Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Menor recurso ao lay-off engorda salários para os 1.266 euros
  2. Desemprego em Portugal deve subir para 8% em 2020, prevê a Comissão Europeia
  3. UE/Previsões: Metade dos países só recupera totalmente da pandemia em 2023
  4. Bruxelas agrava queda do PIB espanhol para 12,4% em 2020
  5. UE/Previsões: Queda do PIB alemão em 2020 melhor que previsto apesar de “recessão histórica”
  6. Atenção Gap e Zara: evitem produtos feitos em regime de trabalho forçado na China — pede legislador britânico
  7. Outros

1Menor recurso ao lay-off engorda salários para os 1.266 euros

eco
Com menos empresas em lay-off e, portanto, menos trabalhadores com cortes salariais, a remuneração média dos portugueses subiu 3,6%, no terceiro trimestre.

2Desemprego em Portugal deve subir para 8% em 2020, prevê a Comissão Europeia

jornaleconomico
Bruxelas explicou nas económicas do outono que “ao beneficiar da recuperação económica projetada e mais medidas de apoio, a taxa de desemprego deverá gradualmente caminhar para perto do nível pré-pandemia”, projetando descidas em 2021 e 2022.

3UE/Previsões: Metade dos países só recupera totalmente da pandemia em 2023

dinheirovivo
Quase metade dos Estados-membros da União Europeia (UE) não vai conseguir recuperar totalmente a economia dos efeitos da covid-19 até final de 2022, sendo que países dependentes do turismo, como Portugal, devem demorar mais, estima a Comissão Europeia.

4Bruxelas agrava queda do PIB espanhol para 12,4% em 2020

ri.lusa
A Comissão Europeia está mais pessimista do que há quatro meses sobre a evolução da economia espanhola, prevendo uma contração do PIB de 12,4% em 2020, a maior de um Estado-membro da União Europeia.

5UE/Previsões: Queda do PIB alemão em 2020 melhor que previsto apesar de “recessão histórica”

ri.lusa
A Comissão Europeia melhorou hoje a previsão da contração da economia alemã, devendo o país registar este ano, ainda assim, uma “recessão histórica” de 5,6%, recuperando em 2021 e 2022, segundo as previsões de outono, hoje divulgadas em Bruxelas.

6Atenção Gap e Zara: evitem produtos feitos em regime de trabalho forçado na China — pede legislador britânico

ri.publico
Em causa está o algodão produzido na China, sendo que mais de 80% deste vem de Xinjiang, onde, segundo a ONU, estarão retidos em campos mais de um milhão de uigures.

7Outros

dinheirovivo

Covid-19: Suécia ultrapassa os 6.000 mortos, primeiro-ministro confinado

A Suécia, adepta de uma estratégia menos rígida face à pandemia do novo coronavírus, ultrapassou hoje a barreira das 6.000 mortes atribuídas à covid-19 e regista recordes de novos casos.

Portugueses passaram 29,1 mil milhões de minutos ao telemóvel em 2019

O volume de negócios do setor das comunicações aumentou 3,4% no ano passado, para um total de 6,6 mil milhões de euros, revelam os dados do INE. O número de chamadas telefónicas e acesso à internet continua a aumentar.

China proíbe entrada a estrangeiros que cheguem do Reino Unido, Bélgica e companhia

A China suspendeu hoje a entrada no território de titulares de passaporte estrangeiro que cheguem a partir do Reino Unido, face ao rápido aumento de casos de covid-19 no país europeu. Mas fez o mesmo com outros países como a Bélgica e alguns países asiáticos.

A China suspendeu hoje a entrada no território de titulares de passaporte estrangeiro que cheguem a partir do Reino Unido, face ao rápido aumento de casos de covid-19 no país europeu. Mas fez o mesmo com outros países como a Bélgica e alguns países asiáticos.

O Facebook lançou hoje um programa de literacia digital para jovens, pais e educadores portugueses denominado “Get Digital”, o qual é gratuito e oferece recursos educativos, anunciou a rede digital.

eco

Wall Street sobe 2% à espera de equilíbrio de poder em Washington

Investidores acreditam que resultados das eleições vão manter o equilíbrio do poder entre o Senado e o Congresso, o que deverá travar grandes mudanças legislativas com vitória de Biden.

Marcelo propõe ao Parlamento estado de emergência “limitado” entre 9 e 23 de novembro

O Presidente da República já submeteu ao Parlamento a proposta para decretar o estado de emergência “limitado” durante 15 dias em Portugal.

Há 4.410 novos casos de Covid-19. Morreram mais 46 pessoas

Nas últimas 24 horas foram identificados 4.410 novos casos de coronavírus em Portugal. O número total de pessoas recuperadas sobe para 91.453.

ri.expresso

Covid-19. Governo britânico prolonga regime de ‘layoff’ até fim de março

O anúncio vem na altura em que se inicia um segundo confinamento nacional em Inglaterra, que vai fechar todo o comércio não essencial e atividades como ginásios e cabeleireiros

ri.jornalnegocios

Trabalhadores em isolamento ou doentes crónicos podem ser requisitados para ajudar SNS

O decreto presidencial que declara o Estado de Emergência prevê a possibilidade de requisição de trabalhadores, restrições à circulação ou a imposição da realização de testes e medição de temperatura. Veja aqui as várias medidas que o Governo fica autorizado a tomar.

Trabalhadores estão a ganhar poder de compra… se conseguirem segurar o emprego

O crescimento das remunerações brutas está a acelerar em plena crise sanitária, revelam os dados do INE. No terceiro trimestre, os salários brutos declarados à Segurança Social aumentaram 3,6%. O problema é que há muita gente, sobretudo com salários mais baixos, a perder o emprego, o que faz aumentar a remuneração média.

Costa admite mais pessoas por loja até ao Natal

O primeiro-ministro deixa em aberto a possibilidade de aumentar o rácio de cinco clientes por 100 metros quadrados.

ri.lusa

OE2021: País deve estar preparado para o momento de recuperação da pandemia

O Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, disse hoje que o país tem de estar preparado para o momento da recuperação da pandemia, sustentando que o Orçamento deve olhar para o futuro próximo, o que o OE2021 consegue.

OE2021: Governo continuará a apoiar empresas e famílias enquanto pandemia durar

O ministro de Finanças considerou hoje que o Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) é o exercício orçamental mais difícil e exigente dos últimos anos, assegurando que o Governo continuará a apoiar empresas e famílias enquanto durar a pandemia.

PIB de França recua 9,4% este ano e retoma crescimento em 2021 – Bruxelas

A economia francesa deverá contrair-se 9,4% este ano, devendo crescer 5,8% em 2021, prevê a Comissão Europeia, melhorando a estimativa para 2020 avançada no verão (-10,6%).

PIB britânico cai mais que esperado e afunda 10,3% este ano – Bruxelas

A Comissão Europeia piorou hoje as estimativas sobre a economia do Reino Unido, passando a prever que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico caia 10,3% este ano devido à covid-19, tendência contrária à da Europa, onde existem melhorias.

UE/Previsões: Economia italiana com menor queda que esperado mas ainda cai 9,9% este ano

A Comissão Europeia prevê uma recessão menos acentuada em Itália este ano do que anteriormente previa, mas ainda projeta uma queda de 9,9% do Produto Interno Bruto (PIB), esperando que o país só recupere totalmente depois de 2022.

jornaleconomico

Nobel da Economia diz que EUA precisam de estímulo “muito, muito grande” para manter economia “à tona”

Paul Krugman defende que os EUA estão a atravessar uma “fase de alívio do desastre”, mas que muitas mais pessoas e empresas vão perder rendimentos.

ri.portugalnews

Contribuição de Portugal para a revisão da política comercial

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a AICEP, organiza um evento online sobre a revisão da política comercial da União Europeia, no dia 9 de novembro, das 14h00 às 15h30, através da plataforma Zoom.

Portugal Exportador 2020

A 15ª edição do Portugal Exportador, único evento exclusivamente dedicado à exportação, realiza-se no dia 18 de novembro de 2020, em formato híbrico: presencial, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, e digital, através da app FIL – Smart Events. A AICEP é parceira deste que é um dos maiores eventos dedicados à exportação em Portugal.

“Esta pandemia vem realçar a necessidade de investir em I&D”

Filipa Fonseca, estagiária do INOV Contacto – C24, entrevistou Luís Apolónia, estagiário do INOV Contacto – C6.

Nova plataforma de gestão de comunicação com clientes

A Contisystems lança uma nova plataforma de gestão de comunicação com clientes, no dia 6 de novembro, às 17h30.