Início Arquivo

SIMM é montra internacional

A 52ª edição daSemana Internacional da Moda de Madrid (SIMM), que terá lugar de 27 a 30 de Agosto, no Parque de Feiras Juan Carlos I, de Madrid, já conta com a confirmação de 808 empresas expositoras, que apresentarão as propostas em moda para a estação Primavera/Verão 2005.

A SIMM, como já é um hábito, vai ser uma ampla montra do sector ao nível internacional, onde os profissionais podem ser confrontados com todos os estilos divididos por sectores, nos salões que a integram: «Espacio Hombre», «Íntima-Moda-Banho», «Boutique», moda jovem de grande qualidade e design, «Espacio Cibeles», com o fórum de criadores, «La Galeria», com marcas de grande difusão para a mulher urbana e activa, «Imagenmoda», para marcas médias em moda feminina para sport, cidade e festa, «Cien X Cien», salão internacional de jeans, streetwear e sportswear; «Intermoda», salão internacional da moda pronta; «Complementos», «Equipamento Comercial», «Escolas de Design» e «Plataforma», dedicado aos jovens designers. Haverá também um novo espaço, «Natural», onde se reúne a moda clássica com tecidos naturais, algodões ou linhos, roupa para climas quentes e moda de Ibiza.

A moda portuguesa está de novo presente na SIMM, destacando-se as marcas de moda masculina Carlo Visconttti, D’assenta, Dielmar, Do Homem, Dunil, Enrico Silvanni, GFR Sport, Oxford, Pierlorenzo, Pietrinni, Soporcol e Vândoma. Esta edição conta ainda com a participação da moda feminina, destacando-se as marcas, Concreto, Diparra, Lamia, Maja, , , Nortada, Onara, Paula Borges, Susane e Tiagu’s. Outras marcas nacionais presentes são a Absolute Moda, Ana & Maria João, Atlanta Mocassin, Fidalgo Rodrigues, Lilás, North-Polar, Reis Pele e Sanmartin. As empresas Invicar, com as marcas 1964 Collection e Invicar, Grasil, com as marcas Grasil Huomo, Jacques Moret, Marco Venetto, Montini Huomo, Malhas Sonicarla, com as marcas Nerva e Feel Fine, e Manuela Bastos, com as marcas Cláudia Bastos, Manuela Bastos e MCB, também participam nesta edição da SIMM.

Para a marca de pronto-a-vestir feminino Paula Borges, a SIMM érendez-vousobrigatório, já que a empresa que privilegia os mercados do Sul. Com a qualidade e elegância que lhe são habituais, a sua colecção para a Primavera/Verão 2005 soube acrescentar os tons, as texturas, os desenhos e as formas próprios da época estival. «Trata-se de uma colecção para festejar o Verão, onde predominam as cores vivas e os materiais puros como a seda, o algodão e o linho», explica Paula Borges, administradora da empresa, ao Jornal Têxtil.

Naquela que é a sua segunda presença na feira de Madrid, a Diparra promete arrasar a capital espanhola com a sua nova linha Diparra Hand Made que «alia o corte tradicional da marca com uma personalização artesanal dos modelos – desenhos pintados à mão, aplicações de cristais Swarovski…», revela Simão Gibellino, responsável de marketing da marca. A Diparra vai também apresentar as suas novas tendências para as linhas Diparra Classic, Diparra Sportswear e Diparra Jeans. Esta edição da SIMM marca ainda a estreia da marca na passarela da Anivec.     

  

A ANIVEC/APIV em parceria com o ICEP, elaborou um projecto “Estratégia para o Mercado Global” para a internacionalização das marcas portuguesas. Nesta edição tem lugar a segunda participação no âmbito do referido projecto. A primeira edição contou apenas com as marcas da moda masculina, mas agora também a moda feminina contará com este apoio. Tal como na edição anterior, o projecto conta com a colaboração da ANJE para a organização dos dois desfiles de moda previstos a realizar no «Espacio Hombre». Neste espaço, as empresas partilharão a mesma área, mas dada a sua especificidade, as marcas de Senhora estarão distribuídas pelos diversos pavilhões, mas com uma imagem comum.

Na SIMM o destaque vai para a moda feminina, com marcas de ampla projecção nacional e internacional, destacando-se Les Copains, Cambio, Indies, Grupo Clemente Gómez Zamora mujer, Oilily, Agua de Sevilla, Gerry, Fiore, Sominemi, La Bella Lola, Torradas, Bleu Blanc Rouge, Brunella, Etincelle, 10 feet, Votre nom e Mariona gen, entre outras. O salão «Íntima-Moda-Banho» reunirá prestigiadas marcas como: Mostaza Baño, Rosa Ferrer , Sebrae, Roidal, Portoalegre, Brisa Brasilis e Cia Cuban.

As novas tendências terão reservado um espaço exclusivo, onde o visitante poderá aceder às últimas novidades em cores, tons, formas e materiais. Novamente, a SIMM é a encarregada de apresentar as novidades e propostas da nova época, tanto através das colecções das diversas marcas participantes, como da área de tendências e das diversas instalações com manequins distribuídas por diferentes espaços da feira. A tudo isso juntam-se as numerosas passagens de modelos que se sucederão no decurso da SIMM e que permitirão conhecer os diferentes pontos de vista da moda.

Sendo a segunda maior feira europeia do sector, mostra uma trajectória internacional ascendente, tanto no que se refere a empresas participantes, como a número de visitantes. Na edição de Fevereiro deste ano, contabilizaram-se 31.600 profissionais, dos quais 3.100 eram estrangeiros.

Dentro do âmbito da SIMM, terá lugar a 40ª edição da Pasarela Cibeles, onde se reunirão os designers espanhóis mais importantes do momento.

Coincidindo com a realização da SIMM, arrancará a 5ª edição de «Madrid Vive La Moda», um programa promovido pela IFEMA, que tem entre os seus objectivos fundamentais dar a conhecer aos cidadãos a importância de Madrid como centro internacional do negócio da moda através de uma série de actividades abertas ao público. A cidade acolherá várias actividades, entre as quais se destacam, por um lado, a exposição fotográfica «Vestidas para fazer história», que terá lugar no Círculo de Belas Artes, de 9 a 26 de Setembro, e que reúne uma centena de fotografias da agência EFE num percurso pelos últimos cem anos da história em Espanha através da mulher. Também irá decorrer a exposição intitulada «Papel na moda», que será exibida no Centro Cultural Casa de Vacas, no Parque do Bom Retiro, de 7 de Setembro a 2 de Outubro, que apresentará uma colecção de manequins com vestidos realizados em papel em tamanho natural.

http://