Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário de trabalho até 33%
  2. Trabalhadores no novo lay-off que fizerem formação terão de cumprir 50 horas por mês
  3. Comércio eletrónico vai movimentar 110 mil milhões em 2020
  4. Economia da China continua a recuperar e cresce 4,9% no terceiro trimestre
  5. Japão com excedente comercial de 5,4 mil milhões de euros em setembro
  6. Empresa portuguesa cria “caixa” que elimina o novo coronavírus do calçado e vestuário
  7. Outros

1Covid-19: Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário de trabalho até 33%

ri.lusa
Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise.

2Trabalhadores no novo lay-off que fizerem formação terão de cumprir 50 horas por mês

eco
Alterações ao apoio à retoma progressiva das empresas em dificuldade já foram publicadas. Trabalhadores abrangidos pelo apoio que fizerem formação terão de frequentar um mínimo de 50 horas por mês.

3Comércio eletrónico vai movimentar 110 mil milhões em 2020

ri.expresso
Segundo os dados agora revelados, o segmento de consumo não superou os seis mil milhões de euros de compras na Internet durante 2019. O que representa cerca de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

4Economia da China continua a recuperar e cresce 4,9% no terceiro trimestre

eco
Produção nas fábricas aumentou, impulsionada pela procura global por máscaras, ventiladores e outro equipamento médico. Vendas a retalho superaram os níveis pré-pandemia.

5Japão com excedente comercial de 5,4 mil milhões de euros em setembro

jornaleconomico
O excedente registado na balança comercial de setembro passado contrastou com o défice de 129,07 mil milhões de ienes (1,04 mil milhões de euros) verificado em setembro de 2019.

6Empresa portuguesa cria “caixa” que elimina o novo coronavírus do calçado e vestuário

ri.publico
A GermiSafe BOX 54 é uma caixa de esterilização que elimina, entre outros, o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19 com “um grau de eficácia muito próximo dos 100%”.

7Outros

ri.diariodenoticias

Bélgica enfrenta “tsunami” de infeções e situação “mais perigosa de toda a Europa”

Frank Vandenbroucke garante que os casos de covid estão a ficar fora de controlo e que a situação em algumas zonas do país é “a mais perigosa de toda a Europa”.

dinheirovivo

Compras online em Portugal podem chegar aos 8 mil milhões de euros em 2020

Em 2019, as compras online feitas pelos portugueses ultrapassaram os 6 mil milhões de euros, revela estudo da ACEPI/IDC. Já este ano a pandemia e o confinamento tiveram impacto nesta forma de comércio: em 2020 o montante poderá chegar aos 8 mil milhões.

Grandes empresas queixam-se de serem penalizadas no OE2021

Cotadas em bolsa lamentam a ausência de incentivos à poupança e ao desenvolvimento do mercado de capitais. Bolsa portuguesa perdeu dois terços das empresas entre 1997 e o final do ano passado.

eco

39% das empresas admitem reduzir investimento em mais de metade até ao final do ano

Face aos efeitos da pandemia e apoios disponibilizados pelo Estado, 60% das empresas acreditam que as vendas vão diminuir, em média, 36% no último trimestre. Só 12% antecipam uma subida.

Declaração médica substitui teste negativo no regresso à escola ou emprego

Regresso à escola ou ao emprego dos doentes assintomáticos ou com sintomas ligeiros da Covid-19, após 10 dias de isolamento, depende apenas de uma declaração de alta clínica, diz Graça Freitas.

Bruxelas lança plataforma de app de rastreio, Portugal pode aderir em novembro

Bruxelas lançou uma plataforma de partilha de informações das primeiras aplicações nacionais de alerta e rastreio de contactos no âmbito da Covid-19. Portugal deverá aderir ao sistema em novembro.

Há 1.949 novos casos de Covid-19. Portugal passa as 100 mil infeções desde o arranque da pandemia

Nas últimas 24 horas foram identificados 1.949 novos casos de coronavírus em Portugal. O número total de pessoas infetadas sobe para 101.860.

País de Gales decreta confinamento obrigatório de 17 dias

País de Gales anunciou o confinamento obrigatório. A medida entra em vigor na próxima sexta-feira e vai durar 17 dias.

ri.expresso

80% das empresas não utiliza comércio eletrónico

Projetos Expresso. Conheça este e outros números a partir das perguntas a que mais de 500 gestores responderam na sondagem nacional do Expresso, “Novos Desafios Digitais, a Gestão das PME”, feita em parceria com a PHC, num estudo realizado pela GFK. Ao longo das próximas duas semanas, saiba como está o processo de transição digital das empresas portuguesas com uma série de mini infografias no online e com a análise nas páginas do Expresso

Um terço dos portugueses espera diminuição de rendimentos em seis meses

Devido à crise 54% dos consumidores portugueses “não têm intenção de aumentar os seus gastos”, conclui um estudo realizado pela OpinionWay em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha

ri.jornalnegocios

Tesla vai começar a exportar Model 3 da China para a Europa ainda este mês

A Tesla vai exportar os carros Model 3, fabricados na China, para mais de dez países europeus ainda este mês.

Veja as cinco alterações no apoio que rendeu o lay-off simplificado

As novas regras do “apoio extraordinário à retoma progressiva” nas empresas entram em vigor a partir de 20 de outubro. Marcelo promulgou o diploma com alguns alertas e Siza Vieira já prometeu alargar a medida em 2021.

Contas externas melhoram em agosto mas saldo segue negativo com colapso do turismo

Na balança de bens o défice diminuiu 3.118 milhões de euros face ao período homólogo, mas o excedente da balança de serviços reduziu-se em 6.527 milhões de euros.

Pandemia acelera compras, mas só 27% das empresas vendem online

Quase três em cada quatro negócios portugueses continuam sem oferecer comércio eletrónico, numa fase em que 60% dos utilizadores já fazem compras na Internet. O confinamento aumentou o valor e a intensidade das aquisições, com destaque para a informática, os eletrodomésticos e a entrega de comida em casa.

ri.lusa

OE2021: Cada família terá de gastar 445 euros para absorver os 200 ME do ‘IVAucher’

As famílias terão de gastar uma média de 445 euros em restauração, alojamento e cultura para esgotar o ‘plafond’ de 200 milhões de euros do ‘IVAucher’ previsto na proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), segundo a Deloitte.

Movimento nos portos de Portugal continental cai 8,8% até agosto

O movimento nos portos de Portugal continental diminuiu 8,8% de janeiro a agosto, para 53,7 milhões de toneladas, face a igual período do ano anterior, divulgou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

ri.noticiasaominuto

Oh là là! Vai apaixonar-se pela nova coleção de óculos da Givenchy

Veja as imagens.

Converse e Feng Chen Wang lançam as novas Chuck 70 2 em 1

Uma questão de honrar o ícone, mas quebrar a estrutura com ousadia.

Diadora Mythos é o novo ícone do sportswear. Imperdível!

A Diadora regressa às décadas gloriosas do desporto

ri.observador

Há menos empresas a pensar despedir trabalhadores no quarto trimestre, diz estudo da CIP

Estudo da CIP revela que no último mês baixou de 21% para 17% a proporção de empresas que pensam reduzir postos de trabalho no quarto trimestre (em comparação com 2019).

jornaleconomico

Eleições EUA: Votação antecipada começa hoje na Florida

“Eu participei em todas as campanhas republicanas desde o primeiro mandato de [Ronald] Reagan, em 1979 e [Donald] Trump vai ganhar. Nunca vi uma campanha tão forte como esta, em todos os Estados Unidos”, disse à Lusa Tony Cruz, 80 anos.

ri.portugalnews

Aumento das vendas online de artigos de moda em França

O Institut Français de la Mode publicou os dados definitivos e consolidados relativos à venda de artigos de moda em França em 2019, onde se destaca o aumento das vendas online. De acordo com a mesma fonte, após crescerem 6,7 por cento em 2018, as vendas online de artigos de moda em França voltaram a crescer 3,2 por cento em 2019.

A UE promove Reuniões Virtuais B2B em Economia Circular com o México

As reuniões B2B estão previstas para os dias 19 a 22 de outubro e 26 a 29 de outubro 2020 e serão organizadas com o apoio da Delegação da União Europeia no México usando uma plataforma dedicada “B2Match”. A participação é gratuita.

Webinar Brasil Portugal – Oportunidades de investimento para as empresas portuguesas

O Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil, em iniciativa conjunta com a AICEP, realiza, no próximo dia 20 outubro, pelas 15h00 horas, um webinar sobre oportunidades de investimento para as empresas portuguesas, em iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Conferência AICEP. 2020 – “Exportações & Investimento”

A AICEP realiza no último trimestre deste ano a sua Conferência Anual subordinada ao tema “Exportações & Investimento”. As circunstâncias atuais ditam, porém, que a edição deste ano se realize num formato diferente, sendo dividida em quatro sessões com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, no Edifício Entrecampos 28. A primeira sessão terá lugar no dia 19 de outubro, entre as 10h00 e as 11h00.

ri.publico

Morreu Enzo Mari, um gigante do design italiano

O mestre italiano morreu aos 88 anos. Marxista, crítico do domínio do marketing sobre o design, um dos seus conceitos mais conhecidos, a auto-projectação, propunha que fossem os próprios utilizadores a montarem as peças de mobiliário que desenhou, numa lógica do-it-yourself.