Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Apesar da crise, 26% das empresas conseguiram manter ou aumentar o volume de negócios
  2. Margem de lucro das empresas na Zona Euro teve maior queda da série no primeiro trimestre. Está nos 37,9%
  3. Espanha anuncia fundo de 10 mil milhões para apoiar empresas estratégicas
  4. Relógios e pulseiras são meios de pagamento
  5. Feira do Livro de Braga muda-se para a Dott
  6. No Dia Internacional sem Sacos de Plástico, Quercus apela: reutilizem
  7. Outros

1Apesar da crise, 26% das empresas conseguiram manter ou aumentar o volume de negócios

jornaleconomico
A conclusão é de um estudo divulgado pela Associação Industrial Portuguesa, que revela que as médias empresas são as que demonstram “uma maior resiliência à crise” e que mais de metade dessas empresas registaram uma quebra de menos de 20% no volume de negócios.

2Margem de lucro das empresas na Zona Euro teve maior queda da série no primeiro trimestre. Está nos 37,9%

eco
Os efeitos da pandemia já se começaram a sentir nos primeiros meses do ano. A taxa de investimento das empresas na Zona Euro fixou-se, no primeiro trimestre, nos 25,5%.

3Espanha anuncia fundo de 10 mil milhões para apoiar empresas estratégicas

eco
Governo espanhol anunciou a criação de um fundo de dez mil milhões de euros para apoiar empresas estratégicas que estejam em dificuldade devido à pandemia.

4Relógios e pulseiras são meios de pagamento

ri.jornalnegocios
Pagar através do telemóvel, através do relógio ou de pulseiras é possível no Santander Portugal que reforçou a aposta nos pagamentos digitais. A pandemia acelerou alguns projetos.

5Feira do Livro de Braga muda-se para a Dott

dinheirovivo
Venda online, disponível para todos os livreiros, alfarrabistas e editoras, será efetuada através de alojamento na Dott, até 3 de setembro.

6No Dia Internacional sem Sacos de Plástico, Quercus apela: reutilizem

ri.publico
No Dia Internacional sem Sacos de Plástico, a associação lembra que à crise climática se junta “uma brutal crise económica” e apela à adopção de materiais reutilizáveis no dia-a-dia, mesmo durante a pandemia de covid-19.

7Outros

ri.diariodenoticias

OMS. Vírus está a mudar mas não perdeu potência

“Não vimos nenhuma indicação de que estas mudanças signifiquem alguma mudança na transmissibilidade e na gravidade”, disse a Organização Mundial da Saúde.

dinheirovivo

Crédito às empresas dispara 83%. Empréstimos para habitação descem 14% em maio

Valor emprestado para compra de casa foi de 792 milhões de euros, o mais baixo desde agosto de 2019.

Portugueses levantam mais dinheiro do Multibanco após confinamento

Houve um aumento das colocações de emprego e uma diminuição dos novos desempregados inscritos face a abril.

Diferenças de salário nas grandes empresas não vão ser públicas

Dados não serão divulgados, diz Ministério do Trabalho, já que incluem informação sensível. Balanço que devia sair dia 30 é adiado para o fim do ano.

Pedidos de apoio de recibos verdes caíram 42%

Menos de 70 mil recibos verdes pediram ajuda à Segurança Social em junho. Pedidos de sócios-gerentes também foram menos.

eco

Aposta no digital leva a aumento de 26,35% até junho nos novos domínios em .pt

Nos primeiro semestre, atingiu-se um “novo recorde histórico” de domínios registados em .pt, mais 10.432 do que em igual período do ano passado. Desde o início do ano há 49.985 novos registos.

É oficial. Reino Unido exclui Portugal dos corredores aéreos

Os portugueses que viajarem para Inglaterra terão de cumprir uma quarentena de 14 dias à chegada. De fora ficam as viagens para a Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Bruxelas autoriza tratamentos com antiviral Remdesivir na UE. É o primeiro medicamento autorizado

Comissão Europeia aprovou a comercialização do antiviral Remdesivir. Torna-se no primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento de Covid-19.

Exportações, inovação e 2.500 trabalhadores. Estas são as razões para o Governo nacionalizar a Efacec

Governo decidiu nacionalizar a participação de Isabel dos Santos na Efacec. Aponta para as capacidades da empresa, nomeadamente na área da transição energética, bem como a sua viabilidade financeira.

ri.expresso

Bolsas chinesas lideram ganhos em 2020

Apenas cinco bolsas estão a conseguir escapar ao vermelho este ano. Shenzhen e Xangai estão nesse clube restrito, juntamente com Hanói, Istambul e Nasdaq

Atrasos de pagamentos devido à recessão são a maior dor de cabeça para as empresas

Mais de metade das empresas europeias afirma que o seu país já está em recessão ou que a vai conhecer a curto prazo, conclui um estudo da Intrum divulgado esta quinta-feira.

ri.jornalnegocios

Gasolina já subiu 16 cêntimos desde maio e vai voltar a aumentar

Os preços dos combustíveis vão registar uma nova subida a partir da próxima semana, com a gasolina com margem para valorizar mais 2 cêntimos. Desde os mínimos de maio, já custa mais 16 cêntimos por litro. Nunca o preço subiu tanto neste período de tempo.

Boris Johnson rejeita estar a desconsiderar UE no processo do Brexit

No seguimento de nova ronda negocial fracassada e de Bruxelas ter pedido “compromisso” e “respeito” a Londres, o primeiro-ministro britânico vem agora afastar qualquer tipo de desrespeito pelas posições europeias e mostra-se “otimista” de que poderá ser alcançado um acordo sobre a relação futura nos meses vindouros.

Epidemia chegou em força ao emprego dos homens em maio

As mulheres foram as primeiras a sentir as ondas de choque da epidemia no mercado de trabalho, mas a situação inverteu-se rapidamente. Sete em cada dez empregos destruídos no trimestre centrado em maio eram de homens.

A nova campanha da Burberry que conquistou a internet

A marca acaba de revelar a sua coleção “Summer Monogram” numa campanha composta por autorretratos feitos em casa pela supermodelo Kendall Jenner.

ri.lusa

OE2020: Suspensão de rendas fixas nos centros comerciais viola princípios constitucionais – APCC

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) considerou hoje que a suspensão de rendas fixas nos centros comerciais, aprovada pelo parlamento, “viola os princípios constitucionais da iniciativa privada”, permitindo a ingerência do Estado na relação entre privados.

Parlamento alemão aprova lei para abandonar progressivamente o carvão até 2038

A Câmara Baixa do Parlamento alemão aprovou hoje a lei que dita o abandono progressivo do uso do carvão como fonte de energia até 2038, data criticada pelos ecologistas, que a querem antecipar para 2030.

Poupança das famílias na zona euro com maior subida da série no 1.º trimestre

A taxa de poupança das famílias na zona euro subiu 4,2 pontos percentuais para os 16,9% no primeiro trimestre do ano, o maior aumento desde o início da série, em 1999, divulga hoje o Eurostat.

Wall Street fecha em alta semana encurtada pelo 04 de Julho

A bolsa nova-iorquina fechou hoje em alta, antes de um fim de semana prolongado, graças à criação de emprego nos EUA em junho e a um recuo mais importante do que previsto da taxa de desemprego.

Obras de Paula Rego e Júlio Pomar na abertura do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

O Centro de Arte Contemporânea de Coimbra é inaugurado no sábado com uma exposição que dá a conhecer parte da Coleção BPN, na qual figuram obras de Paula Rego, Júlio Pomar, Amadeo Souza-Cardoso e Maria Helena Vieira da Silva.

modalisboa

Festival ao Largo

Espetáculos de música, bailado e teatro, com entrada livre. O Festival ao Largo vai decorrer de 10 a 25 de julho, no Pátio do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

ri.noticiasaominuto

Rumor. Samsung quer lançar capas ‘anticoronavírus’

As capas seriam capazes de afastar vírus e bactérias.

ri.portugalnews

O impacto da COVID-19

A pandemia COVID-19 tem implicado quebras muito significativas na atividade das empresas, embora seja visível uma recuperação gradual em maio e junho.

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.

O crescimento do e-commerce em Portugal

A Revista Portugalglobal de julho de 2020, publicação mensal da AICEP, publicou um destaque sobre o e-commerce. Nos últimos anos, o e-commerce tem registado um rápido crescimento a nível mundial, e as tendências apontam para que em 2040 cerca de 95 por cento das compras sejam feitas através do comércio eletrónico. Esta é uma oportunidade para as empresas portuguesas, que devem começar a exportar online, fortalecendo e diversificando a sua presença nos mercados internacionais.

A economia digital é uma aposta incontornável para as empresas portuguesas

A Revista Portugalglobal de julho de 2020, publicação mensal da AICEP, publicou uma entrevista com Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital.

Evento com empresas portuguesas na Dinamarca

A Delegação da AICEP e a Embaixada de Portugal em Copenhaga organizaram um evento de networking com as empresas portuguesas presentes na Dinamarca, no passado dia 30 de junho, na Residência da Embaixadora em Copenhaga.