Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal 2020 atinge 50% de execução (destacam-se os Açores)
  2. Governo recua e reduz ‘bónus’ nas contribuições sociais para as empresas
  3. ISEG estima queda do PIB entre 8% e 10% este ano
  4. Atividade industrial da China cresce em julho ao ritmo mais rápido em quase 10 anos
  5. Suécia. Estratégia controversa poderá ter evitado forte quebra do PIB
  6. A magnífica ascensão de Marcelino Sambé. Dos subúrbios pobres de Lisboa ao Ballet de Londres
  7. Outros

1Portugal 2020 atinge 50% de execução (destacam-se os Açores)

ri.expresso
O programa Portugal 2020 atingiu metade da execução em junho, no último ano para a aprovação de projetos, destacando-se o Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores com 71%.

2Governo recua e reduz ‘bónus’ nas contribuições sociais para as empresas

ri.expresso
Ao contrário do que o Governo tinha avançado aos parceiros sociais, as reduções e isenções na Taxa Social Única para as empresas que beneficiem do apoio progressivo à retoma vão incidir apenas sobre uma pequena parte das contribuições sociais a cargo dos patrões.

3ISEG estima queda do PIB entre 8% e 10% este ano

ri.lusa
O ISEG estima que o Produto Interno Bruto (PIB) registe uma queda entre 8% e 10% este ano, de acordo com uma síntese de conjuntura hoje divulgada.

4Atividade industrial da China cresce em julho ao ritmo mais rápido em quase 10 anos

ri.jornalnegocios
A atividade industrial da China cresceu em julho ao ritmo mais rápido em quase uma década, segundo o índice de gestores de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro, publicado hoje pela revista económica Caixin.

5Suécia. Estratégia controversa poderá ter evitado forte quebra do PIB

dinheirovivo
A Suécia vai publicar quarta-feira os dados preliminares do PIB para o segundo trimestre. Analistas estimam uma quebra mediana de 7%.

6A magnífica ascensão de Marcelino Sambé. Dos subúrbios pobres de Lisboa ao Ballet de Londres

ri.expresso
A sua história é de conto de fadas. Ou de filme de Hollywood. O menino mulato que cresceu num bairro pobre dos subúrbios de Lisboa é agora bailarino principal e estrela maior do Royal Ballet de Londres. Uma conversa sobre o mundo da dança e dos seus egos, o sangue africano, a sexualidade e as ambições do miúdo que deixou o Alto da Loba e aterrou com estrondo no topo do ballet mundial.

7Outros

eco

Portugal entre os 20 maiores produtores de calçado do mundo

Apesar de 2019 ter sido ano de abrandamento a nível mundial, a indústria de calçado produziu 24,3 mil milhões de pares de sapatos, o que representa um novo recorde. Portugal é o 19.º maior produtor.

Ouro atinge máximo histórico. Toca nos 1.982 dólares

Visto como “porto seguro” em períodos de instabilidade política e económica, o metal precioso superou uma nova marca histórica tendo chegado a cotar nos 1.982,0840 dólares durante a madrugada.

OMS admite que pode nunca vir a existir uma “panaceia” contra a Covid-19

“Não há nenhuma ‘panaceia’ e talvez não exista nunca”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a pandemia de coronavírus.

Microsoft valoriza mais de 4% e puxa por Wall Street

Os investidores estão animados face à possibilidade de a Microsoft comprar mesmo a operação norte-americana da rede social TikTok. Wall Street regista ganhos.

ri.expresso

Covid-19. Os indicadores que retratam a crise (e mostram como a retoma está longe)

O Expresso selecionou um conjunto de estatísticas para acompanhar o impacto da crise e o ritmo de recuperação da economia. Uns mais económicos, outros menos. E a leitura geral é que a economia ainda está muito longe de voltar ao normal.

Linha de apoio a artistas arranca esta segunda-feira, mas ajudas para entidades são adiadas por uma semana

O ministério da Cultura tinha anunciado três linhas de apoio distintas, mas afinal apoios para entidades artísticas e adaptação de espaços culturais só vão estar activas na próxima semana.

Jornal I

Desemprego real é 26,7 vezes mais do que indicam números do INE

A garantia é do economista Eugénio Rosa que afirma que desemprego já atingia mais de 630 mil pessoas em junho. Recuperação rápida é uma “ilusão”, diz.

ri.lusa

Portugal recebeu mais de 12 mil ME de Bruxelas até junho no âmbito do PT 2020

A Comissão Europeia transferiu para Portugal mais de 12 mil milhões de euros até junho, no âmbito do Portugal 2020, o equivalente a 46,5% do valor programado, mantendo-se o país no quinto lugar entre os Estados que mais receberam.

Valores que atualizam salários usados no cálculo das pensões de 2020 publicados hoje

A portaria que atualiza os valores dos coeficientes de revalorização dos salários de referência que são usados no cálculo das pensões iniciadas em 2020 foi hoje publicada, sendo essas pensões recalculadas com efeitos retroativos.

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil ME face ao mês anterior – BdP

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8.317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o BdP.

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,04%

A bolsa de Lisboa abriu hoje no vermelho, com o principal índice (PSI20) a cair 0,04% para 4.293,98 pontos, depois de ter fechado a última sessão igualmente em terreno negativo.

Banco de Espanha defende programa urgente de reformas que enfrentem desafios estruturais

O governador do Banco de Espanha considera que a economia, depois de uma recessão sem precedentes, atravessa uma recuperação gradual, embora incompleta e desigual, e defende “urgentemente” um programa de reformas que enfrente os desafios estruturais.

Classificação fonográfica da obra de Zeca Afonso “fundamental” para gerações futuras

A ministra da Cultura considerou que a classificação fonográfica da obra de Zeca Afonso é “fundamental” para preservar aquele património sonoro e para que as gerações futuras possam conhecer o marco que o músico deixou na história de Portugal.

Última temporada da série “A casa de papel” terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série televisiva espanhola “A casa de papel”, de Álex Pina, começa na segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix.

Covid-19: Doença matou quase 690.000 pessoas e causou mais de 18 milhões de infeções

A pandemia de covid-19 já matou pelo menos 689.758 pessoas em todo o mundo desde que o vírus foi detetado na China, em dezembro, refere o último balanço feito pela AFP.

ri.jornalnegocios

Portugal regista 106 novos casos de covid-19. Pela primeira vez não houve óbitos

Nas últimas 24 horas foram reportados em Portugal 106 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. O país não registou qualquer óbito, o que sucede pela primeira vez desde a primeira vítima mortal da pandemia, a 17 de março.

Novo lay-off: governo reduz apoio a subsídio de Natal

Quando pagarem o subsídio de natal, as empresas abrangidas pelo novo “apoio extraordinário à retoma progressiva” terão uma ajuda da Segurança Social. Que será mais baixa do que o inicialmente previsto, tal como os descontos na TSU.

Microsoft confirma conversações para comprar TikTok

O Governo norte-americano terá dado 45 dias para que a Microsoft possa avançar e concluir as negociações com a TikTok.

ri.noticiasaominuto

Covid-19: Máscaras portuguesas ‘cruzam’ o Atlântico e chegam aos EUA

A empresa Máscaras Certificadas, criada no contexto da pandemia, faz saber, através de uma nota enviada às redações, que se lançou num novo mercado: Estados Unidos da América (EUA). Nesse sentido, lançou o site certifiedfacecovers.com – a versão americana do site português mascarascertificadas.pt.

Bolsas europeias em baixa face à subida de contágios de Covid-19 no mundo

As principais bolsas europeias abriram hoje em baixa, enquanto os casos de contágios com covid-19 aumentam em todo o mundo.

ri.observador

Brasil regista défice público de 65,5 mil milhões

Dados indicam que tanto o resultado primário das contas públicas de janeiro a junho, quanto o saldo acumulado em doze meses até junho foram os piores já registados na série histórica do Banco Central.

ri.publico

Republicanos e democratas discutem novo pacote de ajuda à economia

Desentendimento dentro do Congresso está a atrasar o prolongamento das medidas que ajudaram a economia norte-americana a limitar os danos provocados pela pandemia.

Divergência Norte-Sul acentua-se na Europa

Espanha, Portugal, França e Itália são os países que registam, para já, uma contracção da economia mais acentuada. Alemanha consegue um desempenho melhor do que a média europeia.