Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Governo flexibiliza acesso ao subsídio de desemprego
  2. Fundos podem acelerar transição para a sustentabilidade na economia
  3. Pandemia coloca mais de metade das PME europeias em risco de falência
  4. Défices da zona euro e UE batem recordes ao atingirem mais de 11% no 2.º trimestre
  5. Brexit: Reino Unido e Noruega aprovam acordo temporário de comércio livre
  6. Adidas vai vender a Reebok, 15 anos depois da compra
  7. Outros

1Governo flexibiliza acesso ao subsídio de desemprego

eco
Está prevista a redução do prazo de garantia exigido para ter acesso ao subsídio de desemprego no caso da perda do posto de trabalho ter acontecido durante o estado de emergência ou calamidade.

2Fundos podem acelerar transição para a sustentabilidade na economia

ri.jornalnegocios
O presidente da APFIPP acredita que a indústria de fundos pode ter influência “extraordinária” na adoção de critérios ESG.

3Pandemia coloca mais de metade das PME europeias em risco de falência

dinheirovivo
Mais de metade das pequenas e médias empresas europeias pode vir a enfrentar uma situação de falência no próximo ano, revela um estudo da McKinsey.

4Défices da zona euro e UE batem recordes ao atingirem mais de 11% no 2.º trimestre

ri.lusa
O défice público atingiu recordes de 11,6% na zona euro e 11,4% na União Europeia no segundo trimestre, sendo também o maior aumento trimestral da série e que atingiu todos os Estados-membros, dada a pandemia.

5Brexit: Reino Unido e Noruega aprovam acordo temporário de comércio livre

dinheirovivo
A Noruega e o Reino Unido chegaram a um acordo de comércio livre temporário para evitar os efeitos do “Brexit” nas suas relações comerciais a partir de 1 de janeiro de 2021, anunciou o Ministério do Comércio norueguês.

6Adidas vai vender a Reebok, 15 anos depois da compra

ri.jornalnegocios
A Adidas está a planear vender, até março de 2021, a Reebok, de acordo com a revista alemã Manager Magazin.

7Outros

dinheirovivo

Proibida circulação entre concelhos de 30 de outubro a 3 de novembro

Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira ficam com regras mais apertadas. Estabelecimentos encerram às 22 horas e ajuntamentos proibidos acima de cinco pessoas.

Governo reduz preço das portagens em algumas autoestradas a partir de 1 de janeiro

O Conselho de Ministros aprovou a resolução que reduz o preço das portagens em algumas autoestradas, com o objetivo de “promover a coesão territorial”. Em alguns troços será também alargado ao transporte de passageiros o desconto que até aqui era apenas aplicado ao transporte de mercadorias.

eco

Resultados da Tesla e dados do emprego animam Wall Street

As bolsas norte-americanas estão a negociar em alta ligeira perante os resultados positivos da Tesla e de outras empresas, e a queda nos pedidos de subsídio de desemprego nos EUA na última semana.

Programa de investimentos “positivo” mas com insuficiências

Natércia Cabral, presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, classificou o Programa Nacional de Investimentos como “positivo”, ressalvando que este contém algumas insuficiências e omissões.

Portugal atinge recorde com 3.270 novos casos de Covid-19. Morreram mais 16 pessoas

Novo recorde nos casos diários de Covid-19 em Portugal. A DGS detetou 3.270 novas infeções por Covid-19, registando ainda 16 novos óbitos provocados pela doença.

Inteligência artificial pode ajudar a formar para as profissões do futuro

A inteligência artificial tanto pode ameaçar empregos como ser parte da solução para a requalificação dos trabalhadores para as profissões do futuro, alerta o Fórum Económico Mundial.

Pandemia levou a queda na riqueza, mas já se vê regresso a níveis pré-crise

A pandemia teve um impacto na riqueza global no início do ano, mas com as medidas extraordinárias aplicadas pelos Governos o efeito acabou por ser amenizado.

Amazon estende teletrabalho até ao verão de 2021

Devido à progressão da pandemia nos EUA, a gigante do comércio eletrónico decidiu autorizar o trabalho remoto até junho de 2021, para as funções que assim o permitam.

ri.expresso

Consumo de energia em Portugal caiu 10% nos primeiros nove meses do ano

Dados de setembro mostram um abrandamento do impacto da pandemia no consumo de eletricidade, gás, gasolina e gasóleo, mas o balanço para o conjunto do ano ainda é negativo, sobretudo nos produtos petrolíferos

OCDE. Jovens portugueses dos mais interessados em saúde pública e pandemias

Os estudantes portugueses surgem em quinto lugar na preocupação com assuntos globais, só ultrapassados pelos alunos da Albânia, Grécia, Lituânia e Malta

Covid-19. Pandemia aumenta desemprego em 84% dos concelhos do país

Entre fevereiro, último mês livre dos impactos económicos da pandemia e do confinamento, e setembro, Portugal ganhou perto de 95 mil novos desempregados, um aumento de cerca de 30% que se distribui quase uniformemente pela totalidade do território nacional. Há 45 exceções, são concelhos onde o desemprego até baixou face a fevereiro. Assim se distribuía a crise no mapa nacional em setembro.

ri.jornalnegocios

Exames realizados a partir de 1 de janeiro fora do SNS isentos de taxa moderadora

Os exames complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos no âmbito da rede de prestação de cuidados de saúde primários e realizados fora do SNS vão ficar isentos de taxa moderadora. Medida custa 96 milhões, diz Marta Temido.

Famílias donas de negócios sofrem mais com a crise em Portugal

As famílias portuguesas que têm um negócio próprio atuam em setores mais vulneráveis à pandemia e também estão financeiramente mais dependentes.

ri.lusa

Dívida pública sobe na zona euro e UE por necessidades de financiamento dada a pandemia

A dívida pública aumentou para 95,1% do PIB na zona euro e 87,8% na União Europeia (UE) no segundo semestre, subida que o Eurostat justifica com necessidades de financiamento pelo impacto das medidas de combate à covid-19.

Brexit: Reino Unido aceita retomar negociações com a UE

O Reino Unido decidiu retomar as negociações para um acordo de comércio pós-‘Brexit’ com a União Europeia (UE) em Londres no final desta semana, dias depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ter declarado o fim do diálogo.

ri.noticiasaominuto

França ordena recolher obrigatório para 46 milhões de franceses

Primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou a medida esta quinta-feira. Recolher obrigatório, já em vigor em nove cidades, será alargado a partir de amanhã, ficando em vigor em 54 províncias francesas.

Mulheres são metade na banca mas paridade ainda não chegou às chefias

As mulheres atingiram os 50% do total da força de trabalho da banca em 2019, mas a paridade atingida no ano passado não se reflete nas chefias, onde ainda são 38,5%, segundo a Associação Portuguesa de Bancos (APB).

ri.observador

Covid-19. Alemanha regista mais de 11 mil infeções em 24 horas

A Alemanha contou 11.287 novas infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país desde o início da pandemia, indicaram dados oficiais publicados esta quinta-feira.

jornaleconomico

Portugal regista o terceiro maior rácio de dívida pública face ao PIB da União Europeia

Grécia e Itália são os países europeus que lideram o ranking do peso da dívida face ao PIB.

ri.portugalnews

Oportunidade de negócio em Espanha

A Business Factory Food (BFFood), aceleradora do setor alimentar da Galiza impulsionada pela Xunta de Galicia e dinamizada pelo Clúster Alimentario de Galicia (Clusaga), lança a sua terceira edição.

Apenas uma em oito empresas britânicas se diz pronta para o pós-Brexit

Alok Sharma, Business Secretary do Reino Unido, apela às empresas para intensificarem os preparativos, mas apenas uma em cada oito empresas se sente preparada para final do período de transição, acordado aquando da saída do Reino Unido União Europeia. Numa carta a 600 mil empresas do Reino Unido, diz que “não há tempo a perder” e que as empresas “devem agir agora” para garantir que os seus negócios estão preparados para o pós-Brexit.

A UE promove Reuniões Virtuais B2B em Economia Circular com o México

As reuniões B2B estão previstas para os dias 19 a 22 de outubro e 26 a 29 de outubro 2020 e serão organizadas com o apoio da Delegação da União Europeia no México usando uma plataforma dedicada “B2Match”. A participação é gratuita.

Participação de empresas portuguesas em programas da ECRM

Com mais de 25 anos de experiência no mercado norte-americano, a ECRM apresenta-se como uma plataforma para a promoção e estabelecimento de relações entre fornecedores e compradores para potenciar a concretização de negócio. A PortugalFoods encontra-se a organizar a participação de empresas agroalimentares nacionais em sete programas da ECRM com datas de realização distintas.

ri.sol

Itália com novo máximo diário de casos

País superou os 16 mil infetados num só dia.