Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Apoios a empresas que adaptam atividade podem atingir cerca de 250 ME – Governo
  2. UE/Previsões: Bruxelas mais pessimista prevê queda de 10,9% da economia espanhola
  3. PIB da Alemanha cai 6,3% em 2020 e cresce 5,3% em 2021
  4. França contrai-se 10,6% em 2020 e cresce 7,6% em 2021
  5. Economia italiana recua 11,2% em 2020 e cresce 6,1% em 2021
  6. Futuro do trabalho e do planeta. Alunos do ensino superior avançam soluções
  7. Outros

1Covid-19: Apoios a empresas que adaptam atividade podem atingir cerca de 250 ME – Governo

ri.lusa
O Governo estima que os apoios a empresas que adaptam a sua atividade às circunstâncias causadas pela pandemia de covid-19 possam atingir cerca de 250 milhões de euros, revelou hoje o secretário de Estado adjunto e da Economia, João Neves.

2UE/Previsões: Bruxelas mais pessimista prevê queda de 10,9% da economia espanhola

ri.lusa
A Comissão Europeia prevê que a contração do PIB de Espanha será de 10,9% em 2020, um agravamento de 1,5 pontos percentuais em relação às previsões anteriores, devido ao impacto maior das medidas contra a covid-19.

3PIB da Alemanha cai 6,3% em 2020 e cresce 5,3% em 2021

dinheirovivo
Para a taxa de inflação na Alemanha, Bruxelas prevê que seja 0,4% em 2020 e 1,5% em 2021.

4França contrai-se 10,6% em 2020 e cresce 7,6% em 2021

ri.noticiasaominuto
O Produto Interno Bruto (PIB) de França deverá contrair-se 10,6% em 2020 e crescer 7,6% em 2021, segundo as previsões de verão da Comissão Europeia hoje divulgadas em Bruxelas.

5Economia italiana recua 11,2% em 2020 e cresce 6,1% em 2021

dinheirovivo
Para a taxa de inflação em Itália, Bruxelas prevê que esta seja zero em 2020 e 0,8% em 2021.

6Futuro do trabalho e do planeta. Alunos do ensino superior avançam soluções

jornaleconomico
Participaram na VI edição da Academia GRACE 327 estudantes de sete instituições académicas, no total de uma centena de candidaturas, o número mais elevado de sempre.

7Outros

dinheirovivo

UE totaliza 2.243 notificações de produtos perigosos em 2019

Bruxelas alerta ainda para o facto de – ainda que não constem no relatório de 2019 – foram registadas novas notificações relacionadas com o covid-19.

Economia grega contrai-se 9,0% este ano e cresce 6,0% em 2021

Previsões de evolução anual do PIB feitas em maio por Bruxelas eram de uma queda de 9,7% para 2020 e de um crescimento de 7,9%

eco

Nove mortes e 287 novos casos de Covid. 72% são na região de Lisboa

Foram identificados 287 novos casos de contágio pelo coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas. Número total de pessoas infetadas sobe para 44.416.

Plano de recuperação económica pós-pandemia no Reino Unido inclui medidas ecológicas

O plano de recuperação económica pós-pandemia do Reino Unido vai ser apresentado esta quarta-feira. Inclui 3,3 mil milhões de euros em medidas para aumentar o emprego e proteger o ambiente.

Cerco aperta-se para o TikTok. EUA ponderam banir aplicação

Os EUA estão seriamente a considerar banir a popular aplicação chinesa TikTok no país. A garantia foi dada por Mike Pompeo. Índia já a baniu e Austrália estuda uma medida semelhante.

Efacec: “Estamos a salvar uma empresa, não estamos a salvar financiadores e acionistas”, diz Siza Vieira

Siza diz que ao nacionalizar a Efacec o Estado está a salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” e que a indemnização não será suficiente para saldar a dívida de Isabel dos Santos.

Portugal é dos países da OCDE com legislação mais rígida para despedimentos

Portugal é dos países da OCDE com legislação mais rígida para despedimentos. Já no que toca a assegurar o cumprimento da lei, Portugal não se encontra tão alto na tabela.

ri.expresso

Há mais 56 mil trabalhadores em lay-off, mas não estão no simplificado

À margem das mais de 110 mil empresas que recorreram ao regime desburocratizado e simplificado de suspensão de contratos, criado pelo Governo como resposta à crise gerada pela pandemia, há um universo de empresários que não quiseram beneficiar deste apoio. Desde março mais de 5.500 empresas avançaram para lay-off convencional. Quem são estas empresas que apostaram num mecanismo que é menos favorável e mais burocrático?

Covid-19. Portugal comprou centenas de milhares de máscaras sem garantia de qualidade

Segundo dados da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), já foram apreendidas 627 mil máscaras FFP por não obedecerem “aos requisitos de normalização”

ri.jornalnegocios

DefinedCrowd lança Marketplace de dados de inteligência artificial

Este novo produto surge na sequência da última ronda de Série B que a empresa fechou recentemente, no valor de 50,5 milhões de dólares.

Bruxelas mais pessimista projeta recessão de 8,7% do PIB na zona euro

A Comissão Europeia reviu hoje em baixa as projeções para a economia da zona euro este ano devido à pandemia de covid-19, estimando agora uma contração de 8,7% do PIB.

OCDE: Medidas de manutenção do emprego devem evitar risco de apoiar empregos inviáveis

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) considerou hoje que os países devem ajustar medidas como o ‘lay-off’ simplificado à fase de reabertura da economia, mas evitando riscos de apoiar empregos que se tornaram inviáveis.

Crédito ao consumo já regressou a níveis pré-crise

O Montepio Crédito registou uma quebra da atividade em março e abril. Mas o mês de junho já marcou um regresso à normalidade.

A nova coleção da Hermès que ganha vida num clique

A marca francesa apresentou a coleção primavera-verão 2021 com uma performance ao vivo que poderá rever sempre que quiser.

ri.lusa

Wall Street em queda com investidores a temerem novos surtos de covid-19

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em queda com os novos surtos de covid-19 a diminuírem a esperança dos investidores numa recuperação mais rápida da economia.

Países da OCDE com desemprego nos 9,4% em 2020 acima de nível na crise financeira de 2008

A taxa de desemprego nos países da OCDE atingirá os 9,4% em 2020, um nível superior àquele verificado na crise financeira de 2008, devido à pandemia de covid-19, podendo agravar-se com novos surtos, divulga hoje a organização.

modalisboa

Obra de Valentim Quaresma integra exposição “Dilema” no espaço exibicionista

‘Dilema’ é o tema da nova exposição da galeria Espaço Exibicionista, em Lisboa, que reúne obras de pintura, escultura, fotografia de 25 artistas portugueses e estrangeiros, incluindo Valentim Quaresma.

ri.observador

Ambientalistas da Zero dizem que estratégia do hidrogénio fica aquém do desejado

A organização ambientalista alerta que é preciso avaliar comparativamente as eficiências e o custo-eficácia do uso do hidrogénio para produzir eletricidade e a produção através de energias renováveis.

LUGGit. Startup de recolha e entrega de bagagens lança plataforma para hotéis

Plataforma vai permitir que que cada hotel tenha serviço de recolha e entrega de bagagens aos seus hóspedes, em Lisboa e Porto. Todas as bagagens são higienizadas no momento de recolha e entrega.

Metade das famílias portuguesas só têm poupanças suficientes para cinco meses de gastos básicos

Famílias mais pobres portuguesas têm apenas metade de um salário de parte. Robustez financeira das famílias europeias preocupa economistas — e o pós-pandemia poderá enfraquecê-las ainda mais.

China confirmou caso de peste negra e anunciou mais um suspeito: uma jovem de 15 anos

A origem da infeção do pastor da Mongólia é ainda desconhecida. O novo caso suspeito é uma jovem de 15 anos que terá estado em contacto com uma marmota.

jornaleconomico

Crise no mercado de retalho deve ser pior do que crise de 2009

Quando a recuperação económica chegar, a publicação estima que esta seja lenta, uma vez que a maioria dos mercados afetados pela crise de 2008/2009 demorou perto de um ano até que as vendas retomassem a níveis pré-crise.

ri.portugalnews

NEIPER: Investimento na sustentabilidade ambiental e na inovação tecnológica

A Revista Portugalglobal de julho de 2020, publicação mensal da AICEP, publicou um artigo sobre a NEIPER. A sustentabilidade ambiental é mais recente aposta da NEIPER, uma empresa de têxtil-lar de Guimarães, dedicada à produção e comercialização de artigos atoalhados de banho. A exportação representa 95 por cento do volume de negócios da empresa, com realce para o mercado europeu e americano

SYSADVANCE: Sucesso internacional baseado em tecnologia portuguesa de excelência

A Revista Portugalglobal de julho de 2020, publicação mensal da AICEP, publicou um artigo sobre a SYSADVANCE. Fundada em 2002 como uma spin-off da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a SYSADVANCE é uma empresa portuguesa, de base tecnológica, que desenvolve e fabrica equipamentos para produção on-site de gases técnicos e purificação, fornecendo igualmente soluções integradas e customizadas de engenharia.

A modernização do Acordo Comercial entre a União Europeia e o México

As Oportunidades para as Empresas Portuguesas foi o tema do webinar realizado no passado dia 25 de junho pela Abreu Advogados/ Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, sobre o futuro acordo de comércio livre entre a União Europeia e o México.

Feira internacional “Junwex Moscow’2020” – Joalharia e Relojoaria

Decorrerá em Moscovo, de 23 a 27 de setembro de 2020, no parque de exposições “VDNH”, a 16ª edição da Feira Internacional de Marcas de Joalharia e Relojoaria “Junwex Moscow”.

Webinar – Procedimentos e regulamentação: EPI, Dispositivos, Medicamentos e Cosmética

A CCIP vai juntar o exportador/importador, o regulador e a área de logística para falar sobre os procedimentos e regulamentos dos equipamentos de proteção individual, dispositivos médicos, medicamentos e cosmética.

ri.publico

Leiria Film Fest regressa em versão online e duas sessões presenciais

Prevista para arrancar a 11 de Março, a sexta edição foi adiada num momento “em que ninguém sabia muito bem o que fazer”, explicou o director do festival.