Início Arquivo

Seminário apresentou lanifícios com redes comerciais

Na passada semana (quinta e a sexta-feira), a Rede para o Desenvolvimento Económico e Social do Concelho da Covilhã (READAPT) em colaboração com a Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios (ANIL) e com a Câmara da Covilhã, apresentou um seminário subordinado ao tema “O Desenvolvimento Económico e Social do Concelho da Covilhã – Cooperar para Competir”. Este Seminário teve como objectivo dar a conhecer experiências de sucesso de cooperação empresarial a nível regional e sectorial, apresentar e avaliar a abordagem e as acções desenvolvidas pelo projecto READAPT, bem como dar a conhecer os seus sub-projectos.

A ANIL apresentou os projectos que tem a decorrer no âmbito do programa comunitário EQUAL, entre os quais se destaca a iniciativa de «promoção da cooperação entre os empresários da região para criar redes comerciais», explicou o presidente José Robalo. No seminário foram apresentados os projectos espanhóis «Soberbia», que envolveu várias empresas de vestuário espanholas no sentido de desenvolverem uma única marca, e o projecto da Fundação Forempleo de criação de empresas na região da estremadura espanhola. A ANIL está também a desenvolver projectos em conjunto com dois centros de formação profissional e a Universidade da Beira Interior.

O EQUAL é um programa comunitário para o período de programação dos Fundos Estruturais entre 2000 e 2006. É co-financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), que se ocupa das medidas de prevenção e de combate ao desemprego e de desenvolvimento de recursos humanos e promoção da igualdade de oportunidades para todos no acesso ao mercado de trabalho e na manutenção dos postos de trabalho. Visa, em particular, contribuir para acções que apoiem a Estratégia Europeia de Emprego e, em Portugal o Plano Nacional de Emprego através de projectos desenvolvidos no âmbito das seguintes áreas de intervenção As acções ao abrigo do programa EQUAL são implementadas por parcerias de desenvolvimento geográficas ou sectoriais, constituídas por projectos com diversos parceiros que trabalham horizontalmente. As parcerias de desenvolvimento cooperam com, pelo menos, um parceiro de outro estado-membro, geralmente uma outra parceria de desenvolvimento EQUAL.