Início Notícias Moda

Ricardo Preto assume o comando criativo da Amorim Luxury

O designer de moda é o novo diretor criativo da Amorim Luxury, detentora das marcas Fashion Clinic e JNcQUOI. Com vasta experiência aquém e além-fronteiras, Ricardo Preto transita da Rustan’s, department store nas Filipinas, para o grupo liderado por Paula Amorim.

[©ModaLisboa]

O novo desafio colocará em suspenso a marca própria de Ricardo Preto, que será, a partir de agora, responsável pela implementação do conceito “food meets fashion meets hospitality”, tendo em vista o crescimento e internacionalização do grupo.

Ricardo Preto terá ainda, como principais funções, o desenvolvimento das marcas próprias do grupo Amorim – JNcQUOI Comporta, JNcQUOI House, JNcQUOI Maison e Paula –, para além da definição da identidade visual do grupo, o posicionamento das marcas representadas pelo grupo em Portugal, entre as quais se encontram a Balenciaga, Balmain, Fendi, Gucci e Prada, a conceção criativa e os contactos com novas marcas.

«Esta é, sem dúvida, uma aposta de peso para a Amorim Luxury, tendo em vista o crescimento e a internacionalização do grupo nas diferentes áreas onde atuamos. O regresso do Ricardo Preto a Portugal, um profissional de renome internacional que dispensa apresentações, virá enriquecer o nosso negócio com a aplicação das melhores práticas que adquiriu ao longo da sua carreira, principalmente através da experiência nos últimos anos no mercado de luxo internacional» afirma Miguel Guedes de Sousa, CEO da Amorim Luxury.

[©ModaLisboa]
Já Ricardo Preto considera que «este é um projeto disruptivo em Portugal, com um conceito inovador e uma oferta de excelência, no qual acredito bastante. A Amorim Luxury tem um potencial enorme de crescimento e não teria, certamente, regressado a Portugal caso não fosse para abraçar um desafio com esta dimensão».

Formado em arquitetura pela Universidade Lusíada, em Lisboa, e após frequentar um curso de corte e costura com a mestre Maria Emília Sobreira e um workshop de handbags na St. Martins School of Arts, em Londres, Ricardo Preto decidiu seguir a área da moda. Começou por desenhar uma coleção para a Amarras e criar malas para a marca espanhola Perteguaz, assim como chapéus e acessórios para os designers Dino Alves e Osvaldo Martins. Em março de 2006 integrou o calendário da ModaLisboa, onde, desde então, apresenta sazonalmente as suas coleções. Em 2016, ingressou no mercado asiático, desenhando as coleções Ricardo Preto exclusively for Rustan’s e U by Ricardo Preto for Rustan’s, bem como acessórios para ambas as linhas. Em 2018 assumiu a direção criativa da Rustan’s Commercial Corporation, tendo sido responsável pela interpretação da visão artística da Rustan’s.