Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Novos apoios europeus podem chegar já em 2020 às empresas portuguesas
  2. Máscaras e luvas agravam poluição de plásticos nos mares e rios
  3. Brexit. Apenas 39% das exportações portuguesas ficarão isentas de taxas
  4. Grandes marcas reajustam negócios sem despedir
  5. ONU alerta que Objetivo Fome Zero até 2030 “está em risco” e Covid-19 agrava situação
  6. Milionários querem pagar mais impostos para ajudar os seus países a sair da crise
  7. Outros

1Novos apoios europeus podem chegar já em 2020 às empresas portuguesas

ri.expresso
Promessa foi feita pelo vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, ao presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva

2Máscaras e luvas agravam poluição de plásticos nos mares e rios

ri.jornalnegocios
Pesquisas realizadas por turistas encontraram “constantemente máscaras e luvas” nas margens e nas praias de sete rios europeus. “É preocupante” e tudo indica que esta novo foco de poluição já tenha chegado aos oceanos.

3Brexit. Apenas 39% das exportações portuguesas ficarão isentas de taxas

dinheirovivo
Sem acordo comercial, as vendas de Portugal ao mercado britânico serão sujeitas à nova pauta aduaneira já publicada pelo Reino Unido.

4Grandes marcas reajustam negócios sem despedir

ri.expresso
Projetos Expresso. Ikea, Fnac e Dielmar estão empenhadas em manter todos os trabalhadores, mas admitem que o caminho é “muito duro” e que a verdadeira “crise está agora a começar”

5ONU alerta que Objetivo Fome Zero até 2030 “está em risco” e Covid-19 agrava situação

ri.observador
A ONU alertou que o Objetivo Fome Zero até 2030 está em risco, sendo que quase 690 milhões de pessoas passaram fome em 2019, número que pode ser agravado este ano com o impacto da pandemia.

6Milionários querem pagar mais impostos para ajudar os seus países a sair da crise

jornaleconomico
Um grupo de mais de 80 multimilionários querem pagar mais impostos para ajudar os seus países a recuperar da crise económica provocada pela pandemia da Covid-19.

7Outros

ri.diariodenoticias

Jardim Zoológico oferece entradas a profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança

Medida pretende agradecer a quem está na linha da frente no combate ao covid-19. Oferta não é extensível ao agregado familiar.

dinheirovivo

Trabalhadores sem diploma estão a descer no elevador laboral

Portugal é onde mais aumentou peso de homens e mulheres que só encontram empregos abaixo das qualificações que têm.

Covid-19. Exportações de componentes automóveis mantêm quebra acentuada

Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas de componentes automóveis para o exterior caíram 28%, realça a AFIA.

eco

Compras online com cartão? Deve atualizar dados no banco até agosto

A partir do início de 2021, todos os bancos e prestadores de serviços de pagamentos vão passar a a ter de exigir a “autenticação forte” aos clientes para estes poderem fazer compras online com cartão.

Mais duas mortes e 306 novos casos de Covid-19. 83% na região de Lisboa e Vale do Tejo

Aumentou para 46.818 o número de casos de infetados com coronavírus no país. Até ao momento, registam-se 1.662 mortes e 31.065 pessoas recuperadas da doença.

Falhas de cibersegurança duplicam em Portugal com a pandemia

O maior aumento coincide com o confinamento devido à pandemia de covid-19. Só no segundo trimestre foram registados 160 incidentes de phishing. Mais de um terço (37%) “afetaram o setor bancário”.

Coronavírus leva empresas a emitir um bilião em nova dívida este ano

O montante de dívida privada no mundo deverá subir 12% em 2020, para o valor mais elevado de sempre. O aumento deve-se à situação de pandemia e acompanha o reforço do endividamento dos países.

É um recorde. 3,9 milhões de europeus passaram de empregados a inativos

Do universo de empregados registado no final de 2019, quase quatro milhões passaram a inativos. É o aumento mais significativo desde, pelo menos, 2010, indica o Eurostat.

Seis em cada dez idosos vão ser dependentes em 2100

O Eurostat estima que quase seis em cada dez idosos portugueses deverão ser dependentes em 2100. Portugal ocupa a 8.ª posição tabela da UE e a Polónia deverá ser o país com o rácio mais alto.

75% das empresas britânicas não estão preparadas para o Brexit

Com as negociações ainda a decorrerem a cerca de cinco meses do fim do período de transição, a maioria das empresas do Reino Unido admite não estar preparada para enfrentar o paradigma pós-Brexit.

ri.expresso

O que importa neste momento é sobreviver

Empresários mostram-se preocupados com o estado da indústria e centram atenções no dia a dia. Reabertura dos mercados pode ajudar a trazer de volta clientes, mas o pós-setembro ainda é uma incógnita

ri.jornalnegocios

#deVoltaàAvenida: Comerciantes juntam-se para incentivar regresso à Av. Liberdade

Numa campanha que estará no ar até 20 de julho, lojas, restaurantes, hotéis e escritórios convidam os clientes nacionais a voltarem à Avenida da Liberdade.

Custo de licenças de emissão de carbono em máximos de 14 anos

Esta manhã, o custo de referência das licenças para emissão de carbono subiu para 30,13 euros por tonelada, um máximo de 2006.

ri.lusa

Covid-19: FMI prevê pior queda no crescimento do Médio Oriente em mais de 50 anos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu hoje as previsões de crescimento para o Médio Oriente para o nível mais baixo em mais de 50 anos, devido ao “duplo choque” dos baixos preços do petróleo e à pandemia de covid-19

Wall Street segue em alta acompanhando rumo das bolsas na Europa e Ásia

A bolsa de Nova Iorque iniciou hoje a sessão em alta, seguindo a tendência de ganhos na Europa e na Ásia, quando as principais empresas norte-americanas se preparam para a apresentação de resultados trimestrais.

Reclamações no setor energético sobem para 5.437 no segundo trimestre – ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 5.437 reclamações no segundo trimestre deste ano, mais 288 do que no mesmo período do ano passado, foi hoje divulgado.

Montante máximo para pagamentos “sem contacto” vai continuar a ser 50 euros – BdP

Os pagamentos “sem contacto” até 50 euros vão continuar a ser permitidos, depois de o montante máximo ter passado de 20 para 50 euros, face à pandemia de covid-19, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Despesa corrente em saúde aumentou em 2018 e 2019 – INE

A despesa corrente em saúde aumentou em 2018 e 2019, em termos nominais, 5,6% e 5,2%, respetivamente, sendo superior à variação nominal do PIB, revelam dados Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados.

Vendas de produtos petrolíferos Galp caíram 45% no 2.º trimestre

As vendas de produtos petrolíferos da Galp caíram 45% no segundo trimestre do ano em relação ao período homólogo, de acordo com um comunicado da empresa enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

ri.noticiasaominuto

Google vai investir 8,8 milhões de euros na digitalização da Índia

O presidente executivo da Google anunciou hoje a criação de um fundo para a digitalização da economia indiana, uma operação na qual a gigante tecnológica norte-americana vai investir cerca de 10 mil milhões de dólares nos próximos anos.

A nova coleção de swimwear da Intimissimi Uomo é inspirada no Rato Mickey

Marca italiana aposta na diversão.

jornaleconomico

Volume de negócios da Vista Alegre cai 26% no primeiro semestre

Apesar do recuo no primeiro semestre devido à pandemia da Covid-19, a Vista Alegre registou um aumento de 6% do seu volume de negócio no mês de junho, com o aumento das vendas para França, Holanda e Itália.

Hungria interdita entrada no país a residentes em vários países. Portugal com limitações

A partir de terça-feira à meia-noite, Budapeste vai introduzir um sistema tricolor e os habitantes dos países classificados como “zona vermelha” não serão autorizados a entrar no país da Europa central, até nova ordem.

ri.portugalnews

Indústria de calçado portuguesa em destaque na Grécia

A revista setorial “DERMANEA” publicou, na sua última edição, dois artigos sobre a indústria de calçado portuguesa.

Tendências & Oportunidades – França: Vendas online B2C ultrapassam os 100 mil milhões euros em 2019

Segundo o mais recente relatório anual da FEVAD (“Fédération du E-commerce et de la Vente à Distance”), publicado a 7 de julho de 2020, as compras online em França B2C aumentaram, em 2019, 11,6 por cento em relação ao ano anterior, gerando 103,4 mil milhões de euros.

Nota sobre a economia grega

A delegação da AICEP na Grécia divulga uma nota do Banco da Grécia sobre a economia grega.

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.

ri.publico

Três co-produções portuguesas na competição de curtas do Festival de Locarno

Em formato digital e com o título “Pelo futuro dos filmes”, o festival suíco acolhe na programação de curtas co-produções portuguesas.

Temperaturas elevadas e risco máximo de incêndio: treze distritos sob alerta

Esta semana a temperatura máxima deverá variar entre 30 e 35 graus Celsius no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40 graus nas regiões do interior.

ri.sol

“Demasiados países estão a ir na direção errada”, alerta diretor-geral da OMS

Apesar de não ter mencionado nenhum líder concreto, Tedros Ghebreyesus diz que defender uma ideia e depois praticar outra é “o ingrediente mais crítico” na luta contra a doença.