Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresas mantêm intenção de aumentar salários em 2% apesar da pandemia
  2. Exportações vão demorar até três anos a recuperar
  3. Cerca de 23 mil empresas prorrogaram lay-off em julho
  4. Lojistas com quebras médias de 40,2% desde 01 de junho – AMRR
  5. ONU destaca cinco municípios portugueses por terem “políticas inovadoras”
  6. Desde 2017 que não nasciam tantas crianças no primeiro semestre do ano
  7. Outros

1Empresas mantêm intenção de aumentar salários em 2% apesar da pandemia

ri.jornalnegocios
Um estudo realizado pela consultora Willis Towers Watson refere que os empregadores portugueses continuam a querer elevar em 2% os salários dos funcionários pese embora o impacto da crise sanitária.

2Exportações vão demorar até três anos a recuperar

ri.jornalnegocios
O plano Internacionalizar 2030 prevê que as vendas de bens e serviços atinjam os 50% do PIB apenas em 2027, um avanço de dois anos face às estimativas pré-covid. Já os valores recorde alcançados no ano passado poderão ser igualados só em 2023.

3Cerca de 23 mil empresas prorrogaram lay-off em julho

dinheirovivo
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, disse nesta segunda-feira que 23 mil empresas pediram em julho a prorrogação do ‘lay-off’ simplificado, referindo-se a “processos válidos e pagos”.

4Lojistas com quebras médias de 40,2% desde 01 de junho – AMRR

ri.lusa
A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) contabiliza perdas dos lojistas de 40,2% desde 01 de junho, de acordo com dados do observatório que a entidade tem vindo a publicar devido à pandemia de covid-19.

5ONU destaca cinco municípios portugueses por terem “políticas inovadoras”

jornaleconomico
Braga, Lisboa, Porto, Sintra e Vila Nova de Famalicão são um exemplo positivo na resposta à pandemia. As Nações Unidas apontam estes concelhos como casos de sucesso na aplicação de políticas para proteger as populações.

6Desde 2017 que não nasciam tantas crianças no primeiro semestre do ano

ri.publico
Nasceram 42.149 crianças nos primeiros seis meses de 2020, mais 11 face a igual período de 2019. Lisboa foi a cidade que registou o maior número de nascimentos, seguida do Porto e de Braga.

7Outros

ri.diariodenoticias

Estados Unidos iniciam 30 mil ensaios em voluntários para testar vacina

Esta é a primeira vacina experimental fora da China a alcançar este ponto crítico para comprovar a sua eficácia e segurança antes da distribuição em massa.

dinheirovivo

CTT vende primeira máscara testada contra novo coronavírus

Custam 10 euros e mantêm a capacidade de inativar o novo coronavírus mesmo após 50 lavagens

Subsídios de férias pagos no lay-off simplificado têm isenção da TSU

Prestações e retribuições devidas quando a empresa está em lay-off simplificado beneficiam de isenção da Taxa Social Única (TSU)

Admitidos 37 projetos de hidrogénio num total de 9 mil milhões

O comité de admissão de projetos de hidrogénio escolheu 37 ideias, das 74 manifestações de interesse apresentadas, num total de nove mil milhões de euros, segundo um comunicado do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Alemanha impõe testes obrigatórios a quem venha de zonas de risco

O Governo alemão vai impor testes obrigatórios à covid-19 para todas as pessoas que regressem de zonas consideradas de risco, indicou hoje o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

eco

Galp afunda 5% após prejuízos e arrasta bolsa de Lisboa

As ações da petrolífera lideraram as perdas na bolsa de Lisboa que não conseguiu acompanhar o sentimento positivo das pares europeias.

“Novo lay-off” é frouxo e inadequado ao nível da retoma, diz CCP

“As medidas não são adequadas ao nível da retoma existente, nomeadamente ao obrigarem as empresas a terem o quadro inteiro no ativo”, diz João Vieira Lopes.

Turistas britânicos mantêm viagens para Portugal no outono

Os turistas britânicos estão a manter as viagens que têm agendadas para Portugal no outono. Contudo, pairam no ar as preocupações relativas às restrições aplicadas nas viagens.

Há mais 111 infetados, um mínimo de 11 de maio. Morreram mais três pessoas com Covid-19

Nas últimas 24 horas, foram identificados 111 novos casos do novo coronavírus em Portugal, um mínimo desde 11 de maio. Número total de pessoas infetadas sobe para 50.410.

ri.expresso

Setor imobiliário considera positivo aumento das avaliações das casas

O valor das avaliações bancárias para compra de habitação aumentou para 1 115 euros por metro quadrado em junho, revelou esta quarta-feira o INE. Um sinal positivo numa conjuntura frágil, consideram os analistas ouvidos pelo Expresso

Madeira vai obrigar ao uso de máscara na rua

É a primeira região do país a decretar a medida, que surge numa altura em que há oito casos de covid-19 confirmados no arquipélago. Norma entrará em vigor a 1 de agosto

ri.jornalnegocios

Consumo das famílias na zona euro com maior queda em 20 anos

Este é, segundo o Eurostat, o “decréscimo mais elevado desde o início da série temporal em 1999”, após uma descida de 0,4% na zona euro no anterior trimestre, o último de 2019.

Crédito a empresas sobe para máximos de 2 anos

Num período marcado pelos efeitos da pandemia, o financiamento às empresas cresceu ao ritmo mais acelerado da última década e a carteira total de crédito atingiu máximos de 2018. Enquanto isso, os empréstimos às famílias estão a desacelerar.

Prata em máximos de 2013 a valer 25 dólares por onça

A prata continua a ganhar terreno nos principais mercados internacionais, a acompanhar o bom momento que está também a ser vivido pelo ouro.

ri.lusa

Wall Street recua à espera de novo plano de apoio à economia norte-americana

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em queda no início da sessão, com os investidores atentos aos resultados trimestrais das grandes empresas e à espera de um novo plano de apoio à economia norte-americana.

Perdas para turismo mundial atingem quase 273 mil ME até maio

A pandemia de covid-19 provocou perdas de 320 mil milhões de dólares (272,8 mil milhões de euros) no turismo mundial, de janeiro a maio, segundo o barómetro publicado hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Imposição de quarentenas na Europa coloca em risco 197,5 milhões de empregos

A imposição de quarentenas entre países europeus pela covid-19, como as do Reino Unido ou da Noruega a viajantes provenientes de Espanha, coloca em risco até 197,5 milhões de empregos este ano a nível global, foi hoje anunciado.

modalisboa

Summer Essentials| T-shirts must have

As tendências mudam a cada estação, mas existem peças, como as t-shirts, que estão sempre presentes no nosso guarda-roupa e looks de verão.

ri.noticiasaominuto

Viajantes de Portugal terão de fornecer contactos para visitar a Galiza

Os viajantes provenientes de Portugal e de cinco comunidades do norte de Espanha que visitem a Galiza a partir de quarta-feira, terão de fazer um registo em que fornecem os contactos, foi hoje publicado no Diário Oficial da Galiza.

ri.observador

Confinamento reduziu em 30% o ruído em Portugal. Silêncio permitiu captar movimentos mais subtis da Terra

O ruído humano costuma perturbar os dados recolhidos pelas estações sísmicas. Em abril deste ano, as estações mais próximas das grandes cidades sofreram 30% menos perturbações do ruído humano.

BBC obtém alterações na licença para fornecer mais conteúdos online para crianças que consomem menos televisão tradicional

“Os nossos estudos mostram que as crianças estão cada vez mais a consumir conteúdos ‘online’, e cada vez menos televisão tradicional”, diz o Ofcom, regulador das comunicações britânico.

ri.portugalnews

Lista de Bens Importados controlados da Grã-Bretanha para a Europa

Consulte a Lista dos Bens Importados da Grã-Bretanha para a Europa que serão controlados a partir do dia 1 de janeiro de 2021

Suécia receberá 40 mil milhões SEK da União Europeia

Após semanas de intensas negociações e da Suécia ter feito parte do grupo de países, a par da Áustria, Dinamarca e Holanda que rejeitava as condições inicialmente propostas, nomeadamente, a atribuição de avultadas somas apenas em forma de subsídios por parte da União Europeia, chegou-se na semana passada a um consenso, do qual a Suécia saiu satisfeita, de acordo com o primeiro-ministro Stefan Löfven.

ri.publico

Pandemia divide fumadores: quase 30% fuma mais, um terço reduz ou deixa

Inquérito da Sociedade Portuguesa de Pneumologia revela que a pandemia foi das principais motivações para quem quis cortar no tabaco.