Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal com taxa de emprego de 76,1% em 2019, acima do objetivo de desenvolvimento
  2. 99% das lojas nos shoppings já reabriram. Tráfego abaixo da lotação legal
  3. Pandemia atira défice externo para quase 900 milhões de euros
  4. Confiança dos consumidores da UE sobe em junho mas ainda abaixo da média
  5. Itália prepara estímulos superiores a 20 mil milhões. Défice orçamental deverá superar 11%
  6. Portugal melhora objectivo de erradicação da pobreza
  7. Outros

1Portugal com taxa de emprego de 76,1% em 2019, acima do objetivo de desenvolvimento

ri.lusa
Portugal tem aumentado a taxa de emprego desde 2013 (quando atingiu o mínimo de 65,4%), tendo, em 2019, chegado aos 76,1%, acima da média da União Europeia (UE 73,1%) e da meta de 75% dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

299% das lojas nos shoppings já reabriram. Tráfego abaixo da lotação legal

dinheirovivo
Centros comerciais já reabriram mas a lotação tem estado abaixo da permitida por lei. Praticamente a totalidade das lojas nos espaços já reabriram.

3Pandemia atira défice externo para quase 900 milhões de euros

dinheirovivo
Degradação do saldo é de mais de 300% face ao ano passado. Queda do turismo teve o maior peso na redução da balança de serviços

4Confiança dos consumidores da UE sobe em junho mas ainda abaixo da média

eco
O indicador do sentimento económico subiu em junho tanto na Zona Euro como na União Europeia, mas ainda está negativa e abaixo das médias de longo prazo, segundo a Comissão Europeia.

5Itália prepara estímulos superiores a 20 mil milhões. Défice orçamental deverá superar 11%

jornaleconomico
A dívida pública poderá, assim, ser catapultada para valores 157% superiores aos níveis de produção nacional.

6Portugal melhora objectivo de erradicação da pobreza

ri.publico
Dados do Eurostat mostram que a tendência no país tem melhorado, mas a um ritmo mais lento do que seria desejado, e que ainda há campos em que a situação é bastante negativa

7Outros

ri.correiodamanha

Autoeuropa prolonga `layoff´ até 17 de julho mas paga salários na íntegra

Volkswagen decidiu suspender a produção na fábrica de automóveis da Autoeuropa em Palmela, no distrito de Setúbal, no dia 17 de março, devido à pandemia da covid-19.

ri.diariodenoticias

Turbinas eólicas não prejudicam a saúde, conclui estudo

Cientistas analisaram os sons de baixa frequência, inaudíveis, que são produzidos pelas torres eólicas e concluíram que não têm efeito na saúde dos humanos.

eco

Governo vai reforçar fiscalização nos centros comerciais de Lisboa e Vale do Tejo

Devido ao elevado número de casos de coronavírus que tem vindo a ser registado na região de Lisboa, o Governo vai apertar a fiscalização nos centros comerciais.

Só os créditos de carbono certificados permitem compensacões de CO2 eficientes

De acordo com a análise do Intituto Coordenadas de Gobernanza y Economía Aplicada, apenas os créditos de carbono certificados oficialmente permitem modelos eficientes de compensão de CO2.

Wall Street volta ao escritório. Índices recuam com aumento de casos de Covid-19

No dia em que traders e banqueiros puderam voltar aos escritórios, as bolsas norte-americanas recuam face ao aumento no número de casos de Covid-19 no país.

Afinal, ainda falta portaria para concretizar apoio às empresas que saiam de lay-off

Três meses depois de ter sido anunciado o incentivo extraordinário destinado às empresas que saiam do lay-off ainda falta uma portaria para o concretizar.

Há 259 novos casos de Covid-19 e 63,3% são em Lisboa. Já morreram 1.534 pessoas

Aumentou para 39.392 o número de infetados com coronavírus no país. Dos 259 novos casos detetados nas últimas 24 horas, 164 foram na região de Lisboa e Vale do Tejo.

ri.expresso

Suíços decidem em 27 de setembro se querem fim da circulação entre o país e a UE

A iniciativa começou a tomar forma em 2018 com a recolha de assinaturas para solicitar a realização de um referendo

Vem aí uma vaga de calor que traz poeiras do deserto do Sara e risco máximo de incêndios

Esta segunda-feira, doze distritos de Portugal continental estão sob risco extremo de exposição à radiação ultravioleta. E, na terça-feira, o país será atingido por uma massa de calor do norte de África e por poeiras provenientes do deserto do Sara. IPMA aconselha a usar óculos de sol com filtro e a proteger sobretudo as crianças

ri.jornalnegocios

Boris Johnson prepara novo plano para conseguir acordo pós-Brexit

A comissão de estratégia do Governo para o Brexit vai avaliar esta semana as áreas em que um acordo pode ser alcançado, como a possibilidade de um compromisso em redor das condições equitativas em termos de direito laboral e ambiental exigidas pela UE, acrescenta o FT.

BE insiste na nacionalização da Efacec para evitar “dramáticas consequências”

O Bloco de Esquerda (BE) insistiu hoje na nacionalização da Efafec, justificando que é a solução que evitará uma “desvalorização” da empresa e uma “perda de capacidade” que poderá ter “dramáticas consequências laborais e sociais”.

ri.lusa

Número de desempregados inscritos aumenta 34% em maio – IEFP

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34% em maio face ao mesmo mês do ano anterior e 4,2% comparando com abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Mais de 60 autores portugueses na Feira do Livro de Leipzig em 2021

Adília Lopes, Mário de Carvalho e Raul Brandão são alguns dos autores a publicar em alemão, no âmbito da próxima edição da Feira do Livro de Leipzig, que se realiza entre 18 e 21 de março de 2021.

modalisboa

Summer essentials| Camisas

Neste verão, compre melhor. Compre Moda Portuguesa. Hoje, mais do que nunca, é importante apoiar as nossas marcas e os nossos designers. É importante apoiar o talento e a criatividade nacional.

ri.noticiasaominuto

Tous Good Vibes Gold. Coleção para looks ecléticos e poderosos

Veja as imagens.

Skechers apresenta as sandálias chuncky mais cool do verão

Estilo aos seus pés!

ri.observador

Porto de Leixões em Matosinhos estreou nova ligação regular com a Bélgica

A nova ligação vai permitir o “acesso a novas rotas com origem e destino em Leixões via Zeebrugge (Bélgica), nomeadamente Gotemburgo (Suécia), Esbjerg (Dinamarca) e Cork (Irlanda)”.

jornaleconomico

Teletrabalho não afetou qualidade do trabalho, revela 60% das autarquias

De acordo com o estudo da YoungNetwork, perto de 80% dos municípios realçam que se sentem preparados para a implementação do modelo de teletrabalho em resposta à necessidade de isolamento.

Famílias com perda de rendimentos sem cortes na luz, gás, água e telecomunicações até 30 de setembro

O Governo publicou hoje os documentos necessários para as famílias fazerem prova da perda dos seus rendimentos juntos dos fornecedores de serviços. Estes documentos aplicam-se também à cessação unilateral de contratos de telecomunicações e à suspensão temporária de contratos de telecomunicações.

ri.portugalnews

Webinar sobre novo modelo de conformidade à importação destinado às empresas exportadoras portuguesas

A agência Applus Fomento, uma das três empresas encarregues da certificação do novo modelo de conformidade à importação, exigido por Marrocos, é a organizadora de um webinar sob o tema “The new certification for the export of industrial products to Morocco – Verification of Conformity Program”, com o apoio da AICEP.

Novas medidas em vigor na fronteira do Reino Unido

A 8 de junho de 2020 foram introduzidas na fronteira do Reino Unido novas medidas para evitar uma segunda vaga de infeções por coronavírus (COVID-19). Estas novas medidas abrangem chegadas internacionais e preveem o preenchimento de um formulário de localização de passageiros online.

Webinar no âmbito do Centro “ENRICH in China”

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) irá organizar, no dia 25 de junho, pelas 9h15 (hora portuguesa), um webinar intitulado “Connect to China – Opportunities in Jinan for European Companies”, no âmbito do seu papel como coordenadora do Centro “ENRICH in China”.

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.