Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugueses desenvolvem primeira máquina de produção de máscaras 100% nacional
  2. Salsa testa tecnologia que possibilita esterilização de roupa em meio minuto
  3. Negociação coletiva ainda deu aumentos de 2,7% antes da pandemia
  4. ISEG estima queda entre 15% e 20% do PIB no segundo trimestre
  5. Covid-19: Vendas a retalho invertem em maio dois meses de recuo na UE – Eurostat
  6. Três startups de saúde portuguesas reconhecidas em programa europeu
  7. Outros

1Portugueses desenvolvem primeira máquina de produção de máscaras 100% nacional

dinheirovivo
A Apineq adaptou o modelo de negócio e desenvolveu a primeira máquina de produção de máscaras cirúrgicas 100% nacional.

2Salsa testa tecnologia que possibilita esterilização de roupa em meio minuto

dinheirovivo
A marca de roupa está a testar um equipamento de desinfeção de roupa, com tecnologia desenvolvida pela MTEX NS, em parceria com a Católica e o CITEVE.

3Negociação coletiva ainda deu aumentos de 2,7% antes da pandemia

dinheirovivo
Houve 116 mil trabalhadores com subida no salário no primeiro trimestre, num máximo de cinco anos. Muitos não viam atualizações há uma década.

4ISEG estima queda entre 15% e 20% do PIB no segundo trimestre

eco
O PIB português deverá registar uma quebra entre 15% e 20% no segundo trimestre deste ano, segundo as previsões do Instituto Superior de Economia e Gestão.

5Covid-19: Vendas a retalho invertem em maio dois meses de recuo na UE – Eurostat

ri.lusa
As vendas no comércio a retalho aumentaram, em maio, 17,8% na zona euro e 16,4% na União Europeia, com o alívio das medidas de confinamento da covid-19, depois de dois meses de fortes quebras, segundo o Eurostat.

6Três startups de saúde portuguesas reconhecidas em programa europeu

jornaleconomico
As empresas Bac3Gel, C-mo Medical Solutions e Criam estão entre os finalistas de dois aceleradores da EIT Health, de cuidados de saúde.

7Outros

eco

Wall Street em alta com o otimismo a regressar aos mercados

As bolsas de Nova Iorque abriram a semana em alta, com os investidores mais otimistas devido aos ganhos que estão a ser registados em vários setores, desde o turismo à tecnologia.

Espanha pode ter quebra de 21,8% do PIB no segundo trimestre, em caso de retoma gradual

Apesar das quebras previstas para os primeiros meses do ano, o Executivo espanhol dá como garantido que o terceiro trimestre voltará a ser de crescimento.

ri.expresso

Itália. Pandemia agravou a situação de quem é mulher, mãe e trabalhadora

As mulheres entre os 25 e os 44 anos asseguram cerca de 70% das tarefas no seio das famílias italianas. Para as que têm filhos, a pandemia veio realçar o pesado fardo que é trabalhar dentro e fora de casa

“Resistir até à vitória final”. O mote de dois campeões do calçado e têxtil

Projetos Expresso. “Os Nossos Campeões” está de volta com um conjunto de entrevistas a dois e uma cimeira online para dar a conhecer as dificuldades que os selecionados enfrentaram ao longo da pandemia. Após a indústria agroalimentar e o sector do turismo, o projeto – que junta Expresso e Novo Banco para dar a conhecer figuras de destaque em diferentes áreas da sociedade – centra agora atenções na indústria, que terá uma summit digital na próxima terça-feira, 7 de julho, para discutir os grandes desafios do sector. A quarta dupla de entrevistados é Fortunato Frederico, presidente do grupo Kyaia, e João Carvalho, CEO da Fitecom

Teletrabalho significa “boas oportunidades para o país e para as pessoas”

Projetos Expresso. Quem o diz é Carmo Palma, da Axians, que sublinha as mais-valias do trabalho remoto para as empresas, colaboradores e até para o ambiente. Este será um dos temas centrais no debate “O Futuro das Qualificações Digitais”, a que pode assistir, em direto, no Facebook do Expresso a partir das 10h da próxima terça-feira, dia 07, numa parceria entre o semanário e a APDC

ri.jornalnegocios

Ações da Amazon superam três mil dólares pela primeira vez

As ações da Amazon cotaram esta segunda-feira, pela primeira vez, acima do patamar dos três mil dólares.

Spotify dispara 150% desde março e poderá ser um “caso sério” em bolsa

A empresa de streaming de música e podcasts viu as suas ações escalarem desde os mínimos tocados em março, numa altura em que se assume cada vez mais como a maior empresa do setor. Está em máximos históricos e vale mais de 50 mil milhões de dólares.

OMS: Novos casos de covid-19 atingem máximo de sempre

A OMS coloca a hipótese de que alguns países tenham de voltar a implementar medidas de confinamento.

ri.lusa

Covid-19: Países com ‘rating’ no lixo têm “declínio sem precedentes” na economia – Moody’s

A agência de notação financeira Moody’s avisou hoje que os países emissores de dívida com ‘rating’ abaixo da recomendação de investimento enfrentam um “declínio sem precedentes na atividade económica” devido à pandemia de covid-19.

Agência de ‘rating’ espanhola baixa perspetiva de Portugal de “estável” para “negativa”

A agência de notação financeira espanhola Axesor manteve hoje a classificação não solicitada de Portugal em ‘BBB+’, mas baixou a perspetiva de “estável” para “negativa” devido ao impacto previsto da pandemia na economia e no endividamento público.

Balança de pagamentos da zona euro com saldo de 1,7% do PIB no 1.º trimestre

O saldo da balança de pagamentos na zona euro recuou para 1,7% do PIB, (49,3 mil milhões de euros), no primeiro trimestre de 2020, face aos 2,6% do anterior e 3,0% do período homólogo, segundo o Eurostat.

Sonae vai analisar “com rigor e firmeza” acusação da Concorrência ao Continente

A Sonae MC afirmou hoje que vai analisar “com total rigor e firmeza” a acusação feita pela Autoridade da Concorrência (AdC) ao Modelo Continente Hipermercados de concertar preços de venda ao público, prejudicando o consumidor.

ri.noticiasaominuto

UE usa inteligência artificial contra estereótipos de género

Investigadores da Universidade de Évora vão analisar a informação pública ligada à covid-19 para construir uma ferramenta ‘online’, mediante inteligência artificial, para a deteção automática de estereótipos de género na comunicação em saúde, sugerindo alternativas ajustadas.

ri.observador

UTAD com reduções de 70% nas emissões de gases e 25% no consumo de energia

Redução superiores a 70% nas emissões de gases com efeito de estufa e a 25% no consumo de energia foram alcançadas através da substituição de “materiais pouco amigos do ambiente” por outros.

Obras públicas: empresas espanholas com 70% do mercado em Portugal

Dos 1431 milhões de euros adjudicados, apenas 444,8 remeteram para empresas portuguesas. As cinco maiores empresas espanholas a atuar em Portugal conseguiram contratos de mil milhões de euros no país.

jornaleconomico

Índia ultrapassa Rússia e é agora o terceiro país com mais casos de Covid-19

Nos últimos três dias, o número de casos na Índia disparou, observando-se um ritmo diário de novas infeções superior a 20 mil. Apesar de ter subido ao terceiro lugar com mais casos, o país mantém-se no oitavo lugar com mais mortes por Covid-19.

ri.portugalnews

Relatório sobre a economia grega

A delegação da AICEP na Grécia divulga um resumo em inglês do “Monetary Policy Report 2019-2020” do Banco da Grécia, com projeções interessantes sobre a economia grega.

Impacto da COVID-19 na economia do México

A consultora Deloitte publicou um relatório com uma análise do impacto da recessão económica global, causada pela pandemia, nos primeiros seis meses do presente ano, nas indústrias mexicanas.

Oportunidades de Negócio – Financiamento Europeu para projetos de grande escala em Tecnologias Limpas

Abriu a primeira Call do programa de financiamento europeu Innovation Fund, no valor de 1000 milhões de euros para projetos de tecnologias limpas (CleanTech) em grande escala.

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.

ri.sol

Preços dos combustíveis sobem pela nona semana consecutiva

Gasolina pode subir até dois cêntimos por litro e gasóleo um cêntimo.