Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas que contratarem vão ter ajuda a pagar salários
  2. Investidores internacionais pedem revisão da suspensão de rendas fixas nos centros comerciais
  3. Movimento portuário diminui 9,3% para 34,2 milhões de toneladas em cinco meses
  4. Novo crédito ao consumo afunda 56% em maio
  5. Banco do Japão prevê uma queda no PIB de 4,7% em 2020
  6. Startup portuguesa iLOF levanta um milhão de dólares nos Estados Unidos
  7. Outros

1Empresas que contratarem vão ter ajuda a pagar salários

eco
Ao longo de 3 anos, com 90 milhões a fundo perdido, o Governo quer ajudar empresas a criar 1.600 novos empregos. Apoio paga às empresas o salário, a TSU e um incentivo de 40% com limite de 10 pessoas.

2Investidores internacionais pedem revisão da suspensão de rendas fixas nos centros comerciais

eco
Nove investidores internacionais enviaram uma carta ao primeiro-ministro e Presidente da República a pedirem a revisão da medida de suspensão de rendas fixas nos centros comerciais.

3Movimento portuário diminui 9,3% para 34,2 milhões de toneladas em cinco meses

ri.lusa
Os portos do continente movimentaram 34,2 milhões de toneladas de carga entre janeiro e maio deste ano, o que representa uma diminuição de 9,3% face ao volume global registado no mesmo período de 2019, foi hoje divulgado.

4Novo crédito ao consumo afunda 56% em maio

dinheirovivo
Face a abril de 2020, o montante contratado nos novos créditos ao consumo subiu 46%, sinalizando uma recuperação neste segmento de crédito.

5Banco do Japão prevê uma queda no PIB de 4,7% em 2020

ri.lusa
O Banco do Japão (BOJ) prevê uma contração da economia nipónica de 4,7% em 2020, devido à crise provocada pela pandemia da covid-19, anunciou hoje a instituição.

6Startup portuguesa iLOF levanta um milhão de dólares nos Estados Unidos

dinheirovivo
A ‘startup’ portuguesa iLOF, que criou uma tecnologia patenteada de deteção de nanoestruturas em fluidos, fechou um acordo de financiamento.

7Outros

ri.diariodenoticias

Preço da energia para carregar veículos fora de casa baixa 5%

O novo tarifário da EDP Comercial entra hoje em vigor. A empresa acaba de ganhar a concessão de três lotes de pontos de carregamento

dinheirovivo

OPEP+ vai aumentar moderadamente a produção de petróleo em agosto

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados vão aumentar moderadamente a produção a partir de agosto, como estava previsto.

Governo diz que vai reforçar medicina intensiva e saúde pública para o inverno

O Governo vai reforçar com mais pessoal as unidades de Medicina Intensiva, Saúde Pública e procurar aumentar a rapidez dos testes à covid-19.

Consultas não presenciais aumentaram 65% face a 2019

O SNS assegurou “mais de oito milhões de consultas não presenciais” desde o início do ano, representando um aumento de 65% face a 2019.

eco

Governo alerta portugueses contra férias em destinos longínquos

Os portugueses que planeiem ir de férias para “destinos exóticos” não devem contar com operações de repatriamento como as realizadas no início da pandemia, avisa o Governo.

Há 375 novos casos de Covid-19. 76,8% na região de Lisboa e Vale do Tejo

As autoridades de saúde identificaram 375 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, que contabiliza 47.426 casos. Morreram oito pessoas devido ao Covid-19 no último dia.

Bruxelas quer garantir que “influencers” também pagam impostos

A Comissão Europeia pretende assegurar que quem gera receitas com plataformas como o Facebook e o Instagram paga também “a sua quota-parte de impostos”. Bruxelas aperta o cerco à evasão fiscal.

ri.expresso

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador, produzido em 45 dias pelo CEiiA, no âmbito da comunidade 4Life, juntou o conhecimento médico especializado, empresas, universidades e o apoio financeiro de mecenas e de milhares de portugueses

ri.jornalnegocios

Marcelo quer combate à pandemia e prevenção de segunda vaga em simultâneo

O Presidente da República continua alinhado com o primeiro-ministro e também considera necessário que a par do combate à crise sanitária em curso, Portugal deve também começar desde já a prevenir a eclosão de uma potencial segunda vaga da pandemia.

Netflix desvenda pela primeira vez os 10 maiores sucessos. Filme Resgate lidera

Os quatro filmes que mais interesse geraram são de ação ou thrillers, protagonizados por atores e atrizes de grande fama.

Siza Vieira: Restrições aéreas do Reino Unido sem fundamento científico

“São situações completamente diferentes, o que se passa em Lisboa e no resto do território, que tem níveis muito baixos de incidência”, defendeu o ministro.

Venda de casas volta a subir em junho e com preços 14% mais altos do que há um ano

Em Portugal, a venda de casas aumentou em junho pelo segundo mês consecutivo, e os preços voltaram a recuperar.

Goldman Sachs antecipa quebra de 26,4% nos lucros da EDP

O Goldman Sachs estima que a elétrica portuguesa tenha registado lucros de 298 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

ri.lusa

Ministério das Finanças diz que já foram pagos 98% dos reembolsos do IRS

O secretário dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse hoje que até agora foram pagos 98% dos 2.659 mil reembolsos de IRS apurados entre as 5,5 milhões de declarações de imposto entregues durante a campanha deste ano.

Governo estima poupança de 190 milhões de euros com 50 das medidas do Simplex 20-21

O Governo estima que 50 das 158 medidas do programa “Simplex 20-21”, hoje apresentado, vão permitir uma poupança de 190 milhões de euros e espera concretizar a medida “pensão na hora” até ao final de 2021.

Bruxelas quer regras apertadas para evitar fuga aos impostos em plataformas ‘online’

A Comissão Europeia propôs hoje regras para maior transparência fiscal na União Europeia (UE), obrigando quem ganha dinheiro através das plataformas ‘online’, como Facebook ou Instagram, a pagar impostos consoante as receitas arrecadadas, visando evitar a evasão fiscal.

Turismo praticamente parado em maio com perto de 150 mil hóspedes – INE

A atividade turística esteve praticamente parada em maio, com 149,8 mil hóspedes e 307,0 mil dormidas, que correspondem a quedas de 94,2% e 95,3%, respetivamente, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal emite 1.750 ME de dívida com taxas de juro negativas mais baixas

Portugal emitiu hoje 1.750 milhões de euros em dívida de curto prazo, com taxas de juro negativas mais baixas do que no último leilão realizado, de acordo com dados divulgados pela Bloomberg.

modalisboa

“Lisboa ainda”: quatro olhares distintos sobre a cidade em quarentena

O Museu de Lisboa inaugura, a 23 de julho, a exposição de fotografia “Lisboa Ainda” que mostra a cidade em quarentena, através da objetiva de quatro fotojornalistas com diferentes percursos: Luís Miguel Sousa, Pedro Nunes, José Fernandes e Tiago Miranda.

ri.noticiasaominuto

Abono de família extra abrangerá 974 mil crianças e jovens em setembro

A prestação complementar de abono de família para famílias foi publicada em Diário da República.

Wall Street sobe após dados da produção industrial

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em alta no início da sessão, quando foi divulgado que a produção industrial subiu em junho nos Estados Unidos e após a apresentação de resultados trimestrais de vários bancos.

MANGO convida a viver o verão em tons fúscia

Aposte nestes looks.

ri.observador

Duas curtas-metragens portuguesas competem no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

Duas curtas-metragens portuguesas de Margarida Lucas e Regina Pessoa vão competir na secção oficial do 26.ª Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, de 22 e 25 deste mês.

jornaleconomico

Credores criam modelo para aliviar dívida sem implicar ‘default’

Em causa estão os empréstimos que foram organizados pelos bancos privados, e que geralmente têm uma cláusula que estipula que, em caso de não pagamento dos cupões ou dos juros aos próprios bancos ou a outros credores, o que inclui os empréstimos feitos pelos países mais ricos, o incumprimento constitui automaticamente um ‘default’.

Portugal de fronteiras abertas garante que não há entraves à vinda dos emigrantes

No decorrer da conferência digital “Portugal Seguro – Férias dos Tempos de Pandemia”, Berta Nunes afirmou que “Portugal é um país seguro” e que, além dos casos identificados em 19 freguesias na Grande Lisboa, “o restante país tem poucos casos”.

ri.portugalnews

Abertura de nova call “NOVEXPort” para PME portuguesas

O Instituto Pedro Nunes (IPN), através do projeto “NOVEXport”, está a dar às empresas interessadas a possibilidade de beneficiar de um programa de aceleração de três meses. O projeto visa apoiar empresas de todos os setores de atividade, que pretendem usar o espaço e as tecnologias digitais.

Avaliação do impacto da pandemia da COVID-19 nas empresas

Segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, 20 por cento das empresas suspenderam a sua atividade durante o primeiro trimestre de 2020 devido à pandemia da COVID-19 e 80 por cento mantiveram-se em atividade, mesmo que de forma parcial, sendo o setor do turismo o mais afetado pela pandemia da COVID-19 em Cabo Verde (83 por cento das empresas encerraram temporariamente).

Webinar França – O ecossistema de inovação francês

O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza. A AICEP está a promover webinars sobre vários mercados e setores e a sessão dedicada a França e ao tema Ecossistemas de inovação francês como plataforma de aceleração e de crescimento das empresas tecnológicas portuguesas está já agendada para 22 de julho, às 14h30.

Oportunidade de negócio no Brasil

A prefeitura de Sobral (Ceará) divulga a seguinte concorrência pública internacional: Contratação de Empresa Especializada para Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Sobral, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral – PRODESOL.

ri.sol

Número de casos diários em Espanha é o maior desde o fim do confinamento

Nas últimas 24 horas foram confirmadas mais 390 infeções.