Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Criação de novas empresas cai no litoral mas dispara no interior
  2. Volume de negócios na indústria recua 1,8% em setembro
  3. Covid-19: Portugal é dos países que poderá ter maior “destruição económica” – Moody’s
  4. Devoluções na BlackFriday 2020 podem ascender aos 27 milhões de euros
  5. Índice que mede bem-estar em Portugal mais que duplicou entre 2004 e 2019
  6. E a palavra do ano é… confinamento
  7. Outros

1Criação de novas empresas cai no litoral mas dispara no interior

ri.jornalnegocios
Os maiores aumentos na criação de empresas deram-se nos distritos de Bragança (32%), Évora (24%) e Beja (18%).

2Volume de negócios na indústria recua 1,8% em setembro

dinheirovivo
O volume de negócios na indústria recuou 1,8% em setembro em termos homólogos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

3Covid-19: Portugal é dos países que poderá ter maior “destruição económica” – Moody’s

ri.lusa
A agência de ‘rating’ Moody’s sinalizou hoje Portugal como um dos países onde poderá haver uma “destruição económica maior”, devido à prevalência de pequenas e médias empresas (PME) na sua economia.

4Devoluções na BlackFriday 2020 podem ascender aos 27 milhões de euros

ri.jornalnegocios
A sexta-feira com mais descontos do ano está a chegar e, devido à antecipação das compras natalícias, espera-se este ano que as devoluções ascendam aos 27 milhões de euros.

5Índice que mede bem-estar em Portugal mais que duplicou entre 2004 e 2019

ri.jornalnegocios
O domínio do balanço vida-trabalho é aquele pertencente à perspetiva da qualidade de vida que menos cresce desde 2014.

6E a palavra do ano é… confinamento

ri.sol
Na lista constam várias palavras relacionadas com a pandemia de covid-19, entre outras. Saiba quais

7Outros

dinheirovivo

Grandes empresas conhecem esta terça-feira balanço para corrigir desigualdades salariais

Governo mantém opção de não tornar públicas as diferenças remuneratórias nas grandes empresas. Em Portugal, mulheres ganham menos 14,4% que os homens.

Pandemia. “Digital” e “remoto” são as novas palavras de ordem nas empresas

João Moreira, CEO da Abaco, diz que “é essencial que as empresas se prepararem para serem digitais” em todas as áreas, desde as vendas ao recrutamento.

eco

Comissão Europeia fecha compra de vacinas da Pfizer “nos próximos dias”

A Comissão Europeia quer assegurar o acesso a seis potencias vacinas para a Covid-19 para distribuir na UE e vai “nos próximos dias” assinar um contrato de aquisição com a BioNTech e Pfizer.

Covid-19 já fez mais de 3.000 mortes em Portugal. Há mais 3.817 infetados em 24 horas

Nas últimas 24 horas, foram identificados 3.817 novos casos de Covid-19 em Portugal. O número total de pessoas infetadas sobe para 187.237.

ri.expresso

Mesmo com a pandemia, novos projetos de energia renovável a nível global vão atingir recorde em 2020

O relatório “Renewables 2020”, da Agência Internacional de Energia, indica que este ano 90% da nova capacidade de produção de eletricidade pelo mundo fora será renovável. E que até 2025 o planeta terá mais potência eólica e solar do que a carvão

Covid-19. Qualidade do ar aumentou no confinamento devido à redução do tráfego

Os dados tiveram em conta uma comparação entre os valores detetados entre 20 de fevereiro, 25 dias antes da declaração do estado de emergência (a 16 de março), e 09 de abril, durante o confinamento

ri.lusa

Covid-19: Apoios extraordinários já abrangeram 2,23 milhões de pessoas – ministra

Os apoios extraordinários criados desde março no âmbito da pandemia de covid-19 abrangeram até agora 2,23 milhões de pessoas e custaram 2.140 milhões de euros, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no parlamento.

Comissão Europeia acusa Amazon de abuso de posição dominante na UE

A Comissão Europeia acusou hoje a gigante norte-americana Amazon de abuso de posição dominante na União Europeia (UE) ao alegadamente ter prejudicado a concorrência dos mercados retalhistas ‘online’ e anunciou uma nova investigação à tecnológica.

Instituto do Porto cria aplicação para ajudar portugueses a poupar energia

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto, desenvolveram uma aplicação móvel para ajudar os portugueses a alterar hábitos de consumo e poupar energia, foi hoje anunciado.

Desemprego na OCDE cai pelo 4.º mês consecutivo em setembro

A taxa de desemprego no conjunto da OCDE caiu, pelo quarto mês consecutivo, em setembro, para 7,3% da população ativa, menos uma décima que em agosto, principalmente devido a quedas nos Estados Unidos, Canadá, México e Colômbia, foi anunciado.

Moeda chinesa atinge valor mais alto em mais de dois anos face ao dólar

A cotação oficial da moeda chinesa, em relação ao dólar norte-americano, atingiu hoje o seu ponto mais alto nos últimos 28 meses, face à vitória eleitoral de Joe Biden e à rápida recuperação da economia chinesa.

Covid-19: Museus mudam horários ou encerram ao fim-de-semana até 23 de novembro

Alguns museus de Lisboa e do Porto anunciaram hoje que decidiram reduzir o horário ou encerrar totalmente, nos fins de semana, em resposta às novas regras de confinamento em vigor até 23 de novembro para combater a pandemia covid-19.

ri.observador

Desemprego em França sobe quase dois pontos para 9% no 3.º trimestre

França registou um aumento da taxa de desemprego de mais 1,9 pontos percentuais no terceiro trimestre, situando-se agora nos 9%. Em termos homólogos, o desemprego foi seis décimas mais elevado.

jornaleconomico

Comércio teme “grande golpe” e falência de milhares de empresas

Em comunicado, a UACS refere que “o recolher obrigatório em substituição do encerramento das lojas trata-se de uma ilusão aos empresários. De portas abertas e sem clientes disponíveis para visitar os estabelecimentos podemos mesmo dizer que se trata de um encerramento de porta aberta”.

Itália impõe restrições em mais cinco regiões

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, implementou um plano semelhante ao britânico, impondo restrições nas regiões mais afetadas. Ainda assim, Itália parece querer evitar um novo confinamento com o prejuízo de repetir um encerramento total da economia.

Adidas volta a registar números negativos no terceiro trimestre

A Adidas faturou 5,9 mil milhões de euros no terceiro trimestre, rentabilizando 577 milhões de euros, menos 10,8% comparativamente ao período homólogo do ano passado. Apesar de negativos, os números demonstram que a empresa alemã está no caminho da recuperação, ainda que muito abaixo dos números registados em 2019.

ri.portugalnews

Conferência AICEP. 2020 – “Exportações & Investimento”

A AICEP realiza, no dia 20 de novembro, pelas 15 horas, a 3ª Sessão da sua Conferência Anual “Exportações & Investimento”, com transmissão em live streaming a partir do auditório da AICEP, em Lisboa.

Portugal Exportador 2020: Workshops

O Portugal Exportador 2020, que decorre no dia 18 de novembro, conta com a realização de diversos workshops, onde a AICEP tem um papel ativo.

Tendências & Oportunidades: Empresas e economia circular na Bélgica

Segundo um inquérito levado a cabo pela VITO – Centro de Investigação e Desenvolvimento para a Sustentabilidade, 98 por cento das empresas da Região Belga da Flandres experienciaram efeitos negativos nos últimos seis meses, devido à pandemia. No entanto, verifica-se também que duas em cada três empresas com um modelo de negócio circular não sofreram com a falta de matérias-primas e conseguiram manter as suas linhas de abastecimento local.

ri.publico

Equipa de Joe Biden admite recorrer aos tribunais para haver transição de poder

Em causa está o bloqueio por parte de agência federal que ainda não reconheceu o democrata como Presidente eleito dos Estados Unidos. Campanha de Biden mantém outras opções em aberto, mas não descarta hipótese de avançar para a Justiça.

Da roupa interior aos tapetes com símbolos hindus: Amazon retira tudo com medo de represálias da Índia

A Amazon.com Inc. avançou, nesta terça-feira, que retirou uma extensa lista de produtos, que vão da roupa interior a tapetes de rua, com símbolos sagrados hindus. A decisão foi tomada depois de inúmeras reacções nas redes sociais indianas, condenando a empresa de venda online.