Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal já oficializou pedido de empréstimo à Europa para apoiar emprego. Espera receber três mil milhões este ano
  2. Contratação colectiva beneficia empresas no acesso a apoios públicos
  3. Crédito a empresas em máximos desde junho de 2018 e a famílias desde novembro de 2015
  4. Economia chinesa deverá crescer 2,1% em 2020 e 8,4% em 2021
  5. Centros comerciais investem mais de 700 mil euros para compras seguras no Natal
  6. Máscara obrigatória na rua a partir de amanhã. Quem fica dispensado e porquê?
  7. Outros

1Portugal já oficializou pedido de empréstimo à Europa para apoiar emprego. Espera receber três mil milhões este ano

eco
Ministro das Finanças anunciou que assinou na segunda-feira o contrato que oficializa o pedido de empréstimo no quadro do instrumento SURE.

2Contratação colectiva beneficia empresas no acesso a apoios públicos

ri.publico
Existência de convenções colectivas actualizadas terá uma ponderação positiva no acesso das empresas a subsídios do Estado, financiamento comunitário e na contratação pública.

3Crédito a empresas em máximos desde junho de 2018 e a famílias desde novembro de 2015

ri.lusa
Os totais de empréstimos a empresas e famílias atingiram no final de setembro 72.165 e 119.831 milhões de euros, respetivamente, os valores mais altos desde junho de 2018 e novembro de 2015, divulgou hoje o Banco de Portugal.

4Economia chinesa deverá crescer 2,1% em 2020 e 8,4% em 2021

jornaleconomico
Analistas apontam para uma subida de 2,1% o que fará com que a segunda maior economia mundial seja a única a crescer este ano, mas ao ritmo mais lento dos últimos 44 anos.

5Centros comerciais investem mais de 700 mil euros para compras seguras no Natal

dinheirovivo
Campanha apela aos consumidores a antecipação das compras de Natal para se evitar aglomerações nos shoppings.

6Máscara obrigatória na rua a partir de amanhã. Quem fica dispensado e porquê?

ri.jornalnegocios
A lei que impõe o uso de máscara nos espaços públicos ao ar livre já foi publicada em Diário da República e entra esta quarta-feira em vigor. Perguntas e respostas sobre como vai ser aplicada a nova obrigatoriedade e quais as coimas em caso de incumprimento.

7Outros

dinheirovivo

Estudo: 62% dos portugueses prefere trabalhar em casa

Mais de 60% dos portugueses prefere trabalhar em regime de teletrabalho, de preferência em mais de metade do tempo de trabalho, segundo o ‘Observatório de Tendências- Grupo Ageas Portugal e Eurogroup Consulting’.

eco

Portugueses guardaram mil euros nos cofres da Revolut em ano de pandemia

Nos primeiros dez meses do ano, mais de 25 mil portugueses transferiram cerca de 12 milhões de euros para os cofres da Revolut.

Portugueses esperam transformações positivas no pós-pandemia

Os portugueses estão moderadamente otimistas e esperam que o impacto da pandemia, na proteção da saúde ou na sustentabilidade, se transformem em mudanças positivas no futuro, revela estudo.

Morreram mais 28 pessoas com Covid-19. Há 3.299 novos casos

Nas últimas 24 horas foram identificados 3.299 novos casos de coronavírus em Portugal. O número total de pessoas recuperadas sobe para 72.344.

Fronteiras terrestres com Espanha mantêm-se abertas no fim-de-semana

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira passada uma resolução que determina a proibição de circulação entre diferentes concelhos do território para evitar propagação da covid-19.

Imunidade adquirida por quem contraiu Covid-19 “diminui muito rapidamente”, diz estudo

Segundo o estudo, as pessoas assintomáticas “têm a probabilidade de perder os seus anticorpos detetáveis mais rapidamente” do que aquelas com sintomas.

Faturas com QR Code novamente adiadas. Já só em janeiro de 2022

Impressão do código QR nas faturas, para comunicação ao Fisco sem número de contribuinte, e no momento da compra, através do telemóvel, foi adiada para janeiro de 2022.

ri.expresso

Pensar diferente para vencer a crise

Projetos Expresso. Cibersegurança, transformação digital e resiliência são os temas no topo das agendas dos gestores nacionais e internacionais. O Think Summit 2020, organizado pela IBM Portugal com o apoio do Expresso, quer pôr as empresas a pensar ‘fora da caixa’. Assista online no dia 4 de novembro

ri.jornalnegocios

Eletricidade pode superar petróleo e ser a primeira fonte de energia em 2040

Hoje em dia, a eletricidade cobre 20% das necessidades energéticas a nível mundial, uma percentagem que pode ascender aos 31% em 2040.

Governo alemão prevê 20 mil infeções diárias até final da semana

A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, 11.409 novos casos de covid-19, mas, de acordo com o ministro da Economia, Peter Altmaier, 20.000 novos contágios diários são esperados até ao final desta semana.

ri.lusa

OE2020: Défice piora em 7.767 ME até setembro devido à pandemia

O défice das contas públicas agravou-se em 7.767 milhões de euros até setembro face ao período homólogo, totalizando 5.179 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.

Critérios de concessão de crédito a empresas e particulares mais restritivos no 3.º trimestre

Os critérios de concessão de crédito a empresas e particulares tornaram-se “ligeiramente mais restritivos” no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, devido aos riscos associados à situação económica, informou hoje o Banco de Portugal (BdP).

OE2020: Finanças dizem que investimento no SNS mais do que duplicou até setembro para 187 ME

O investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentou 119% até setembro, em termos homólogos, atingindo 187 milhões de euros e ultrapassando a execução completa do ano 2019, em que somou 156 milhões, divulgou hoje o Ministério das Finanças.

ri.observador

Quase 230 mil toneladas de plástico deitadas fora anualmente no Mediterrâneo

Cerca de 230 mil toneladas de plástico são deitadas fora anualmente no mar Mediterrâneo, estima um novo estudo, que alerta para o risco da duplicação dos números em 2040.

jornaleconomico

Bélgica é o país da Europa com mais casos por 100 mil habitantes

A Bélgica tornou-se esta terça-feira o país da Europa com maior número de contaminações de coronavírus por 100 mil habitantes, 1.390, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa).

Wall Street abre mista com Nasdaq em alta

Destaque para as reações positivas às contas da Harley-Davidson, Nxp Semiconductors, AMD, Merck & Co e JetBlue. A Xilinx também segue animada. No plano macroeconómico foi revelado que as encomendas de Bens Duradouros nos EUA apresentaram um bom registo em setembro.

Marca norte-americana de vestuário American Eagle entra em Portugal

Enquanto algumas marcas do lado de lá do Atlântico desistem do mercado europeu – como é o exemplo mais recente da Gap – a marca de vestiário para jovens está a preparar a entrada em Portugal, mas com epicentro em Espanha.

ri.portugalnews

Portugal Site Selection vence o melhor projeto de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial

O júri nacional do concurso European Enterprise Promotion Awards 2020 – EEPA 2020 distinguiu ontem o Portugal Site Selection com o 1º Prémio na categoria Desenvolvimento do Ambiente Empresarial.

Conferência AICEP. 2020 – “Exportações & Investimento”

A AICEP realiza, no dia 5 de novembro, pelas 15 horas, a 2ª Sessão da sua Conferência Anual “Exportações & Investimento”, com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, em Lisboa.

40 por cento das empresas portuguesas mostram resiliência financeira elevada ou média-alta

Cerca de 40 por cento das empresas portuguesas têm um nível de resiliência financeira elevado ou médio-alto, facto que lhes permite enfrentar a crise económica motivada pela pandemia COVID-19 de forma mais robusta do que as restantes empresas, independentemente da severidade do impacto sentido no setor em que operam.

COVID-19: Medidas de Apoio às Empresas

A AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, participa no esforço coletivo exigido a todos perante as circunstâncias extraordinárias que o país vive, continuando a garantir a atividade diária de acompanhamento das empresas. Nesse sentido, estão a ser tomadas medidas de apoio e esclarecimento às empresas portuguesas afetadas pelos impactos do COVID-19.

ri.sol

Reino Unido regista número mais alto de mortes diárias por covid-19 desde maio

País reportou mais do triplo dos óbitos diários em comparação com o balanço anterior.