Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Governo aprova regime extraordinário sobre desfasamento de horários de trabalho
  2. Taxa de inflação recua em agosto e atinge valor negativo na zona euro – Eurostat
  3. Covid-19: Economia deverá contrair 9,3% em 2020 – Conselho de Finanças Públicas
  4. Inscrições semanais para subsídio de desemprego baixam nos EUA
  5. Economia da Nova Zelândia cai 12,2% no 1.º trimestre
  6. Patrão dos patrões do calçado: “Ninguém aguentará um novo confinamento. Só mesmo as farmacêuticas e os psicólogos”
  7. Outros

1Covid-19: Governo aprova regime extraordinário sobre desfasamento de horários de trabalho

ri.lusa
O Governo aprovou hoje o diploma que cria um regime excecional e transitório do desfasamento dos horários de trabalho, com vista à minimização de riscos de transmissão da covid-19.

2Taxa de inflação recua em agosto e atinge valor negativo na zona euro – Eurostat

ri.lusa
A taxa de inflação anual recuou em agosto para um valor negativo de 0,2% na zona euro e desceu para os 0,4% na União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

3Covid-19: Economia deverá contrair 9,3% em 2020 – Conselho de Finanças Públicas

ri.lusa
O Conselho de Finanças Públicas prevê uma recessão de 9,3% em 2020 devido à pandemia, apontando para 2021 o início da recuperação ainda que antecipe que só em 2024 a economia recupere o nível do PIB real pré-covid.

4Inscrições semanais para subsídio de desemprego baixam nos EUA

ri.noticiasaominuto
Os pedidos semanais de subsídio de desemprego nos Estados Unidos baixaram para 860.000 na semana passada, em comparação com 893.000 no período anterior, informou hoje o Departamento do Trabalho.

5Economia da Nova Zelândia cai 12,2% no 1.º trimestre

dinheirovivo
Os países que registam as maiores crises económicas e sociais são os que têm seguido a estratégia de confinar e impor o uso de máscara facial.

6Patrão dos patrões do calçado: “Ninguém aguentará um novo confinamento. Só mesmo as farmacêuticas e os psicólogos”

ri.jornalnegocios
Com a indústria portuguesa de calçado “a viver um dos períodos mais difíceis da sua história”, a associação do setor lança hoje o seu maior investimento de sempre na área digital – três milhões de euros. “Saberemos dar a volta por cima”, afirma Luís Onofre.

7Outros

ri.diariodenoticias

Pedro Abrunhosa fica com 2% da dona da TVI

A Boom Studios, do cantor Pedro Abrunhosa, e António Carvalho, completam a lista de investidores a quem a Prisa vendeu a sua posição na Media Capital, com 2% cada um, divulgou esta quinta-feira a dona da TVI.

dinheirovivo

Dívida pública explode e défice aumenta, prevê Conselho das Finanças Públicas

As contas públicas com impacto maior do que o previsto em junho para -7,2% do PIB. Dívida atinge valor recorde acima de 137% do produto.

Continente arranca com rede de postos de carregamento elétrico

Rede terá uma cobertura nacional, com centenas de pontos de carregamento, e deverá estar concluído até ao final de 2021, diz o Continente.

Cerca de 1,2 milhões de alunos de regresso à escola com novas regras

Ao contrário de países como a Dinamarca e a Suécia, em Portugal é imposto o distanciamento e o uso de máscara nas escolas a partir do 2º ciclo.

eco

Bruxelas revela o seu plano para reduzir 55% das emissões poluentes até 2030

A Comissão Europeia analisou os efeitos de uma redução das emissões entre 50 e 55% até 2030, e concluiu que para ser neutra em carbono até 2050 precisa de “trajetória equilibrada, realista e prudente”

Há mais 770 infetados com Covid-19 e morreram mais 10 pessoas

Nas últimas 24 horas foram identificados 770 novos casos do novo coronavírus em Portugal. O número total de pessoas infetadas sobe para 66.396.

OMS alerta para taxas de transmissão alarmantes na Europa

Organização Mundial de Saúde avisa que as taxas de transmissão da Covid-19 na Europa são alarmantes e que o mês de setembro tem que ser um alerta.

Brexit: Boris Johnson “esperançoso” num acordo de comércio com a UE

O primeiro-ministro britânico está “esperançoso” em chegar a um acordo pós-Brexit com a União Europeia, apesar do impasse nas negociações.

ri.expresso

EUA querem começar a distribuir vacina contra a covid-19 um dia depois da aprovação

A distribuição deverá acontecer em quatro fases, começando pelos grupos mais vulneráveis, mas enfrenta dificuldades logísticas substanciais

ri.jornalnegocios

Covid-19: Londres aperta restrições no nordeste de Inglaterra para “proteger o Natal”

O Governo britânico anunciou esta quinta-feira novas restrições no nordeste da Inglaterra para conter uma reincidência de infeções por covid-19, tendo o primeiro-ministro, Boris Johnson, argumentando que é necessário “ser duro agora” para proteger a época natalícia.

Covid-19: Portugal tem 290 surtos ativos, a maioria na região Norte

Portugal tem 290 surtos ativos de covid-19, a maioria na região Norte, com o índice médio de contágio a fixar-se em 1,15 na semana passada, indicou esta quarta-feira a ministra da Saúde, Marta Temido.

ri.lusa

Relatório acusa empresas que usam plástico descartável de sabotar leis e iludir os consumidores

As empresas que mais usam plástico descartável no mundo têm “sabotado” as leis destinadas a reduzir as embalagens e a poluição, recorrendo a falsos programas e iniciativas voluntárias para distrair consumidores e governos, denuncia um relatório internacional hoje divulgado.

Aeroportos nacionais com 1,3 milhões de passageiros em julho, mas queda de 79,5% – INE

Os aeroportos nacionais registaram uma recuperação nos movimentos de passageiros, ainda assim com uma queda homóloga de 79,5% em julho, para 1,3 milhões, depois de em junho terem caído 94,6%, divulgou hoje o INE.

modalisboa

ModaLisboa mais: Calendário de desfiles

33 designers. 24 momentos: apresentações, happenings, desfiles; digitais, presenciais. Apresentamos um calendário de desfiles que, na forma, em tudo se assemelha às edições anteriores, mas que na prática não poderia ser mais diferente. Este calendário de apresentações é a base da programação da MODALISBOA MAIS. A sua espinha dorsal. É daqui que se ramificará toda a sua restante programação, que será anunciada em breve. Mas, no centro de tudo, os designers. As suas peças, as suas vozes, as suas visões.

ri.noticiasaominuto

PUMA e Kidsuper Studios lançam linha de futebol inspirada no streetwear

Coleção une paixão e muita criatividade.

Os looks mais descontraídos e elegantes para o fim do verão

Aproveite os últimos dias de Sol.

ri.observador

São portuguesas, naturais e amigas do ambiente. 11 marcas de cosmética que tem de conhecer

Usam ingredientes naturais para responder às necessidades da pele. Das cozinhas às pequenas fábricas, de norte a sul do país, conheça 11 marcas portuguesas de cosmética, totalmente orgânicas.

Da fruta para a diversidade. A nova coleção de Alexandra Moura com a Sumol

É a segunda coleção da Sumol assinada por Alexandra Moura e também a mais colorida. Partindo da diversidade, a designer criou um guarda-roupa sem género para vestir a nova fase da marca portuguesa.

jornaleconomico

Pandemia quebrou dois mitos: mercado está digitalizado e há investimento

Estuda da consultora Beta-i concluiu que, para mais de um terço dos empreendedores, a principal inquietação é a criação de novos serviços e produtos digitais relevantes.

Portugal vai receber 13,2 mil milhões de euros do Mecanismo de Recuperação de Bruxelas

O cálculo divulgado esta quinta-feira pela Comissão Europeia aponta que o país irá receber 9,1 mil milhões de euros entre 2021 e 2022 em subvenções e 4,1 mil milhões de euros em 2023 (a preços de 2018) do principal instrumento do Fundo de Recuperação e 349 milhões de euros do Fundo de Transição Justa.

Países mais ricos já reservaram metade das futuras doses de vacinas, garante Oxfam

Segundo a Oxfam, já foram assinados contratos com cinco destes fabricantes na fase 3 de ensaios clínicos para 5,3 mil milhões de doses, 51% dos quais para países desenvolvidos, incluindo, além dos EUA, Reino Unido, UE e Japão, também Austrália, Hong Kong, Suíça e Israel.

Associação de lojistas em guerra aberta com associação de gestores de centros comerciais

A polémica em torno da suspensão da obrigatoriedade do pagamento de rendas mínimas gerou um choque frontal entre a APCC e a AMRR.

Estudo conclui que decisões baseadas na ciência são prioridade para governos e empresas

A maioria dos adultos entrevistados acredita que a ciência pode resolver desafios globais críticos, mas, no entanto, apenas metade dos inquiridos acredita que os governos estão a fazer um bom trabalho na utilização da ciência como base para as suas decisões.

ri.portugalnews

Fórum Empresarial dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), 23 de setembro

Realiza-se no dia 23 de setembro, à margem da semana de Alto Nível da 75º sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Fórum Empresarial dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Webinar Suécia – Fileira Moda

O atual contexto de pandemia representa um enorme desafio para as empresas portuguesas, que cada vez mais procuram respostas para enfrentar este momento de incerteza. A AICEP está a promover um conjunto de webinars dedicados a vários mercados e setores e para o dia 18 de Setembro, com início às 10:00, está já agendada uma sessão dedicada à Fileira Moda na Suécia.

Webinar Procurement BAsD: Alterações Climáticas

O Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI-MF) e o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAsD) promovem, a 30 de setembro, um Business Opportunities Seminar em formato webinar, com foco nas oportunidades de procurement associadas a ações de adaptação e de mitigação dos efeitos das alterações climáticas nos mercados asiáticos e no pacífico.

Marrocos surge classificado em 4ª posição na região MENA, de um total de 140 países, em termos de competitividade digital, de acordo com o relatório do ECDE – European Center for Digital Competitiveness, intitulado “Digital Riser Report 2020

Este relatório pretende refletir una análise do progresso dos países participantes no estudo, no domínio digital, num quadro comparativo dos últimos três anos, realçando, ainda, o impacto das decisões governamentais para tal transição e como estas determinarão a competitividade económica dos seus países nas próximas décadas.

ri.publico

Sem novas medidas, economia só regressaria ao nível pré-covid em 2024

Conselho das Finanças Públicas revê em baixa projecções para o crescimento e antecipa um défice orçamental mais alto, acima de 7% durante este ano.

Sonae entre as 30 multinacionais que defendem novo modelo de crescimento europeu

Líderes empresariais querem crescimento baseado “na circularidade, nas energias renováveis e nas indústrias de baixo carbono”.