Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Empresários apresentam ao Governo caderno de encargos para o Orçamento
  2. Exportações devem cair 19,5% e importações 12,4% em 2020 – Banco de Portugal
  3. PIB vai contrair 8,1%. Banco de Portugal vê desemprego nos 7,5%
  4. Governo espanhol agrava previsões. Economia vai contrair 11,2%
  5. Morreu Kenzo, designer de moda japonês que alcançou projeção internacional a partir de Paris
  6. Portugal Fashion já revelou o calendário de desfiles. Luís Buchinho e Diogo Miranda ficam de fora
  7. Outros

1Empresários apresentam ao Governo caderno de encargos para o Orçamento

eco
O presidente da Barbot pede menos impostos para a classe média e uma baixa de IRC e Vasco Falcão da Konica Minolta nem quer ouvir falar de aumentar o salário mínimo. Mas há muitos mais pedidos.

2Exportações devem cair 19,5% e importações 12,4% em 2020 – Banco de Portugal

ri.lusa
As exportações deverão cair 19,5% e as importações 12,4% em 2020, de acordo com o Boletim Económico do Banco de Portugal (BdP), hoje divulgado, que melhora as perspetivas face a números de junho.

3PIB vai contrair 8,1%. Banco de Portugal vê desemprego nos 7,5%

eco
O Banco de Portugal prevê que a taxa de desemprego ficará nos 7,5% este ano, menos 2,6 pontos percentuais do que tinha sido anteriormente projetado.

4Governo espanhol agrava previsões. Economia vai contrair 11,2%

eco
Para o próximo ano, prevê uma recuperação do PIB de 7,2%, enquanto a taxa de desemprego irá diminuir para 16,9%.

5Morreu Kenzo, designer de moda japonês que alcançou projeção internacional a partir de Paris

ri.observador
Tinha 81 anos e foi vítima da covid-19, de acordo com a imprensa francesa. Vivia em França desde a década de 60 e tornou-se conhecido pelos padrões coloridos e florais das suas criações.

6Portugal Fashion já revelou o calendário de desfiles. Luís Buchinho e Diogo Miranda ficam de fora

ri.observador
O Portugal Fashion leva 25 desfiles e apresentações até à cidade do Porto. Uma edição marcada pelas ausências de Luís Buchinho e Diogo Miranda. Ambos farão apresentações fora do calendário.

7Outros

dinheirovivo

Redução do horário de trabalho foi “dos maiores erros do poder político”

O ex-Presidente da República Cavaco Silva classifica a redução do horário de trabalho semanal no setor público como “um dos maiores erros do poder político”, num livro em que sublinha a “especial atenção” dada pelos seus Governos à saúde.

Receitas geradas por pagamentos foram de 1,5 biliões em 2019 e vão acelerar

As receitas geradas por pagamentos vão continuar a subir nos próximos anos, embora a velocidade deverá ser determinada pela recuperação da economia.

Comprar no comércio local? É a escolha de 82% dos portugueses

Os dados de setembro colocam os portugueses acima da média europeia no que toca a comprar no comércio local, com 74% dos europeus a eleger opção.

Hidrogénio Verde e renováveis vão criar 160 mil novos empregos até 2030

Em causa está a capacidade de Portugal captar qualquer coisa como 30 mil milhões de euros, na próxima década

Empresas queixam-se de que pagam demasiadas taxas em Portugal

Sistema fiscal está a cobrar às empresas cada vez mais taxas e contribuições em vez de impostos como o IRC, alerta um estudo encomendado pela CIP.

Só as exportações de calçado impermeável estão a crescer

Segmento contraria tendência do setor nas vendas ao exterior, graças à pandemia e à procura por parte dos profissionais de saúde.

eco

PSD quer plano de apoio para setores em crise

O Programa Estratégico dos Fundos Europeus define quatro mil milhões de euros para a competividade e empresas e um plano específico para setores como o turismo, o calçado, o têxtil e o automóvel”.

Morreram mais 14 pessoas de Covid-19 e número de infetados ultrapassa 80 mil

Nas últimas 24 horas foram identificados 427 novos casos de coronavírus em Portugal. O número total de pessoas infetadas sobe para 80.312.

Itália vai impor uso de máscara mesmo ao ar livre até janeiro de 2021

O Governo italiano vai impor o uso obrigatório de máscara, inclusive ao ar livre, e estender o estado de emergência até 31 de janeiro de 2021, disse o ministro da Saúde italiano.

ri.jornalnegocios

Brexit: Comissão Europeia não descarta cenário de ‘no-deal’

Brexit: Comissão Europeia não descarta cenário de ‘no-deal’

Europa a duas velocidades indica retoma apenas na Alemanha

A Alemanha foi o único país da Zona Euro a registar um crescimento económico sólido em setembro. Grande parte do resto da região sentiu o impacto do abrandamento do setor dos serviços.

ri.lusa

Banco de Portugal considera “alcançável” défice de 7% este ano

O Banco de Portugal (BdP) considera “alcançável” um défice orçamental de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, de acordo com o Boletim Económico de outubro hoje publicado.

Wall Street abre indefinida em dia de discurso do presidente da Fed

As bolsas de Nova Iorque abriram hoje com tendência indefinida, acumulando ganhos e perdas simultaneamente, com os principais índices praticamente inalterados, num dia em que se espera um discurso de Jerome Powell, presidente da Reserva Federal.

Mais de metade dos portugueses não têm capacidade financeira de poupar para a reforma

Mais de metade dos portugueses (53%) não têm capacidade de poupar para a reforma, de acordo com o estudo da Insurance Europe, que sinaliza que Portugal está acima da média europeia entre os que não poupam para a reforma.

Portugal em 11.º lugar no ranking de impostos sobre empresas na Europa – estudo

Portugal subiu, em nove anos, da 16.ª para a 11.ª posição entre os Estados-Membros da União Europeia em matéria de peso dos impostos no volume de negócios das empresas, representando em 2017 20%, foi hoje anunciado.

modalisboa

ModaLisboa mais: comprar português

É importante divulgar, essencial comunicar, imperativo criar plataformas de exposição e oportunidades de networking para os designers nacionais. Mas o que justifica tudo isto — o ponto final depois de uma frase gramaticalmente bem construída — é o ato de compra. E para que exista ato de compra, é preciso criar pontes entre os criadores e os consumidores.

ri.observador

Há 25 vezes mais microplásticos no fundo dos oceanos do que se pensava

Imagine um punhado de areia na mão. Se fosse tirado do fundo dos oceanos poderia conter mais de 150 pedaços de microplástico, pelo menos em alguns locais, segundo agência australiana da ciência.

jornaleconomico

Siza Vieira: “Plano de recuperação europeu investe na indústria do futuro”

Na abertura do certame AED Days, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou as ameaças e oportunidades da nova realidade provocada pela pandemia da Covid-19, enunciando o que considera serem as bases para a prosperidade futura, falando para as principais empresas do sector aeronáutico, do Espaço e da Defesa.

ri.portugalnews

GS1 Portugal propõe metodologia de redução do impacto ambiental e diminuição de custos

Num momento em que o mais recente Relatório “Planeta Vivo” 2020, apresentado pela Associação Natureza Portugal e WWF, preconiza um “Novo Acordo para a Natureza e as Pessoas”, a GS1 Portugal apresenta um projeto de parceria com a comunidade empresarial- Lean & Green – que dá resposta aos propósitos desse Acordo, contribuindo para apoiar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Lançamento da plataforma “Access 2 Markets” da Comissão Europeia

A nova plataforma online da Comissão Europeia – “Access 2 Markets” – funcionará como um “one-stop-guide” para trocas internacionais e guiará a discussão sobre os desafios e ações a tomar no apoio às pequenas empresas.

A economia grega

A delegação da AICEP na Grécia divulga uma nota sobre a economia grega.

Promova a sua empresa no México em outubro

São vários os eventos, feiras e reuniões B2B virtuais onde as empresas portuguesas de diferentes setores poderão promover os seus produtos e serviços no México ou conhecer as oportunidades do mercado, durante este mês de outubro.

ri.publico

Apps for Good vence prémio UNESCO pela melhoria da qualidade de ensino

É a primeira vez que um programa educativo português vence o prémio UNESCO criado para apoiar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em todo o mundo. Desde 2014 que estudantes criam aplicações pelo bem comum na sala de aula.