Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Pandemia deixa reabertura da economia com sinal amarelo
  2. Covid-19: Oposição aprova medidas fiscais do PCP de apoio às micro e pequenas empresas, PS contra
  3. Curva do desemprego é ascendente e despedimentos coletivos disparam
  4. Suécia é o país da União Europeia mais inovador
  5. Vendas a retalho em Espanha em maio 20% abaixo do nível de um ano antes
  6. Máscara japonesa traduz línguas, envia mensagens de texto e serve de microfone
  7. Outros

1Pandemia deixa reabertura da economia com sinal amarelo

ri.jornalnegocios
Quase dois meses depois da reabertura, há sinais preocupantes na evolução da covid-19. O número de testes recuperou mas continua abaixo dos níveis anteriores, a taxa de contágio (Rt) piorou e o número de mortes subiu. Contas feitas, o panorama geral agora é de alerta amarelo, com a maioria dos indicadores a causar preocupação.

2Covid-19: Oposição aprova medidas fiscais do PCP de apoio às micro e pequenas empresas, PS contra

ri.lusa
O projeto de lei do PCP com medidas fiscais de apoio às micro, pequenas e médias empresas de resposta à crise causada pela pandemia de covid-19, foi hoje aprovada pelos partidos da oposição, em votação final global, pelo parlamento.

3Curva do desemprego é ascendente e despedimentos coletivos disparam

dinheirovivo
Na 2a-feira, já estavam desempregadas 400 mil pessoas no Continente. Ministra usa dados desatualizados para anunciar “reflexo da retoma da atividade”.

4Suécia é o país da União Europeia mais inovador

ri.portugalnews
Pelo décimo ano consecutivo, a Suécia manteve o seu lugar cimeiro no Índice de Inovação da União Europeia, com um resultado de 153.1 pontos. Este resultado é ainda mais impressionante, uma vez que o país continua a melhorar a sua capacidade inovadora, subindo 6,9 pontos nos últimos 7 anos (uma impressionante média de 1 ponto ao ano).

5Vendas a retalho em Espanha em maio 20% abaixo do nível de um ano antes

ri.lusa
As vendas a retalho em Espanha caíram 20,2% em maio em relação a 2019, devido à crise económica provocada pela pandemia de covid-19, mas se comparado com abril, o pior mês da pandemia, aumentaram de 19,3%.

6Máscara japonesa traduz línguas, envia mensagens de texto e serve de microfone

ri.publico
A startup japonesa Donut Robotics desenvolveu uma “máscara inteligente”, conectada à Internet através de uma aplicação, que pode transmitir mensagens e traduzir o japonês para outras oito línguas. Funciona ainda como um microfone, tornando mais alta a voz de quem a usa. Em Setembro, chegam ao mercado japonês. Cada unidade custa 35 euros.

7Outros

dinheirovivo

Moratórias. Lojistas deverão começar a pagar rendas só a partir de setembro

Governo vai estender a moratória sobre as rendas comerciais. Lojistas deverão pagar rendas a partir de setembro e não julho, como previsto.

eco

Banca pesa em Wall Street com corte nos dividendos. Wall Street cede 1%

As bolsas norte-americanas estão a cair, com os investidores a reagirem negativamente à decisão da Fed de limitar os dividendos do setor bancário. Ações das financeiras chegam a perder 4%.

Mais seis mortes e 451 novos casos de Covid-19. 75,2% foram na região de Lisboa e Vale do Tejo

Nas últimas 24 horas, foram identificados 451 novos casos pelo coronavírus em Portugal, com o número total de infetados a subir para 40.866.

Retalho pode reduzir 1/3 do desperdício alimentar na cadeia de abastecimento

Criar um marketplace e unidades de desidratação, promover o aumento das doações e explorar outros nichos de mercado são algumas das propostas para reduzir o desperdício alimentar no retalho.

Amazon faz aposta de mil milhões na condução autónoma

A Amazon comprou a Zoox, uma startup sediada na Califórnia que se dedica ao desenvolvimento de tecnologia para carros autónomos.

ri.expresso

Minipreço inicia vendas online

Cadeia de supermercados do grupo DIA inicia vendas online para entregas na cidade de Lisboa e espera até ao final do ano alargar o serviço ao Porto

ri.jornalnegocios

Preços dos combustíveis estáveis após sete semanas seguidas a subir

A partir da próxima semana, os preços do gasóleo e da gasolina não irão sofrer alterações significativas, pelo que interrompem uma série de sete subidas semanais consecutivas.

ri.lusa

Covid-19: Açores criam incentivo financeiro para apoiar retoma das empresas após ‘lay-off’

O Governo dos Açores anunciou hoje um apoio para “estimular de forma decisiva” a retoma das empresas que estiveram em ‘lay-off’ (suspensão temporária da atividade), atribuindo o equivalente a um ou dois salários mínimos regionais por cada trabalhador abrangido.

Covid-19: ACT fiscaliza 2.100 empresas e deteta trabalhadores em funções estando em ‘lay-off’

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) fiscalizou 2.100 empresas entre 29 de maio e 12 de junho, tendo encontrado em funções trabalhadores que se encontravam em ‘lay-off’ e outros não declarados à Segurança Social.

Covid-19: Itália reduz impostos a 16 milhões de pessoas a partir de julho

O Governo italiano aprovou um corte de impostos que abrange 16 milhões de trabalhadores com rendimentos anuais entre 28.000 e 40.000 euros, a partir de 01 de julho, anunciou hoje o ministro da Economia, Roberto Gualtieri.

Sonae MC vai analisar “termos das acusações” da Concorrência sobre concertação de preços

A Sonae MC, dona do Continente, vai analisar “com total rigor e firmeza” os termos das acusações da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre concertação de preços, com vista à salvaguarda dos direitos, reputação e integridade da empresa.

H&M tem prejuízos de 292 ME no 1.º semestre após lucros no ano fiscal anterior

A H&M registou um prejuízo de 292 milhões de euros no primeiro semestre do ano fiscal (dezembro a maio), o que se deveu à pandemia de covid-19, anunciou hoje a cadeia de moda sueca, presente em Portugal.

jornaleconomico

Governo diz que aplicação para rastrear vírus traz “eficiência ao trabalho da saúde pública”

“Desde que o acesso à informação seja garantido através de um profissional de saúde, poderá ser uma forma pertinente, útil e segura para, no caso de um caso ser considerado positivo, os seus contactos serem mais facilmente localizados e avisado”, disse a ministra Marta Temido.

Fórum Macau quer ajudar a captar mais investimento chinês para Portugal

“É evidente que Portugal tem todo o interesse, como qualquer dos países de língua portuguesa, em ter mais investimento chinês de raiz”, disse Rodrigo Brum.

Apple pode ser a primeira empresa a atingir um valor de mercado de 2 biliões de dólares em 2021

A tecnológica norte-americana aumentou o valor das suas ações em 18%, para colmatar a quebra na procura e o atraso na tecnologia 5G. Este aumento poderá ajudar a Apple a recuperar já em 2021 e tornar-se na primeira empresa a atingir um valor de mercado de 2 biliões de dólares.

ri.portugalnews

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.

Catálogo Espacial Português

A Portugal Space está a conduzir uma análise global ao mercado nacional para fazer um retrato atualizado da indústria, entidades e unidades de investigação portuguesas ligadas ao espaço. Os resultados desta análise serão utilizados para criar o Catálogo Espacial Português, um retrato aprofundado do ecossistema nacional, que traçará o perfil das empresas e instituições de investigação que operam no setor espacial em Portugal, apresentando os seus produtos, serviços, aplicações, tecnologias e projetos de I&D.

AICEP selecionou as dez empresas portuguesas participantes no programa de aceleração “Portugal to Take Off” na Califórnia

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, selecionou as dez empresas que irão ter um acompanhamento personalizado com o objetivo de expandir as oportunidades de negócio na Califórnia, no âmbito programa “Portugal to Take Off”, lançado no passado mês de maio.

Ação comercial virtual

Após o sucesso da ação comercial de 22 de junho, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa, com o seu parceiro em Paris, promove uma nova Ação comercial virtual para a procura de agentes comerciais, no próximo dia 8 de julho de 2020.