Início Destaques

Showroom da Texworld triplica oferta

O certame dedicado ao sourcing, que teve a sua primeira edição em fevereiro, regressa no próximo mês de julho com uma versão maior, dividida por dois espaços expositivos na capital francesa e o triplo da oferta, com 7.500 amostras. Entre as 150 empresas inscritas está, com as suas propostas de vestuário, a portuguesa Valérius.

Texworld Evolution - Le Showroom (fevereiro 2021) [Messe Frankfurt France/Thomas Deron - Graphix Images]

O Texworld Evolution Paris – Le Showroom realiza-se de 5 a 9 de julho e, em vez de um, terá dois espaços de exposição: o Atelier Richelieu, onde decorreu a primeira edição, e uma nova localização na rue du Mail, n.º 5. «A visita começará nesta antiga fábrica têxtil convertida num showroom contemporâneo e vai terminar no Atelier Richelieu, que fica perto», explica, em comunicado, a Messe Frankfurt France, responsável pela organização.

Ambas as localizações terão expositores de tecidos, vestuário e acessórios, classificados por categorias de produto, havendo ainda um fórum de tendências patente na rue de Mail, pensado por Louis Gérin e Grégory Lamaud, diretores criativos da Texworld Evolution Paris. «O espaço será organizado à volta de quatro eixos principais que irão alimentar a envolvente criativa das coleções para o outono-inverno 2022/2023: resistência, primeiro que tudo, com a sua procissão de tons terra; elevação, que nos leva para o céu, o ar; osmose, uma tentativa de ficar mais perto da natureza; e, por último, prazer, representado com uma exposição de cores frescas e revigorantes», desvenda a organização. «O ser humano foi dormir, convencido que não era parte da solução. Acorda e, com ele, esta sede de descoberta», resume o manifesto do fórum de tendências.

«O sucesso do formato Showroom é inegável. Esta nova abordagem de sourcing imaginada pela Messe Frankfurt France vai mais uma vez permitir aos profissionais encontrarem-se, descobrirem novas abordagens criativas, descodificar tendências futuras, medir a qualidade da oferta de tecidos e vestuário acabado, trocar impressões com os produtores…», salienta o comunicado.

Valérius em destaque

A organização revela que estarão presentes cerca de 150 empresas de 15 países, que irão mostrar mais de 7.500 amostras de tecidos, vestuário e acessórios para as coleções de outono-inverno de 2022/2023, «três vezes mais do que a edição anterior», sublinha. Na primeira edição do Le Showroom, marcaram presença 75 expositores de 10 países, com um total de cerca de 2.500 amostras.

Texworld Evolution – Le Showroom (fevereiro 2021) [Messe Frankfurt France/Thomas Deron – Graphix Images]
Entre os expositores, a Messe Frankfurt France destaca a estreia das produtoras de malhas Dance Worldwide, de Taiwan, e a A Jin Corporation, da Coreia do Sul, assim como a produtora de sedas de alta qualidade Mandarin Enterprises International. Na área do vestuário, a organização realça a presença da produtora alemã Black Q e da portuguesa Valérius.

Tal como em fevereiro, as visitas podem ser feitas apenas por marcação, para assegurar um fluxo adequado de visitantes. Há ainda uma plataforma digital, desenvolvida pela Messe Frankfurt France em parceria com a Foursource, que os compradores poderão aceder.

Esta edição será ainda aproveitada para o lançamento de dois podcasts dedicados ao universo têxtil: o Trend Casting, para descodificar as tendências, e o Avantex Casting, que abordará as inovações disruptivas no sector.