Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. OE devia “promover o emprego” em vez de “subsidiar o desemprego”, alertam os empresários
  2. Atividade económica portuguesa recupera a ritmo mais lento em setembro
  3. ‘Novo’ lay-off mais abrangente a partir de hoje (e pode chegar aos 100%)
  4. Mais imparidades após o fim das moratórias no crédito
  5. Desemprego volta a aumentar em Setembro. Portugal supera os 410 mil desempregados
  6. Portugal conquista prémio europeu em inovação alimentar com projeto de Aveiro
  7. Outros

1OE devia “promover o emprego” em vez de “subsidiar o desemprego”, alertam os empresários

eco
Empresários e associações estão bastantes “decionados” com Orçamento para o próximo ano. Queixam-se que é um Orçamento focado no apoio social e que esquece as empresas.

2Atividade económica portuguesa recupera a ritmo mais lento em setembro

jornaleconomico
O Instituto Nacional de Estatística identifica ainda que o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em setembro, tendo o indicador de clima económico continuado a recuperar, à semelhança dos quatro meses anteriores.

3‘Novo’ lay-off mais abrangente a partir de hoje (e pode chegar aos 100%)

ri.noticiasaominuto
Principais alterações ao sucedâneo do lay-off simplificado estão relacionadas com o alargamento a empresas com quebras superiores a 25% e a possibilidade de reduzir a 100% o horário de trabalho nas empresas mais penalizadas pela pandemia.

4Mais imparidades após o fim das moratórias no crédito

ri.jornalnegocios
Os bancos têm constituído imparidades para responder à crise provocada pela pandemia. Este montante poderá aumentar até ao final do ano e, segundo os especialistas, ainda mais quando as moratórias terminarem em setembro de 2021.

5Desemprego volta a aumentar em Setembro. Portugal supera os 410 mil desempregados

ri.expresso
Há mais 108 mil desempregados do que há um ano, segundo os indicadores divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Mulheres, jovens e inscritos há menos de um ano respondem pelo maior incremento

6Portugal conquista prémio europeu em inovação alimentar com projeto de Aveiro

ri.lusa
Portugal conquistou o primeiro prémio na ECOTROPHELIA Europe, considerada a maior competição europeia em eco-inovação alimentar, com um preparado de duas estudantes de mestrado da Universidade de Aveiro, anunciou hoje fonte académica.

7Outros

dinheirovivo

Santos Silva: “OE para 2021 contém novas medidas de apoio imediato e conjuntural” às empresas

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, que se mostrou confiante na aprovação do Orçamento de Estado pela Assembleia da República, falava esta manhã na conferência anual da AICEP dedicada às exportações e ao investimento.

ri.expresso

Endividamento da economia atingiu recorde de 736,6 mil milhões de euros em agosto

O endividamento da economia registado em agosto foi o mais alto desde 2007. Face a julho de 2020 o endividamento aumento 1,7 mil milhões.

ri.jornaldenoticias

Pandemia prendeu por fios fileira que sabe ser criativa

Têxtil, vestuário e calçado acabam por confluir num megassetor à procura de novas soluções.

ri.lusa

PSI20 fecha a perder 1,12% numa Europa de sentimento misto

O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, voltou hoje a perder terreno pela segunda sessão consecutiva, ao ceder 1,12% para 4.171,15 pontos, num dia em que o sentimento foi misto nas principais praças europeias.

Ai Weiwei alerta para riscos da tecnologia 5G e da estratégia económica da China

O artista e ativista chinês Ai Weiwei alertou hoje, em Lisboa, para os riscos do uso da tecnologia 5G da Huawei, e para as “estratégias” da China, cujo atual crescimento económico “já ultrapassou os Estados Unidos”.

5G: Suécia proíbe novos equipamentos dos chineses Huawei e ZTE

A Suécia vai proibir novos equipamentos dos grupos chineses Huawei e ZTE na nova rede de telecomunicações 5G como medida de segurança nacional e os já instalados terão de ser removidos até 01 de janeiro de 2025, foi hoje anunciado.

Fortuna dos bilionários chineses da Internet regista crescimento recorde em 2020

Os bilionários chineses, sobretudo do setor da Internet, registaram níveis recorde de criação de riqueza em 2020, ano marcado por uma profunda recessão na economia mundial devido à pandemia da covid-19.

CIP rejeita proposta para suspender caducidade dos contratos coletivos

O presidente da CIP rejeitou hoje a proposta do Governo para suspender a caducidade dos contratos coletivos e frisou que o executivo não pode fazer da Concertação Social “apenas uma caixa de correio recetora” de acordos com a esquerda.

Portugal é pouco poupador e tem patrões e trabalhadores com baixa escolaridade – Pordata

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da Pordata hoje divulgada.

Poesia de Nobel da Literatura Louise Glück editada em Portugal pela Relógio D’Água

A obra poética da norte-americana Louise Glück, distinguida este ano com o Prémio Nobel da Literatura, vai ser publicada pela Relógio D’Água, anunciou hoje a editora.

João Tordo regressa ao romance e acena ao teatro com “Felicidade”

O novo livro de João Tordo, “Felicidade”, que chega hoje às livrarias, marca o regresso do escritor ao romance, após um thriller e um ensaio, e faz uma leve abordagem ao teatro, afirmando-se como a sua obra preferida.

Exposição inédita conjuga lado terreno e espiritual de Ai Weiwei na Cordoaria em 2021

Uma exposição com obras inéditas do artista e ativista chinês Ai Weiwei, que juntará lado terreno e lado espiritual do autor, vai ser inaugurada a 04 de junho de 2021, na Cordoaria Nacional, em Lisboa, anunciou hoje a produção.

ri.jornalnegocios

Robôs vão substituir 800 milhões de empregos em todo o mundo

Com os avanços da tecnologia de automação estão em risco 800 milhões de empregos em todo o mundo.

77% dos europeus querem acesso aos fundos da UE ligado ao Estado de direito

Mais de três quartos dos europeus concordam com a ligação dos fundos da União Europeia ao Estado de direito e aos respeito pelos princípios democráticos.

Portugal com mais 1.876 casos de covid-19 e 15 óbitos

Nas últimas 24 horas, Portugal contabilizou mais 1.876 casos e 15 óbitos devido ao novo coronavírus.

ri.noticiasaominuto

Remessas dos portugueses em Angola sobem 66,7% em agosto

As remessas dos emigrantes portugueses em Angola subiram 66,7% em agosto, para 17,06 milhões de euros, contrariando a descida do valor global mundial, que caiu 3,5%, para 291,3 milhões de euros.

ri.portugalnews

ISQ traz a Portugal um dos maiores projetos de inovação tecnológica do Mundo

Desde agricultura ao Espaço, passando pela indústria e cidades sustentáveis, são várias as soluções que irão ser apresentadas pelo Grupo ISQ no Planetiers World Gathering (PWG), o maior evento internacional sobre inovação sustentável, que tem lugar no Altice Arena, em Lisboa, nos dias 22 e 23 de outubro.

Webinar Acordo de Livre Comércio União Europeia-Vietname

Em vigor desde 1 de agosto de 2020, o Acordo de Livre Comércio União Europeia-Vietname (EVFTA) representa uma mudança histórica nas relações UE-Vietname e coloca a UE um passo mais perto do estabelecimento de um acordo regional abrangente entre a UE e a ASEAN.

ri.publico

“Bazuca” europeia para pagar layoffs financiada a taxas de juro negativas

Primeiras emissões de dívida europeia para financiar o programa SURE registaram uma procura 13 vezes superior à oferta. A taxa de juro conseguida a 10 anos foi de -0,238%.

Governo é o mais pessimista da zona euro sobre efeito económico da crise

Governo projecta no OE um valor para o PIB de 2021 que é, entre os países na zona euro, o que fica mais distante dos níveis pré-crise. Um custo económico pesado num cenário em que o défice previsto até é um dos mais moderados da zona euro.