Início Arquivo

Scanner cria jeans personalizados

Agora, graças à Bodymetrics, existe um sistema que cria um mapa do corpo e que na teoria permite aos designers criar peças de vestuário que se adaptam na perfeição a cada utilizador. Suran Goonatilake, criador desta tecnologia, afirma que a máquina calcula as medidas perfeitas ao digitalizar o corpo e estudando como a luz se reflecte neste. «Basicamente o que acontece é que o cliente entra dentro do scanner que faz incidir sobre ele uma luz. A partir daí a máquina gera uma quantidade de informação que utiliza para calcular as medidas exactas da pessoa: cintura, ancas, comprimento das pernas, etc.», explica o inventor.

Os resultados da primeira pesquisa nacional de tamanhos do Reino Unido (a primeira intervenção para descobrir a forma e medidas dos britânicos) publicados em Setembro mostraram que a medida média do abdómen das mulheres aumentou até 16,5 cm em pouco mais de 50 anos. Os retalhistas não acompanharam estas mudanças nos seus artigos e a discrepância entre as ofertas torna a tarefa de encontrar os jeans perfeitos muito difícil.

O designer britânico Tristan Webber apresentou uma nova gama de denim, Digital Coutures, conjuntamente com a Bodymetrics. São tão feitos à medida do corpo do utilizador que até têm o seu nome e data de digitalização na etiqueta. Webber disse à CNN, «eu utilizo muitos dos programas de computador disponíveis no design das várias peças do artigo, mas especificamente e mais recentemente, comecei a investigar novas formas de registar o corpo e de transferir as medidas digitais para o vestuário». A modelo britânica Jodie Kidd disse ser fã do sistema, «a tecnologia está muito desenvolvida e é extremamente fácil. Basta entrar nesta caixa de medidas e o corpo é completamente digitalizado dando-nos todas as medidas. Vai revolucionar tudo».

A empresa britânica de lingerie Figleaves desenvolveu o seu próprio sistema inteligente de medidas para sutiãs. O “T-Bra” é um novo aparelho de medição do busto combinado com copas especialmente elaboradas que permite às mulheres na sua própria casa descobrir como deve ser o sutiã indicada para cada uma delas. Depois, é só inserir as medidas no site da Internet e aparecerá no ecrã uma série de sutiãs que melhor se adequam às suas características. Actualmente, cerca de 70 a 90 por cento das mulheres usam o tamanho errado de sutiã. O inventor deste sistema, Daniel Nabarro, afirmou queeste estará disponívelno mercado do Reino Unidono próximo ano.