Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Empresas em funcionamento sobem para 99% na 1.ª quinzena de julho – INE
  2. Reciclagem em Portugal aumenta 7% no primeiro semestre
  3. Mais de metade das empresas com redução de negócio na primeira quinzena de julho
  4. Vendas no comércio a retalho caem 6,6% em junho – INE
  5. Moody’s estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano
  6. O que mudou com a pandemia? Adia-se compras e queremos mais made in Portugal
  7. Outros

1Covid-19: Empresas em funcionamento sobem para 99% na 1.ª quinzena de julho – INE

ri.lusa
As empresas em funcionamento atingiam 99% do total, na primeira quinzena de julho, mais três pontos percentuais (pp) que na quinzena anterior e mais 16 pp que em abril, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

2Reciclagem em Portugal aumenta 7% no primeiro semestre

jornaleconomico
Quanto ao lixo comum/doméstico, o relatório registou uma diminuição homóloga de 3% entre janeiro e junho, motivada pela queda drástica do turismo, pouca atividade comercial, deslocação das populações para concelhos próximos em teletrabalho e pela diminuição de recolha de monos.

3Mais de metade das empresas com redução de negócio na primeira quinzena de julho

dinheirovivo
Quase todas as empresas indicam estar a funcionar, mas 58% dos inquiridos reporta redução de volume de negócios nos primeiros 15 dias deste mês.

4Vendas no comércio a retalho caem 6,6% em junho – INE

ri.lusa
As vendas no comércio a retalho passaram de uma queda de homóloga de 11,9% em maio, para um recuo de 6,6% em junho, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

5Moody’s estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano

ri.lusa
A agência de notação financeira Moody’s estima que o défice de Portugal atinja os 9,2% do PIB este ano e recupere apenas até aos 4,8 em 2021, segundo um relatório hoje divulgado.

6O que mudou com a pandemia? Adia-se compras e queremos mais made in Portugal

dinheirovivo
Ansiedade quanto ao futuro que faz com que 58% afirme que passará a comprar menos do que antes da pandemia, refere o Observatório Cetelem.

7Outros

dinheirovivo

Grande Lisboa com transportes a 100% apenas em setembro

Reforço de verbas para transportadoras depende do Governo ou do desvio de montantes que seriam utilizados para outras áreas, segundo a AML.

Desempregados e subutilizados já são 15,4% da população

Taxa de desemprego subiu de forma pronunciada em junho, para 7%, revela o INE. Pandemia já destruiu 180,7 mil postos de trabalho.

Onofre: Calçado “está a viver um dos períodos mais difíceis da sua história”

Luís Onofre, que esta quarta-feira tomou posse para um segundo mandato na APICCAPS, pede aos empresários que “não desistam” e ao Governo que ajude a criar um mercado “livre e justo” na UE

eco

App da Glovo já funciona em mais 50 localidades portuguesas

A Glovo está a expandir o serviço em Portugal e Espanha para responder ao aumento da procura por refeições e entregas ao domicílio. Chega agora a 50 novas cidades, mas nem todas terão estafetas.

Líderes europeus querem “rápida adoção” de acordo sobre fundo de recuperação

Ursula Von der Leyen, David Sassoli e Angela Merkel prepararam as negociações interinstitucionais que se avizinham sobre o acordo europeu. O objetivo é “permitir uma rápida adoção do pacote”.

Recordes do ouro levam reservas de Portugal acima de 20 mil milhões

Portugal detém a 14.ª maior reserva de ouro do mundo. As 382,5 toneladas nos cofres do Banco de Portugal já valorizaram 24% este ano. Ou seja, quatro mil milhões de euros.

Empresas têm mais de dois mil milhões em impostos adiados para pagar neste semestre

Os impostos foram adiados no início da pandemia, mas terão de ser pagos no segundo semestre. Segundo os dados da DGO, as empresas irão ter de pagar mais de dois mil milhões de euros.

Águas de Portugal investe 370 milhões em energia limpa. Vai ter eólicas, solar flutuante e hidrogénio verde

A empresa quer também produzir hidrogénio verde e o seu projeto foi um dos 37 já selecionados pelo Governo. Serão 20 eletrolisadores com um investimento de cerca de 21 milhões.

Wall Street em alta à espera de Powell

Os investidores aguardam com expectativa a conferência de imprensa de Jerome Powell, presidente da Fed, depois de uma reunião de dois dias. Entre as cotadas, o destaque vai para o setor tecnológico.

Há 203 novos casos de Covid, 72% na região de Lisboa e Vale do Tejo

As autoridades de saúde identificaram 203 novos casos de infeção pelo novo coronavírus no país, contabilizando já 50.613 casos confirmados. Morreram três pessoas devido a Covid-19 no último dia.

ri.expresso

Desigualdade na distribuição de rendimentos diminui em Portugal (embora ligeiramente)

Entre 2017 e 2018, Portugal registou um estreitar ténue no fosso que separa quem ganha mais e quem ganha menos. A realidade é retratada pelo INE recorrendo ao coeficiente de Gini e os dados mostram que há maior assimetria nos Açores e na Área Metropolitana de Lisboa

ri.jornalnegocios

Residentes em Oeiras têm os rendimentos mais elevados de Portugal

Um quinto dos municípios registaram rendimentos superiores à média em 2018, revela um relatório do INE.

Pandemia já destruiu 180,7 mil empregos até junho

Face a fevereiro, há menos 180,7 mil empregos em Portugal, mostram os dados do INE. A taxa de desemprego começou a responder em junho: os dados provisórios apontam para uma subida para 7%.

ri.lusa

Ministro da Economia diz que “ponto mais crítico da contração económica já ficou para trás”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje que alguns indicadores recentes da atividade das empresas e do emprego “levam a pensar que o ponto mais crítico da contração económica já ficou para trás”.

Taxa de desemprego sobe para 7% em junho, mais 0,4 pontos percentuais em termos homólogos

A taxa de desemprego subiu para os 7% em junho, mais 1,1 pontos percentuais do que no mês precedente e mais 0,4 pontos percentuais do que no mesmo mês de 2019, segundo dados provisórios hoje divulgados.

Covid-19: Bruxelas facilita acesso ao financiamento para empresas do setor cultural

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) anunciaram hoje novas medidas de apoio às empresas culturais e criativas da União Europeia (UE), facilitando o acesso ao financiamento, dada a crise gerada pela covid-19.

modalisboa

46 Takeover por João Magalhães

João Magalhães é um dos artistas convidados para o takeover do 46, o novo spot de Lisboa. Hoje e amanhã, o designer apresenta a sua coleção FW 20/21 e, pela primeira vez, os seus desenhos, na Praça das Flores nº46.

ri.noticiasaominuto

Mango apresenta peças leves para os dias de verão

Veja as imagens.

ri.observador

Santo Tirso alarga até 30 de setembro isenção de taxas e licenças

Até 30 de setembro, a Câmara Municipal de Santo Tirso mantém suspensos os pagamentos de licenças referentes a mais de meia centena de esplanadas dos estabelecimentos ligados à restauração do concelho.

jornaleconomico

TikTok avaliado em mais de 42 mil milhões de euros

Investidores da chinesa ByteDance, empresa-mãe da aplicação, estão interessados numa posição maioritária. A avaliação supera a receita projetada para 2020, na ordem dos 850 milhões de euros, segundo avançaram fontes da “Reuters”.

ri.portugalnews

Impacto da COVID-19 nas empresas portuguesas

O Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal lançaram o Inquérito Rápido e Excecional às Empresas (COVID-IREE) tendo como objetivo identificar os efeitos da pandemia na atividade das empresas. Esta informação é necessária para que se possam reconhecer tendências e perspetivar linhas a seguir para minorar impactos económicos, nomeadamente sobre as próprias empresas.

Estratégias ecológicas da UE essenciais para descarbonização e recuperação da economia

No início do mês de julho, a União Europeia apresentou duas estratégias-chave do Pacto Ecológico Europeu: a Estratégia Europeia para a Integração de Sistemas Energéticos e a Estratégia Europeia para o Hidrogénio, que vêm definir um futuro mais “verde” através da promoção da eletrificação direta e indireta de toda a economia, pela utilização de gases renováveis nos setores de difícil eletrificação renovável.

Emigrantes e familiares podem candidatar-se a 3599 vagas no ensino superior

Nos últimos dois anos registou-se um aumento de 52% do número de emigrantes e lusodescendentes colocados pelo concurso nacional de acesso.