Início Notícias Gerais

Seguros de crédito cobriram €229 milhões em exportações

O número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47% relativamente ao período homólogo de 2019, na sequência da pandemia de Covid-19.

As linhas de seguros de crédito com garantias do Estado atingiram os 50 milhões de euros no período compreendido entre março e maio, tendo cobrido 229 milhões de euros em exportações.

Um valor que representa cerca de 7% das exportações portuguesas de bens e serviços para mercados fora da União Europeia.

«Durante esses três meses, o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47% relativamente ao mesmo período de 2019, em consequência da redução dos níveis de cobertura por parte das companhias de seguros de créditos comerciais, decorrente do aumento de risco causado pela pandemia do Covid-19 e da subsequente crise económica», adianta a COSEC, em comunicado citado pelo ECO.

O prazo médio de decisão reduziu-se em cerca de 40%, para 5,8 dias úteis, desde a entrada da candidatura, em coberturas até um milhão de euros, que é o limite máximo de competência de decisão atribuída à COSEC nesta linha.

«Esta melhoria significativa do serviço prestado às empresas só foi alcançada devido ao investimento feito pela COSEC no processo de digitalização dos Seguros de Créditos com Garantia do Estado (SCGE), iniciado em setembro de 2018 e para o qual continuamos a desenvolver melhorias permanentes», sublinha Maria Celeste Hagatong, presidente do conselho de administração da COSEC.