 (ou pior) e turismo afunda 60%

Orçamento suplementar assenta numa previsão de recessão de 6,9%. Banco de Portugal avisa que segunda vaga de covid-19 afundará a economia em 13,5%.

Taxa de ofertas de emprego recua no primeiro trimestre na zona euro e UE

Na UE, o indicador recuou também para 1,9%, quer na variação homóloga (2,3%), quer na comparação trimestral (2,1%).

eco

Aplicações de “contact tracing” para Covid-19 serão compatíveis dentro da UE

Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a um acordo que vai permitir a compatibilidade intracomunitária das aplicações de “contact tracing” ao novo coronavírus.

Bruxelas tira “lições da crise” e avança com revisão da política comercial da UE

A revisão da política comercial da UE inclui uma consulta pública para obter contribuições do Parlamento Europeu, dos Estados-membros, das partes interessadas e da sociedade civil.

PME portuguesas entre as mais afetadas na crise. Ainda têm dificuldades para se financiar

Falta de diversificação nas fontes de financiamento é um dos desafios. BCE concluiu que, mesmo com dificuldade em conseguir crédito da banca, poucas empresas recorrem a instrumentos de mercado.

Há 300 novos casos de coronavírus. 78,7% são em Lisboa e Vale do Tejo

Aumentou para 37.336 o número de infetados com coronavírus no país. Dos 300 novos casos detetados nas últimas 24 horas, 236 foram na região de Lisboa e Vale do Tejo.

ri.expresso

Covid-19. Cerca de metade dos novos casos é atribuível ao desconfinamento, aponta estudo

A empresa de analítica avançada PSE conclui ainda que o impacto do desconfinamento nas novas infeções é esperado em 12 a 14 dias. E assinala a Área Metropolitana de Lisboa e a região Norte como “zonas de observação”, tendo em conta “o potencial risco de transmissão comunitária pela contiguidade geográfica”

A feira de emprego da Universidade do Porto este ano é virtual

A feira de emprego da Universidade do Porto acontece esta quarta e quinta-feira, mas, pela primeira vez, numa versão totalmente online

ri.jornalnegocios

Mais de 80% das empresas pediram prolongamento do lay-off

Há 105 mil empresas com apoios pagos no âmbito do lay-off simplificado e houve 87 mil que pediram o prolongamento do lay-off. Estado gastou 580 milhões de euros com apoios que já abrangem 850 mil pessoas.

ONU prevê que investimento estrangeiro caia 40% em 2020

A confirmar-se a previsão do organismo da ONU, isso significaria um investimento estrangeiro de cerca de 600 mil milhões de dólares (533 mil milhões de euros), o pior valor em 17 anos, de acordo com as estatísticas da UNCTAD.

ri.lusa

Covid-19: Banco de Portugal mantém previsão da taxa de desemprego nos 10,1% em 2020

O Banco de Portugal prevê que a taxa de desemprego seja de 10,1% em 2020, diminuindo para 8,9% em 2021 e 7,6% em 2022, e aponta para uma quebra de 4,5% do emprego este ano.

Covid-19: Banco de Portugal revê projeções em baixa e estima queda do PIB de 9,5% em 2020

O Banco de Portugal prevê uma recessão económica de 9,5% em 2020 devido à pandemia de covid-19, abaixo dos 5,7% projetados no anterior cenário adverso, com recuperações de 5,2% em 2021 e 3,8% em 2022.

modalisboa

Summer Essentials: Looks de designers nacionais na cor pantone deste ano

Este ano, não pudemos desfrutar da primavera como habitualmente, mas o verão que se aproxima traz-nos a esperança e o otimismo que precisamos para continuarmos as nossas rotinas. O regresso à “normalidade” exige um guarda-roupa à altura, com peças de designers portugueses.

ri.observador

Retalho brasileiro recua 16,8% em abril face a março, impactado pela pandemia

O comércio de retalho brasileiro recuou 16,8% em abril em relação ao mês de março, registando o pior resultado desde o início da série histórica, em janeiro de 2000, e a segunda queda consecutiva.

jornaleconomico

Tetra Pak promete alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030

A empresa compromete-se também a alcançar zero emissões de GEE – Gases com Efeito de Estufa na totalidade da sua cadeia de valor até 2050.

AIE prevê forte recuperação da procura de petróleo em 2021

Nas primeiras previsões para 2021, a AIE prevê um salto sem precedentes de 5,7 milhões de barris por dia da procura mundial em relação a 2020, um ano marcado pela pandemia da Covid-19.

ri.portugalnews

Marrocos determina obtenção de licença prévia para a importação de máscaras de proteção

A importação de máscaras de proteção de algumas posições pautais está sujeita à obtenção prévia de uma licença de importação.

Feira internacional “MosShoes’Outono 2020”

Decorrerá em Moscovo, de 8 a 11 de setembro 2020, no parque de exposições “Crocus Expo”, a 83ª edição da Feira Internacional de Calçado “MosShoes” (edição de outono).

“Mercado Alemão – Principais desafios para as empresas portuguesas”

A AIMMAP realizou, no passado dia 15 de junho, o webinar “Mercado Alemão – Principais desafios para as empresas portuguesas”, aberto aos seus associados e empresários em geral. A AICEP, através da sua delegação em Berlim, interveio, caracterizando a situação na Alemanha e oportunidades no setor Metalúrgico e Metalomecânico, lado a lado com a Câmara de Comércio Luso-Alemã e a associação alemã de responsáveis de compras industriais.

AICEP lança primeiro estudo sobre setor dos Business Services

A AICEP lança o primeiro estudo detalhado sobre o setor dos Business Services em Portugal, desenvolvido pela Agência em colaboração com a IDC Portugal e a NOVA – IMS. Assim, organiza o webinar intitulado “Apresentação do Estudo – Business Service Centres 2019”, no dia 16 de junho, às 15h30.

ri.sol

Web Summit vai mesmo realizar-se este ano em Lisboa

Confirmação foi dada pelo fundador da cimeira.