Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano
  2. Economia portuguesa terá contraído 13% durante a pandemia, diz estudo
  3. Portugal com 23º pior regime para atrair investimento
  4. Inflação na China regista subida homóloga de 2,5% em junho
  5. EUA registam 1,314 milhões de novas inscrições no desemprego numa semana
  6. Filmes, um barco no Sena e vestidos de bonecas. Em Paris, estes são os novos palcos da alta-costura
  7. Outros

1Bruxelas acredita que apoio a empresas saudáveis estará disponível já este ano

dinheirovivo
Numa resposta à CIP, o vice-presidente da Comissão Europeia aponta ainda para que novo instrumento de coesão também esteja também disponível em 2020.

2Economia portuguesa terá contraído 13% durante a pandemia, diz estudo

dinheirovivo
A economia portuguesa terá descido 13% em cadeia no segundo trimestre, após uma contração de 3,8% nos primeiros três meses do ano, segundo as estimativas do NECEP — Católica Lisbon Forecasting Lab hoje divulgadas.

3Portugal com 23º pior regime para atrair investimento

dinheirovivo
Taxa média efetiva de impostos cobrada às empresas atinge os 25,6%, mantendo-se inalterada em 2019, segundo a OCDE

4Inflação na China regista subida homóloga de 2,5% em junho

dinheirovivo
O número está em linha com a previsão dos analistas e constitui um ligeiro aumento em relação a maio.

5EUA registam 1,314 milhões de novas inscrições no desemprego numa semana

ri.lusa
Os Estados Unidos registaram 1,314 milhões de novas inscrições no desemprego na semana passada, uma descida em relação à semana anterior e ligeiramente menos do que era esperado pelos analistas, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

6Filmes, um barco no Sena e vestidos de bonecas. Em Paris, estes são os novos palcos da alta-costura

ri.observador
Sessões fotográficas, performances, curtas-metragens, esboços e miniaturas. Na hora de manter o distanciamento e migrar para o digital, a alta-costura deu provas de criatividade. Veja as imagens.

7Outros

dinheirovivo

Plataforma portuguesa põe marcas a venderem peças em videojogos

Tecnológica Platforme aposta em duas novas unidades de negócio, para criação de protótipos virtuais realistas e colocação de coleções digitais.

Acesso ao subsídio de desemprego vai variar consoante freguesia

Acesso ao subsídio de desemprego vai variar consoante a freguesia – locais em estado de calamidade vão ter condições mais favoráveis de acesso.

eco

Regular hidrogénio verde pode estimular empresas a exportar, diz Costa Silva

Plano apresentado ao Governo aponta para a importância de recursos endógenos como hidrogénio verde ou lítio para a transição energética e para a evolução futura da economia portuguesa.

Portugal pode transformar-se na “fábrica da Europa” da Saúde

Enfrentando Portugal um problema de envelhecimento, pelo que é preciso reforçar os meios na saúde. Costa Silva defende aposta no SNS, mas também quer Portugal a dar cartas na exportação neste setor.

Portugal deve ter um fundo soberano para acelerar a retoma

Costa Silva vê papel da banca limitado na recuperação da economia. Entre os instrumentos de financiamento às empresas, plano propõe banco de fomento ou fundo soberano, como na Irlanda.

Alívio no desemprego anima Wall Street

Os mercados norte-americanos estão em “terreno positivo” face à tendência decrescente dos pedidos de subsídio de desemprego, nos Estados Unidos.

Milionários em Portugal deverão enriquecer 3% ao ano após a pandemia

Longe dos mercados financeiros, os mais ricos em Portugal têm nos últimos anos encaixado menos dinheiro do que a média internacional. Mas é pela mesma razão que agora serão dos menos afetados.

Mais 13 mortes por Covid-19 e 418 novos doentes. 78% estão na região de Lisboa

A Direção-Geral da Saúde registou mais 13 mortes por Covid-19, todas na região de Lisboa e o número mais elevado desde o final de maio. Foram detetados mais 418 casos, a maioria na área da capital.

ri.expresso

Qual é o futuro do trabalho?

Projetos Expresso. O resumo de mais um debate do ciclo ‘Parar para Pensar’, desta vez sobre o Novo Trabalho. Esta é uma iniciativa que une o Expresso à DECO Proteste

O que é que os indicadores já nos mostram sobre a queda histórica do PIB no segundo trimestre?

A atividade económica afundou em abril, na sequência da paragem forçada ditada pelo confinamento para travar a pandemia de Covid-19. E em maio, apesar do início do desconfinamento, as melhorias foram pouco visíveis. Indicadores sinalizam timidez da retoma da atividade. O Expresso mostra-lhe os números

ri.jornalnegocios

Câmara de Lisboa rejeita testes obrigatórios para passageiros que cheguem a Portugal

A Câmara de Lisboa rejeitou hoje uma moção do CDS-PP que pedia a testagem obrigatória para os passageiros que cheguem a Portugal por fronteiras aéreas ou marítimas, no âmbito da pandemia da covid-19.

Tesla “muito perto” de carros totalmente autónomos, diz Musk

As “funcionalidades básicas” para os automóveis completamente autónomos podem estar completas já este ano, diz Elon Musk.

ri.lusa

5G: Leilão para atribuição de licenças decorre de outubro a dezembro – Anacom

O leilão para atribuição das licenças de 5G decorrerá entre outubro e dezembro, estando a atribuição dos direitos de utilização de frequências prevista para janeiro/fevereiro de 2021, anunciou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Covid-19: José Manuel Fernandes responsável por posição do PE sobre fundo para empresas

O eurodeputado português José Manuel Fernandes (PSD) foi hoje nomeado relator para o novo instrumento financeiro da União Europeia (UE) de 300 mil milhões de euros, criado para recapitalizar empresas afetadas pela covid-19 e quer ter verbas disponíveis em outubro.

Teatro São Luiz apresenta leituras encenadas por mulheres de textos de mulheres

O São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, abre as portas nos próximos fins de semana a leituras encenadas por mulheres, de textos escritos por outras mulheres, como é o caso de Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.

Três curtas-metragens portuguesas têm hoje estreia conjunta em 12 salas

Três curtas-metragens, de Leonor Teles, Sofia Bost e Mariana Gaivão, “uma celebração do cinema português no feminino”, estreiam-se hoje em 12 salas do país.Três curtas-metragens, de Leonor Teles, Sofia Bost e Mariana Gaivão, “uma celebração do cinema português no feminino”, estreiam-se hoje em 12 salas do país.

modalisboa

Um mundo de máscaras

Numa altura em que a máscara é o rosto visível da pandemia que se vive atualmente, a exposição online “Um Mundo de Máscaras” mostra o uso de máscaras através dos tempos e revela as histórias a elas associadas.

ri.observador

Compras online: garantir a segurança no pagamento

Com o aumento do número de consumidores a usarem o mundo digital para fazerem as suas compras, optar por plataformas de pagamentos seguras ganha agora particular relevância.

jornaleconomico

Reclamações dirigidas às empresas de recuperação de dívidas aumentam no primeiro semestre

A análise da equipa do Portal da Queixa evidenciou o crescimento expressivo das reclamações ao longo dos últimos anos. Em comparação com o mesmo período, em 2018, o número total de reclamações do setor foi 234 e, em 2019, o total de queixas apresentadas nos primeiros seis meses foi 276, sendo que, no primeiro semestre de 2020, já foram contabilizadas 283.

Portugueses preferiram comprar no comércio local com forte probabilidade de crescimento

“O estudo indica que a tendência de (re)descoberta do comércio local se mantenha, mesmo depois de todas as restrições terem sido levantadas, com quase dois em cada três (68%) portugueses a manifestar a intenção de continuar a fazer as suas compras localmente”, explica a Mastercard.

ri.portugalnews

Impacto da COVID-19 nos pagamentos das empresas europeias

A Intrum divulga uma edição especial do EPR – European Payment Report, o “White Paper europeu 2020”, que tem como objetivo analisar o impacto da pandemia COVID-19 nos pagamentos das empresas europeias.

Insolvências aumentam 52 por cento em junho face ao período homólogo de 2019

Em junho, registaram-se 559 insolvências, mais 191 que no período homólogo de 2019, mas menos 41 que em maio. No total do semestre, o incremento face ao mesmo período do ano passado é de 7,5 por cento, com 2.749 insolvências. Este valor apresenta-se inferior aos totais registados no primeiro semestre de 2017 (3.391) e de 2018

Portugueses consideram consumo de produtos nacionais um dever

Com o encerramento de fronteiras, um pouco por todo o mundo, esta crise voltou a demonstrar a dependência de muitos países de fornecedores estrangeiros. A juntar a isto, a perspetiva de uma nova crise económica, dão novo folgo à importância de produzir e consumir produtos nacionais. E os portugueses inquiridos pelo Observador Cetelem Consumo 2020, parecem concordar.

Volume de Fusões e Aquisições sofre redução de 23 por cento no primeiro semestre

O mercado transacional português registou no primeiro semestre 162 transações, entre anunciadas e concluídas com um valor total de EUR 7,58bi, segundo o TTR – Transactional Track Record. Isto representa uma redução de 23 por cento no volume de transações, em relação ao mesmo período de 2019.

A atividade económica na Alemanha

A delegação da AICEP na Alemanha divulga um inquérito alargado a 8500 empresas alemãs, conduzido pela Confederação das Câmaras de Comércio e Industria Alemãs, que retrata, já depois do retorno à atividade, os setores mais afetados e o horizonte de recuperação.

ri.publico

Número de milionários cresceu 8,8% em 2019

Patrão da Amazon continua a ser o mais rico do mundo. Patrão da Zara e Warren Buffett lideram as perdas no último ano entre as grandes fortunas.

ri.sol

OMS alerta: A pandemia “não está controlada na maior parte dos países, está a piorar”

OMS anunciou a criação de um painel independente para avaliar a sua atuação e resposta à pandemia e admitiu que esta “não está controlada”.