Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Máscaras portuguesas a caminho de Downing Street
  2. Reabertura da economia levou à criação de mais de 2 mil novas empresas em junho
  3. Imposto sobre empresas cai em média de 28% em 2000 para 20,6% em 2020 – OCDE
  4. Volume de negócios na indústria caiu 31,2% em maio – INE
  5. Covid-19: Retalho brasileiro subiu 13,9% em maio
  6. Em plena pandemia, Sarah Jessica Parker abre loja de sapatos em Nova Iorque
  7. Outros

1Máscaras portuguesas a caminho de Downing Street

eco
“Queremos que o Mr. Boris olhe para Portugal de outra forma. A respirabilidade é um fator vital, já o foi na sua recuperação com um enfermeiro português e será vital na forma como se tomam decisões”.

2Reabertura da economia levou à criação de mais de 2 mil novas empresas em junho

jornaleconomico
Os transportes, serviços gerais e atividades imobiliárias foram os setores que mais sofreram com a pandemia da Covid-19 na criação de novas empresas. No mês passado encerraram 881 empresas, um valor semelhante ao do mês anterior mas inferior ao período homólogo.

3Imposto sobre empresas cai em média de 28% em 2000 para 20,6% em 2020 – OCDE

ri.lusa
A taxa média aplicada ao imposto sobre as sociedades caiu de 28% em 2000 para 20,6% em 2020 em 119 países ou jurisdições analisadas pela OCDE, e em 12 destes a tributação das empresas sobre os lucros é zero.

4Volume de negócios na indústria caiu 31,2% em maio – INE

ri.lusa
O índice de volume de negócios na indústria caiu, em termos homólogos, 31,2% em maio, destacando-se um decréscimo de 42% no indicador relativo ao mercado externo, adiantou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

5Covid-19: Retalho brasileiro subiu 13,9% em maio

ri.noticiasaominuto
O volume de vendas do retalho brasileiro cresceu 13,9% em maio face ao mês de abril, diminuindo perdas registadas por causa da pandemia, segundo informações divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

6Em plena pandemia, Sarah Jessica Parker abre loja de sapatos em Nova Iorque

ri.sol
Marca caracteriza-se pelos sapatos de luxo.

7Outros

dinheirovivo

Bruxelas cria plano para apoiar o hidrogénio verde, mas não convence os críticos

O hidrogénio representa, atualmente, uma pequena parcela do consumo total de energia, mas o objetivo da Comissão Europeia é que atinja os 14% até 2050

15 mil trabalhadores da administração pública estão em teletrabalho

A ministra da Modernização Administrativa, Alexandra Leitão, disse esta quarta-feira que há ainda cerca de 15 mil trabalhadores da Administração Pública em teletrabalho, “mais um número em teletrabalho parcial”, e que estão a decorrer reuniões com os sindicatos.

Covid-19. 26,7% das empresas despediram ou vão despedir a curto prazo

Associação Industrial Portuguesa fez um inquérito às empresas e admite que o fim do lay-off simplificado possa levar a um “agravamento” nos cortes de pessoal. 6% dos inquiridos admite avançar para a insolvência

eco

Após soluço, Wall Street volta a negociar em alta

O agravamento do número de casos de Covid-19 nos EUA tem penalizado o sentimento dos investidores em Wall Street, mas as perspetivas de recuperação económica estão a ser mais fortes.

Mais duas mortes e 443 novos casos de Covid-19. 73,8% são na região de Lisboa

Nas últimas 24 horas, foram identificados 443 novos casos pelo novo coronavírus em Portugal, com o número total de infetados a subir para 44.859.

ri.expresso

Transmissão do vírus pelo ar é a “mais provável” de todas. Especialista põe em causa recomendações da DGS e OMS

Um grupo de 239 cientistas pediu em carta aberta à Organização Mundial de Saúde que reconheça que o vírus da covid-19 também pode ser transmitido pelo ar e Manuel Gameiro da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi um deles. O tom que utiliza em entrevista é o mesmo da carta: o uso de máscara deve ser obrigatório mesmo na rua e as autoridades devem ter equipas mais multidisciplinares, “caso contrário vamos continuar a ter recomendações que estão maioritariamente incorretas”

Covid-19. 9,2 milhões de cidadãos voltam ao confinamento em todo o mundo

Várias regiões do mundo voltam a confinar bairros, cidades, distritos ou regiões devido a surtos da covid-19 na altura em que o movimento geral é de aligeiramento das medidas restritivas

ri.jornalnegocios

Lojistas dizem que suspensão de rendas tem “impacto residual” na avaliação dos centros comerciais

Uma análise pedida pela Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) conclui que a suspensão das rendas fixas dos centros comerciais até ao fim do ano terá um impacto máximo de 2,95% na avaliação dos imóveis.

Católica diz que PIB pode cair 17% este ano num cenário pessimista

O núcleo de economistas da Universidade Católica considera a projeção do governo para este ano “otimista”. Num cenário central, o PIB deverá encolher 10%, mas o tombo pode ser bastante superior, avisam.

ri.lusa

Covid-19: Espanha e Itália instam UE a chegar a acordo sobre fundo de recuperação

Os chefes de Governo espanhol e italiano, respetivamente Pedro Sánchez e Giuseppe Conte, defenderam hoje em Madrid a necessidade “urgente” de um acordo da União Europeia para aprovar o fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros.

Governo quer manter apoios às empresas para evitar mais miséria, insolvências e desemprego

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, afirmou hoje que pretende manter os apoios às empresas para evitar que se “precipite mais miséria, mais insolvências e mais desemprego”, após a visita à empresa MatCerâmica, na Batalha.

Covid-19: Há 877 mil trabalhadores em ‘lay-off’ simplificado

O número de trabalhadores em ‘lay-off’ simplificado é de 877 mil, o que corresponde a cerca de 25% da população ativa do setor privado, indicou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

ri.observador

Covid-19. 443 novos casos e duas mortes. Norte não tinha tantos novos casos desde maio

Registaram-se 443 novos infetados e dois mortos nas últimas 24 horas. 74% dos novos casos ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo. Norte não tinha tantos novos casos desde maio.

jornaleconomico

Reino Unido dá descontos em restaurantes, cafés e pubs para estimular economia

O ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, anunciou ainda um corte temporário do IVA nos setores da restauração e turismo, de 20% para 5%.

ri.portugalnews

LOQR e Contisystems agilizam e aceleram a transformação digital nas empresas

No passado dia 3 de julho, a LOQR a Contisystems ficaram mais próximas e firmaram uma parceria que visa apoiar, agilizar e entregar soluções digitais, totalmente ajustadas às necessidades das organizações e às jornadas digitais dos seus clientes, em total segurança e cumprimento com a regulamentação.

Concursos públicos do projeto “Grand Paris Express”

A “Société du Grand Paris”, empresa responsável pela realização do “Grand Paris Express”, acaba de lançar a sua nova página online onde disponibiliza informação sobre os concursos públicos que irá dinamizar no âmbito do referido projeto. Pode aceder aqui.

ri.publico

Reino Unido lança programa para incentivar o emprego jovem

O programa anunciado por Rishi Sunak consiste em mais de 2 mil milhões de euros de fundos públicos para os empregadores pagarem os salários a jovens entre os 16 e os 24 anos.

A Dior reinventa a passerelle com minivestidos que vão viajar pelo mundo

Maria Grazia Chiuri revelou parte da nova colecção de uma forma original. Marcas procuram alternativas por causa da pandemia.