Início Arquivo

Sapatos, carteiras e acessórios para o Outono de 2006

Estolas de pele luxuosas, alças e pulseiras de correntes e pregadeiras brilhantes pertencem ao passado. Para o próximo Outono, os conjuntos, dos pés à cabeça, transmitem calma. Os acessórios são extremamente importantes: Marc Jobs trabalha com grandes cachecóis de lã, Balenciaga protege as cabeças das mulheres com capacetes de cavaleiro e Bottega Veneta realça as cinturas com cintos forrados. O look pretendido já não é kitsch, mas sim uma harmonia de cores, de nobreza e elegância. O vestuário em si também se tornou mais “calmo”, mais “adulto” deixando aos acessórios o complemento de luxo e riqueza.

As mulheres não podem deixar de se ornamentar com acessórios, mas devem fazê-lo de uma forma elegante. Os designers decidiram então adornar o Outono de forma “controlada” priveligiando sapatos e carteiras. Naturalmente a decoração também foi reduzida, os amuletos desapareceram, assim como os bordados folclóricos e os tecidos sumptuosos. Contudo, os criativos descobriram um outro instrumento para transformar as carteiras e sapatos em verdadeiros itens obrigatórios: a forma. Os sapatos com plataforma e de cunha são os mais adorados, acompanhando quase todos os modelos na passerelle. No Outono quase não vai haver desculpas para não comprar estes sapatos ou botas.

A forma também impera nas carteiras, mais do que os aspectos decorativos. Modelos grandes, modelos pequenos, volumosos, circulares ou de ângulos rectos. A unanimidade parece estar no tamanho, isto, em dimensões bem grandes. Nas carteiras, os designers “jogam” todas as suas cartadas. Utilizam os materiais mais nobres, cores suaves, fechos e metais refinados para que a utilizadora transporte algo de especial nas suas mãos.