Início Notícias Retalho

Simone Rocha é a senhora que se segue na H&M

A designer irlandesa foi apresentada como a mais recente parceria da retalhista sueca H&M. A coleção-cápsula, que será lançada a 11 de março, irá incluir peças para homem, senhora e criança, sendo a primeira vez que Simone Rocha aplica a sua estética a vestuário para toda a família.

Simone Rocha [©H&M]

A coleção pretende ter peças para todas as ocasiões, criando quase um guarda-roupa completo. Vestidos de tule e peças mais formais para ocasiões especiais, juntamente com malhas, camisaria, gabardinas, t-shirts causais e até acessórios, incluindo bijutaria e calçado com pérolas fazem parte das propostas.

«Rocha é a primeira designer irlandesa a fazer uma colaboração destas com a H&M. Esta coleção, tal como todo o seu trabalho, celebra a sua herança pessoal interétnica e a miríade de inspirações que definiram o crescimento da sua marca, desde as tradições e técnicas artesanais de Hong Kong aos maiores da história da arte», aponta a H&M em comunicado.

As propostas incorporam diferentes silhuetas e influências que caracterizam o universo da designer, dando novas roupagens a peças icónicas e prestando homenagem às coleções que marcaram o seu percurso. O brilho da corte dos Tudor, florais ousados, fotografias e retratos, bonecas, tartan e aplicação de pérolas fazem parte do conceito, que pela primeira vez se estende a homem e criança.

«Estou muito entusiasmada por trabalhar com a H&M nesta coleção tão especial. É verdadeiramente uma celebração dos conceitos da minha marca e das influências que me moldaram», afirma Simone Rocha. «Enquanto designer e enquanto consumidora, tenho sido muito fã do conceito de colaboração da H&M. Margiela, Alber Elbaz, Comme des Garçons – é uma lista impressionante para se fazer parte», considera a designer irlandesa. A lista é já extensa, incluindo ainda nomes como Moschino, Erdem, Versace, Marni, Jimmy Choo, Sonia Rykiel, Lagarfeld, Stella McCartney, Viktor&Rolf, Roberto Cavalli, Matthew Williamson e Marimekko.

10 anos de Simone Rocha

A coleção Simone Rocha x H&M, que será lançada a 11 de março, também celebra uma década da marca da designer, que a retalhista sueca considera um grande feito para uma marca independente sediada em Londres.

[©H&M]
«Simone Rocha está na lista de desejos da H&M há algum tempo. Esta colaboração oferece, a um novo público, a possibilidade de ter uma peça muito especial de história do design. Todos nós, na H&M, temos estado muito inspirados por trabalhar com uma designer que passa tanto tempo a pensar na feminilidade contemporânea e na situação das mulheres e que está tão empenhada na excelência da produção e do design, desde o processo de desenvolver produções especiais a arriscar nas silhuetas, formas e decorações. Cada peça, nesta coleção, é única, especial e o resultado de anos de trabalho e de uma pesquisa meticulosa», sublinha Ann-Sofie Johansson, consultora criativa da H&M.

Com o anúncio desta nova colaboração, a retalhista sueca colocou online excertos de entrevistas com Simone Rocha e com personalidades que integram o seu universo criativo e que fazem parte da campanha da Simone Rocha x H&M, incluindo a ativista Adowa Aboah, a artista Kesewa Aboah, a manequim Tess McMillan e a atriz Daisy Edgar-Jones.

Simone Rocha nasceu em Dublin em 1986 e formou-se em moda no National College of Art and Design da capital irlandesa em 2008, tendo-se estreado na Semana de Moda de Londres em setembro de 2010. A designer é filha de pai chinês – o conceituado designer John Rocha – e de mãe irlandesa e herdou o Rocha português do avô paterno, residente em Macau.