Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Produção industrial começa a recuperar em maio na zona euro e na UE – Eurostat
  2. Covid-19: IEFP com 10 dias para decidir incentivo à normalização da atividade empresarial
  3. Procura de empréstimos pelas empresas “aumentou fortemente” no segundo trimestre
  4. Covid-19: Vendas nas lojas caíram 40% na última semana face a 2019 – AMRR
  5. Salários negociados em contratação coletiva com aumentos reais de 3,4% em 2019
  6. Energias renováveis nos Açores poderão atingir 60% do total produzido em 2025
  7. Outros

1Produção industrial começa a recuperar em maio na zona euro e na UE – Eurostat

ri.lusa
A produção industrial começou a recuperar na União Europeia (UE) e na zona euro em maio, depois de dois meses de fortes quebras devido ao confinamento imposto pela covid-19, mas apresentou ainda fortes quedas homólogas, segundo o Eurostat.

2Covid-19: IEFP com 10 dias para decidir incentivo à normalização da atividade empresarial

ri.lusa
O IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional terá um prazo de 10 dias para avaliar a concessão do incentivo extraordinário à normalização da atividade empresarial, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.

3Procura de empréstimos pelas empresas “aumentou fortemente” no segundo trimestre

jornaleconomico
Conclusões do inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito indica que em termos de oferta os critérios de concessão de crédito a empresas e particulares tornaram-se mais restritivos face ao trimestre anterior.

4Covid-19: Vendas nas lojas caíram 40% na última semana face a 2019 – AMRR

ri.lusa
As vendas nas lojas cederam 40%, entre os dias 06 e 12 de julho, em comparação com 2019, segundo os dados do observatório da Associação de Marcas do Retalho e Restauração (AMRR), hoje divulgados.

5Salários negociados em contratação coletiva com aumentos reais de 3,4% em 2019

eco
Em termos nominais, registou-se um aumento de 4,4% dos salários negociados em sede de contratação coletiva. Já em termos reais, esse aumento foi de 3,4%.

6Energias renováveis nos Açores poderão atingir 60% do total produzido em 2025

ri.observador
As energias renováveis nos Açores poderão representar 60% do total de energia produzida na região dentro de cinco anos, prevendo-se que 38% desse valor provenha de fonte geotérmica.

7Outros

ri.correiodamanha

Uso de máscaras nas lojas vai ser obrigatório em Inglaterra

Infratores serão multados em até 110 euros se não cumprirem a medida de prevenção de transmissão do coronavírus.

ri.diariodenoticias

OMS alerta: Escolas só devem reabrir com transmissão comunitária controlada

A Organização Mundial de Saúde recomendou hoje que só se reabram as escolas quando a transmissão comunitária do novo coronavírus esteja controlada, admitindo que falta saber muito sobre o papel das crianças na pandemia.

dinheirovivo

Portugal aumentou em 26,3% as importações da China em maio

Portugal exportou menos 18,1% para a China em maio, face a igual período de 2019.

UE: Alemanha quer presidência com impacto neutro no clima

A Alemanha quer que a sua presidência da União Europeia (UE), este semestre, tenha um impacto climático neutro, organizando as reuniões com a mínima emissão de gases nocivos possível e compensando as emissões que não puderem ser evitadas.

eco

Há 233 novos casos de Covid-19. 61% na região de Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar o maior número de novas infeções, com 61% do total, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira pela Direção Geral de Saúde.

Dia volátil em Wall Street com resultados mistos de empresas

Resultados desanimadores e provisões feitas pela banca desanimam os investidores em Wall Street. No setor tecnológico a sessão está volátil, passando de “terreno” vermelho para verde em minutos.

Coimbra cria sistema para abrir portas sem usar as mãos

Está em desenvolvimento no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra um sistema que vai permitir abrir portas sem usar as mãos. É uma solução para ajudar a combater a Covid-19.

ri.expresso

Covid-19. Bruxelas quer impedir a concessão de ajudas a empresas ligadas a paraísos fiscais

No âmbito da votação na especialidade do Orçamento Suplementar, Portugal cortou o acesso a auxílios públicos por parte de companhias e entidades com sede fiscal em offshores

ri.jornalnegocios

UE não quer abrir fronteiras a mais países até agosto

A Comissão Europeia vai recomendar aos Estados-membros que não alarguem a lista de 15 países cujos residentes receberam luz verde para entrar na UE a 1 de julho.

Singapura em recessão pela primeira vez em mais de uma década

Em comparação com o ano anterior, a economia recuou 12,6% entre abril e junho, indicou o Ministério do Comércio.

ri.lusa

Produção automóvel cai 20% em junho e 36% desde o início do ano – ACAP

A produção de automóveis em Portugal caiu 20% em junho, para um total de 22.943 veículos automóveis ligeiros e pesados, mas menos do que o acumulado desde o início do ano, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Plano de recuperação europeu deve ser maior prioridade da União Europeia – UGT

O plano de recuperação europeu deve ser “a maior prioridade social, económica e política” da União Europeia, considerou hoje o secretário-geral da União Geral de Trabalhadores (UGT), Carlos Silva, numa carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa.

Covid-19: Profissionais da Cultura apelam a líderes europeus para que invistam no setor

Mais de 40 profissionais europeus da Cultura, incluindo a cantora islandesa Björk e o português Salvador Sobral, apelaram aos líderes da União Europeia para que invistam no setor cultural e criativo.

modalisboa

10 anos de Portuguese Soul

A revista Portuguese Soul celebra 10 anos de divulgação da criatividade portuguesa, com uma edição especial, intitulada Abroad, que visa reconhecer, valorizar e divulgar o talento nacional além-fronteiras, em áreas tão distintas como cinema, dança, fotografia ou negócio.

ri.noticiasaominuto

‘O Golfinho’: Banco de Portugal lança nova moeda de coleção

Moeda de coleção será colocada em circulação no dia 22 de julho de 2020.

França torna obrigatório uso de máscara nos lugares públicos fechados

O uso de máscara vai passar a ser obrigatório em França, anunciou hoje o Presidente da República, Emmanuel Macron numa entrevista na televisão, que disse haver sinais de que o novo coronavírus está a “ganhar um pouco de força”.

ri.observador

Comércio entre países lusófonos e a China cai 12% nos primeiros cinco meses do ano

Os países lusófonos e a China registaram trocas comerciais de 51,8 mil milhões de dólares (45,7 mil milhões de euros) nos primeiros cinco meses do ano, um decréscimo homólogo de 12%.

jornaleconomico

Ações da Amazon ainda podem valorizar 16% até ao fim do ano

Mais de quatro meses após o início da pandemia, os analistas de Wall Street estimam que a empresa deve crescer mais 16% até ao fim do ano devido ao aumento da procura pelo comércio online.

Reino Unido. Recessão de 14% poderá aumentar dívida pública em 400 mil milhões de libras

Numa perspetiva mais pessimista, a recessão poderá variar entre os 12,4% e os 14,3%, enquanto que num cenário mais otimista a queda poderá situar-se nos 10,6% e a dívida em 263 mil milhões de libras.

ri.portugalnews

Webinar França – O ecossistema de inovação francês

O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza. A AICEP está a promover webinars sobre vários mercados e setores e a sessão dedicada a França e ao tema Ecossistemas de inovação francês como plataforma de aceleração e de crescimento das empresas tecnológicas portuguesas está já agendada para 22 de julho, às 14h30.

Previsões económicas da economia russa

O reputado Instituto Gaidar apresenta as suas previsões económicas sobre os possíveis cenários dos principais parâmetros macroeconómicos da economia russa.

Marrocos: Aumento do imposto à importação

O Ministro da Economia, Finanças e Reforma Administrativa de Marrocos, no âmbito do projeto de Lei de Finanças retificativo (PLFR), propõe, para o corrente ano, um aumento do imposto de importação, sobretudo para promover a produção local, melhor as receitas aduaneiras e reduzir o deficit comercial do país.

ri.publico

Pessoas confinadas em habitações com más condições sentem-se mais ansiosas

A falta de acesso a um espaço verde na área da residência também parece contribuir para aumentar o sentimento de enclausuramento, nota o estudo.

Três filmes portugueses integram Festival de Cinema de Melbourne

Vitalina Varela, de Pedro Costa, A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, e a curta-metragem documental Lá Fora as Laranjas Estão a Crescer, produção portuguesa assinada pela sérvia Nevena Desivojevic, são os filmes a exibir na Austrália.

ri.sol

Comércio, restauração e serviços pedem corte de 40% nas rendas

Para os signatários é “urgente” a adoção destas medidas, uma vez que não é possível manter a sobrevivência da maioria das empresas com o mesmos custos fixos da época pré-covid-19.